Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

4 ferramentas para corretores de seguros modernos

O trabalho de corretagem de seguros existe há bastante tempo. Segundo registros, a função de intermediar a relação entre o segurado e a seguradora surgiu há muitos anos atrás. Assim como outras profissões, o corretor de seguros viu o funcionamento e a logística do seu trabalho evoluírem ao longo do tempo, essa evolução ocorreu, principalmente, em função do crescimento do mercado e do surgimento de novas tecnologias.

Sem dúvidas, as principais evoluções na profissão ocorreram nas últimas décadas, onde o avanço tecnológico abriu novos horizontes e trouxe ferramentas para corretores de seguros reinventarem e otimizarem a forma de trabalhar.

1 – WhatsApp

O WhatsApp é um dos maiores fenômenos tecnológicos dos últimos tempos. É incrível o quanto o uso da ferramenta cresceu em nosso país, a ponto de desbancar outras ferramentas de comunicação por texto e, mais recentemente, até mesmo as chamadas telefônicas (função que ainda não funciona perfeitamente, mas não deixa de ser uma tendência).

Em meio a este gigantesco crescimento do uso do aplicativo para fins pessoais, surgem oportunidades para utilizá-lo também para propósitos comerciais. Sendo assim, esta não pode deixar de ser uma das indicadas na lista de ferramentas para corretores de seguros.

O WhatsApp pode servir para fechar uma venda, fazendo o envio de cotações e resolvendo dúvidas que o cliente possa vir a ter antes de assinar o contrato, mas além disso, o principal ponto forte está no relacionamento com os seus clientes atuais. Você pode utilizar a plataforma para enviar mensagens em datas especiais, ou até mesmo repassar a ele um artigo bacana que você encontrou na internet falando sobre seguros.

Utilize a ferramenta de maneira que suas ações gerem valor para o cliente. Para fazer isso, crie suas próprias estratégias. O importante é que o WhatsApp está aí, é grátis, “todo mundo” usa e você pode e deve aproveitá-lo.

Listas de transmissão 

Essa é uma função pouco explorada do WhatsApp, mas que pode trazer bons resultados. É uma alternativa aos grupos, sua principal função é enviar uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, porém os destinatários receberão individualmente, como se você tivesse enviado uma por uma. Esse processo poupa tempo e agiliza o envio de campanhas e informativos. Só cuidado para não se tornar o “chato do WhatsApp” enviando muitas mensagens desnecessárias.

Lista de transmissão WhatsApp para seguros

Você pode usar o WhatsApp para criar uma lista de transmissão e enviar conteúdos úteis para o seu cliente de seguros. Imagem: techtudo.com.br

2 – CRM 

Um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes) reúne informações preciosas que você anotou sobre o seu cliente de seguros, para que você as aproveite posteriormente de alguma forma que isso favoreça a imagem da sua corretora.

Um sistema como esse é muito importante, identificamos isso principalmente ao avaliar as reclamações que as corretoras de seguros têm antes de adquirirem um sistema gerenciador (calma, ainda vou chegar lá). Estas reclamações estão muito ligadas à baixa retenção de clientes. Ou seja, a rotatividade é muito alta, há poucos clientes fidelizados e o trabalho e o custo para adquirir novos clientes é muito mais alto do que para manter os atuais.

E é aí que ferramentas como um CRM são tão importantes. Ele é útil por dois grandes motivos: ajuda a fidelizar o cliente atual e, por consequência, a ganhar a indicação de um novo. O cliente fidelizado e satisfeito tem grande probabilidade de indicar a sua corretora de seguros para um amigo. A escolha da compra de um seguro é feita por, entre outros motivos, a confiabilidade. O cliente estará muito mais propenso a fazer um orçamento com um corretor que seu parente ou amigo indicou.

Mas de que forma prática um CRM ajuda a sua corretora de seguros a ter mais indicações e melhorar o relacionamento? Com um CRM você pode anotar informações pertinentes sobre o seu cliente para construir uma relação com mais confiança, como por exemplo, qual foi a data em que vocês se conheceram, quais são os seus desejos e interesses, qual é o nome do cônjuge de cada um, enfim, diversos dados importantes que você não lembraria de cabeça. Assim, ele saberá que você realmente o conhece e se sentirá confortável. Além disso, ao usar a ferramenta, você terá em registro todas as datas que forem importantes para você entrar em contato com o cliente, como por exemplo, seu aniversário ou o final do período de seu contrato.

3 indicações de softwares CRM grátis:

  • Agendor (Versão grátis para 2 usuários)
  • Pipedrive (Teste grátis por 30 dias)
  • Moskit (Teste grátis por 14 dias)

Se por acaso você deseja utilizar um sistema específico, como por exemplo, um CRM para corretoras de seguros, que além de reunir os dados importantes do seu cliente, automatiza as tarefas e auxilia na gestão da sua corretora, a ferramenta ideal é a próxima.

3 – Sistema gerenciador para corretora de seguros

Já imaginou ter um CRM para corretora de seguros que, além de reunir todos os dados importantes do seu cliente, automatiza tarefas como os envios de e-mail e SMS? Mas além de auxiliar em tarefas relacionadas ao relacionamento com o cliente, um sistema gerenciador é uma ferramenta para corretores de seguros que auxilia na gestão, substituindo todas as suas planilhas manuais.

Através de um sistema como esse, você tem clara noção do quanto a sua corretora está vendendo, através de gráficos e relatórios gerados pelo software, além de ter total controle de comissionamento e os resultados de cada membro do seu time de vendas. Além disso, utilizando uma ferramenta como essa, você pode dar suporte ao seu cliente em qualquer lugar que esteja, pois existem sistemas baseados em nuvem e as informações inseridas podem ser acessadas de qualquer lugar, como é o caso dos sistemas gerenciadores para corretora de seguros desenvolvidos pela Quiver.

Conheça o portfólio de sistemas gerenciadores desenvolvidos pela Quiver.

4 – Multicálculo de seguros 

Um multicálculo de seguros automatiza a tarefa de realizar cotações. Isso poupa o seu tempo e faz com que você possa apresentar propostas de maneira muito mais rápida para seus clientes. Existem diferentes “estilos” de multicálculo no mercado: webservice e robô.

A Quiver desenvolveu 2 multicálculos: O Quiver Max (robô) e o Quiver Mult (webservice). Algumas características desses softwares:

  • Agilidade nos cálculos (tempo médio de 15 segundos a 2 minutos, podendo variar de acordo com o congestionamento dos sites das corretoras);
  • Cálculos precisos (probabilidade de erro extremamente baixa. No final do cálculo, você pode fazer um download de um PDF da seguradora para confirmar os valores);
  • Diversas seguradoras inclusas (como por exemplo Alfa, Allianz, Bradesco, HDI, Generali, Liberty, Mapfre, Mitsui, Sancor, Sompo, Suhai, Tokio, Zurich. Você só precisa ter acesso à página de cálculo da seguradora);
  • Indicação de qual é a melhor seguradora para o seu cliente (exclusividade do Quiver Max, que aponta quais são as melhores opções de seguros, as que irão gerar maior rentabilidade para a sua seguradora e uma melhor cobertura para o seu cliente);
  • Emissão da proposta feita a partir do próprio multicálculo (exclusividade do Quiver Mult)
  • Cálculos ilimitados.

Quer conhecer melhor os multicálculos Quiver? Clique aqui e agende uma demonstração do Quiver Mult, ou teste o Quiver Max gratuitamente.

Mauricio dos Santos

Mauricio dos Santos

Maurício dos Santos é empreendedor há mais de 25 anos. Atualmente, é Diretor de Produtos da Quiver, empresa que oferece soluções digitais para corretoras de seguros. Já participou de missões tecnológicas no Vale do Silício com o objetivo de buscar e implantar ideias nas áreas de gestão de pessoas e de negócios. O executivo realiza mentoria voluntária para startups, auxiliando na composição e validação de modelos de negócio. Além disso, já participou de diversos hackathons como mentor de tecnologia e de negócios.

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