Ferramentas

4 ferramentas para corretores de seguros modernos

O trabalho de corretagem de seguros existe há bastante tempo. Segundo registros, a função de intermediar a relação entre o segurado e a seguradora surgiu há muitos anos atrás. Porém, com o auxilio da tecnologia, diversas ferramentas para corretores de seguros foram criadas para melhorar a rotina.

Assim como outras profissões, o corretor de seguros viu o funcionamento e a logística do seu trabalho evoluírem ao longo do tempo, essa evolução ocorreu, principalmente, em função do crescimento do mercado e do surgimento de novas tecnologias.

Sem dúvidas, as principais evoluções na profissão ocorreram nas últimas décadas, onde o avanço tecnológico abriu novos horizontes e trouxe ferramentas para corretores de seguros reinventarem e otimizarem a forma de trabalhar.

1 – Ferramentas para corretores: WhatsApp

O WhatsApp é um dos maiores fenômenos tecnológicos dos últimos tempos. É incrível o quanto o uso da ferramenta cresceu em nosso país, a ponto de desbancar outras ferramentas de comunicação por texto e, mais recentemente, até mesmo as chamadas telefônicas (função que ainda não funciona perfeitamente, mas não deixa de ser uma tendência).

Em meio a este gigantesco crescimento do uso do aplicativo para fins pessoais, surgem oportunidades para utilizá-lo também para propósitos comerciais. Sendo assim, esta não pode deixar de ser uma das indicadas na lista de ferramentas para corretores de seguros.

O WhatsApp pode servir para fechar uma venda, fazendo o envio de cotações e resolvendo dúvidas que o cliente possa vir a ter antes de assinar o contrato, mas além disso, o principal ponto forte está no relacionamento com os seus clientes atuais. Você pode utilizar a plataforma para enviar mensagens em datas especiais, ou até mesmo repassar a ele um artigo bacana que você encontrou na internet falando sobre seguros.

Utilize as ferramentas para corretores de maneira que suas ações gerem valor para o cliente. Para fazer isso, crie suas próprias estratégias. O importante é que o WhatsApp está aí, é grátis, “todo mundo” usa e você pode e deve aproveitá-lo.

Listas de transmissão

Você pode usar o WhatsApp para criar uma lista de transmissão e enviar conteúdos úteis para o seu cliente de seguros. Imagem: techtudo.com.br

Essa é uma função pouco explorada do WhatsApp, mas que pode trazer bons resultados. É uma alternativa aos grupos, sua principal função é enviar uma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo, porém os destinatários receberão individualmente, como se você tivesse enviado uma por uma.

Esse processo poupa tempo e agiliza o envio de campanhas e informativos. Só cuidado para não se tornar o “chato do WhatsApp” enviando muitas mensagens desnecessárias.

2 – CRM

Um CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Clientes) reúne informações preciosas que você anotou sobre o seu cliente de seguros, para que você as aproveite posteriormente de alguma forma que isso favoreça a imagem da sua corretora.

Um sistema como esse é muito importante, identificamos isso principalmente ao avaliar as reclamações que as corretoras de seguros têm antes de adquirirem um sistema gerenciador (calma, ainda vou chegar lá). Estas reclamações estão muito ligadas à baixa retenção de clientes. Ou seja, a rotatividade é muito alta, há poucos clientes fidelizados e o trabalho e o custo para adquirir novos clientes é muito mais alto do que para manter os atuais.

E é aí que ferramentas para corretores como um CRM são tão importantes. Ele é útil por dois grandes motivos: ajuda a fidelizar o cliente atual e, por consequência, a ganhar a indicação de um novo. O cliente fidelizado e satisfeito tem grande probabilidade de indicar a sua corretora de seguros para um amigo.

A escolha da compra de um seguro é feita por, entre outros motivos, a confiabilidade. O cliente estará muito mais propenso a fazer um orçamento com um corretor que seu parente ou amigo indicou.

Mas de que forma prática um CRM ajuda a sua corretora de seguros a ter mais indicações e melhorar o relacionamento?

Com um CRM você pode anotar informações pertinentes sobre o seu cliente para construir uma relação com mais confiança, como por exemplo, qual foi a data em que vocês se conheceram, quais são os seus desejos e interesses, qual é o nome do cônjuge de cada um, enfim, diversos dados importantes que você não lembraria de cabeça.

Assim, ele saberá que você realmente o conhece e se sentirá confortável. Além disso, ao usar a ferramenta, você terá em registro todas as datas que forem importantes para você entrar em contato com o cliente, como por exemplo, seu aniversário ou o final do período de seu contrato.

3 indicações de softwares CRM grátis:

  • Agendor (Versão grátis para 2 usuários)
  • Pipedrive (Teste grátis por 30 dias)
  • Moskit (Teste grátis por 14 dias)

Se por acaso você deseja utilizar um sistema específico, como por exemplo, um CRM para corretoras de seguros, que além de reunir os dados importantes do seu cliente, automatiza as tarefas e auxilia na gestão da sua corretora, a ferramenta ideal é a próxima.

3 – Sistema gerenciador para corretora de seguros

Já imaginou ter um CRM para corretora de seguros que, além de reunir todos os dados importantes do seu cliente, automatiza tarefas como os envios de e-mail e SMS? Mas além de auxiliar em tarefas relacionadas ao relacionamento com o cliente, um sistema gerenciador é uma ferramenta para corretores de seguros que auxilia na gestão, substituindo todas as suas planilhas manuais.

Através de um sistema como esse, você tem clara noção do quanto a sua corretora está vendendo, através de gráficos e relatórios gerados pelo software, além de ter total controle de comissionamento e os resultados de cada membro do seu time de vendas.

Além disso, utilizando uma ferramenta como essa, você pode dar suporte ao seu cliente em qualquer lugar que esteja, pois existem sistemas baseados em nuvem e as informações inseridas podem ser acessadas de qualquer lugar, como é o caso dos sistemas gerenciadores para corretora de seguros desenvolvidos pela Quiver.

Para saber mais sobre as soluções Quiver, clique aqui e confira tudo!

4 – Ferramentas para corretores: Multicálculo de seguros

Um multicálculo de seguros automatiza a tarefa de realizar cotações. Isso poupa o seu tempo e faz com que você possa apresentar propostas de maneira muito mais rápida para seus clientes. Existem diferentes “estilos” de multicálculo no mercado: webservice e robô.

Algumas características desses softwares:

  • Agilidade nos cálculos (tempo médio de 15 segundos a 2 minutos, podendo variar de acordo com o congestionamento dos sites das corretoras);
  • Cálculos precisos (probabilidade de erro extremamente baixa. No final do cálculo, você pode fazer um download de um PDF da seguradora para confirmar os valores);
  • Diversas seguradoras inclusas (como por exemplo Alfa, Allianz, Bradesco, HDI, Generali, Liberty, Mapfre, Mitsui, Sancor, Sompo, Suhai, Tokio, Zurich. Você só precisa ter acesso à página de cálculo da seguradora);
  • Emissão da proposta feita a partir do próprio multicálculo (exclusividade do Soluções em Multicalculo Quiver)
  • Cálculos ilimitados.

Para mais conteúdos relacionados ao mercado de seguros, clique aqui e acesse o noss blog!

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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