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5 técnicas de gestão que todo corretor de seguros tem obrigação de saber

Uma gestão de sucesso depende de planejamento, organização e controle. Alinhar estas três características permite o direcionamento necessário para a administração traçar estratégias e expandir o mercado.

Entretanto, para uma corretora de seguros alcançar o topo, determinadas ferramentas e técnicas de gestão são aliadas fundamentais. Acompanhe e compreenda suas usabilidades no dia a dia de trabalho.

1 – Gestão de colaboradores

Tenha o apoio dos melhores colaboradores. Para gerir a corretora de seguros, é essencial ser um bom líder e, para isso, é necessário conhecer quem está ao seu lado.

Trabalhe com o perfil de colaboradores dedicados a vender e buscar os mesmos objetivos (visão) da empresa. Ofereça capacitações e estimule o cumprimento de metas.

Crie uma rotina de reuniões semanais para discutir métodos de venda, problemas e ouvir sugestões. A falta de comunicação é um dos problemas mais comuns em corretoras e causam prejuízos. Chefe e colaborador devem dialogar em um fluxo constante. O resultado é o aumento no nível de confiança e melhor relacionamento entre todos.

Corretoras devem ter colaboradores engajados em atingir as metas de vendas e demais objetivos da corretora.

Corretoras devem ter colaboradores engajados em atingir as metas de vendas e demais objetivos da corretora.

2- Gestão de cliente

Criar estratégias para o crescimento da corretora depende também de processos de relacionamento com o cliente, o que auxilia no corte da taxa de rotatividade.

O Customer Relationship Management (CRM) é uma ferramenta indicada para corretores terem maior viabilidade de fidelizar clientes com base nas informações extraídas. Auxilia também na negociação com prospects.

Alguns softwares específicos para corretoras de seguros já dispõe de CRM integrado. Com isso, dados importantes (data de aniversário, estado civil, interesses) coletados durantes as reuniões podem ser armazenados no sistema.

Quando necessário, você pode acessar a base de dados e identificar o momento de agir. Imagine surpreender o cliente no dia de seu aniversário, por exemplo, o resultado pode estreitar o relacionamento entre vocês e fazer com que ele compartilhe a experiência com amigos.

3- Gestão de conflitos

Esteja capacitado para lidar com situações de conflito. Neste momento, ter inteligência emocional é importante para não levar o problema adiante e resolver a confusão, por isso, o canal de comunicação entre você e os colaboradores precisa funcionar corretamente.

Da mesma forma, quando há uma pequena suspeita de que existem clientes insatisfeitos, é interessante estar munido de um plano para resolver os problemas sem causar desconforto.

O comportamento correto é ser positivo, compreensivo, ter argumentos e métodos para sanar a crise. Não deixe de ser empático e pedir desculpas.

4 – Gestão de produtividade

Alinhar a produtividade da equipe com os objetivos da corretora é uma técnica de sucesso.

Para isso, o estímulo à produção tem de ser baseado em ferramentas eficientes, que auxiliam no planejamento e organização da empresa.

Incentive o uso de aplicativos de agenda e notas para cumprir tarefas.

Obtenha um software de gestão que fornece relatórios sobre vendas mensais e facilita o conhecimento detalhado sobre dados positivos ou negativos da corretora. A partir desse resultado você traça estratégias e toma decisões.

5 – Gestão de tempo

Vender mais em um curto espaço de tempo parece complicado, mas só depende da produtividade da equipe e de seu sistema de gestão. Um software moderno é capaz de automatizar tarefas burocráticas, reduzir as horas em frente ao computador e assim mais tempo em campo.

O mesmo benefício é ofertado por sistemas de multicálculos, verificando cotações com diversas seguradoras em poucos minutos. Isso poupa trabalho e as propostas são enviadas ao cliente de forma rápida. Quanto mais rápido o multicálculo é, mais você vende. Entenda mais sobre multicálculo de seguros neste artigo.

Independente do porte e do modelo da corretora, contratar soluções capazes de automatizar atividades está entre as decisões mais adequadas para obter resultados satisfatórios.

Os softwares da Quiver, em especial, garantem controle de contratos, comissões, CRM, desenvolvimento de relatórios, assinatura eletrônica, além de segurança ao armazenar os dados. Conheça mais sobre os softwares Quiver.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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