Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

7 dicas de marketing no Facebook para corretoras de seguros

Qual é o diferencial da sua corretora de seguros e como você o explora? Como os clientes enxergam isso? Esse pode ser um grande problema que freia o crescimento da empresa e está diretamente ligado ao marketing.

E quando tratamos desse tema, é inevitável reconhecer a atual importância das redes sociais para empresas que, cada dia mais, procuram trabalhar sua imagem online. Uma das principais plataformas é o Facebook, que será o tema deste artigo. Acompanhe 5 dicas de marketing para corretoras atuarem na rede social.

1 – Esteja no Facebook 

Você ainda não criou uma página para sua corretora no Facebook? Faça isso imediatamente. O Facebook tem quase 2 bilhões de usuários e certamente muitos clientes e potenciais clientes estão lá.

O “Face” é ótimo para ser usado como canal de relacionamento e até mesmo para ter sua empresa encontrada, afinal, as pessoas utilizam o Facebook também como fonte de pesquisa. Uma corretora sem página no Facebook não tem a mesma credibilidade que uma corretora com uma página repleta de curtidas, avaliações positivas e comentários de clientes engajados, por exemplo. Esses pequenos detalhes constroem a imagem de uma marca muito mais forte.

Perfil pessoal x página comercial

Na rede social, existe uma diferença que separa perfis de pessoas físicas e jurídicas. Para empresas, devem ser criadas páginas corporativas, também chamadas de fanpages, que são diferentes de um perfil pessoal. Uma página comercial conta com ferramentas específicas para impulsionar publicações por meio de posts patrocinados.

Criando uma fanpage, você pode utilizar o Facebook como anunciante, segmentando seus anúncios para um público específico. Muitas vezes, esta segmentação tornará seu anúncio mais assertivo do que um anúncio em uma rádio ou outdoor, por exemplo.

2 – Estou no Facebook. O que faço agora?

Agora que sua corretora de seguros já está no Facebook, você precisa definir suas estratégias na rede social. Existem várias possibilidades, você pode usá-lo como canal de relacionamento e suporte ao cliente, agendamento de reuniões ou até mesmo para o envio de propostas e orçamentos.

Você também pode utilizar o canal na sua estratégia de publicação de conteúdo de blog, caso tenha, ou até mesmo com a finalidade de captar leads. Decidir qual será sua estratégia no Facebook é um passo muito importante para definir um posicionamento digital.

3 – Inspire-se nas seguradoras

Não há o menor problema em procurar referências em páginas de grandes seguradoras, onde o conteúdo abordado pode se adaptar muito bem para uma corretora.

As seguradoras não são concorrentes, pelo contrário, são parceiras, portanto, pesquise como as maiores se comportam no Facebook, como se comunicam com o público e de que forma você pode extrair estratégias. Cuidado: inspiração é diferente de plágio. Copiar conteúdo, além de ilegal, denigre a imagem da sua empresa.

4 – Publique conteúdo relevante

Seus seguidores querem receber conteúdo interessante. Se eles estão seguindo sua página, é porque esperam que você faça boas publicações. Eles querem saber de que maneira sua corretora de seguros vai melhorar a vida deles.

Muito além de anúncios institucionais, explore o vasto universo sobre seguros, seja de vida, auto ou residencial. Dê dicas pertinentes e faça com que sua audiência tenha certeza de que vale a pena seguir a sua página.

Sua corretora deve ser interessante para a sua audiência.

5 – Converse com sua audiência de forma humanizada 

Saber conversar com o cliente é essencial no atendimento “cara a cara” e o mundo digital funciona da mesma forma. Em sua página no Facebook, converse com os usuários utilizando uma linguagem humana e, até certo ponto, informal.

Evite termos técnicos em excesso e linguagem robótica. A comunicação deve ser simples e humanizada, assim o consumidor se sentirá mais confortável para tirar dúvidas e, consequentemente, contratar seus serviços.

Evite os erros de ortografia, utilize algum revisor de textos (pode ser até mesmo o Microsoft Word) e esteja sempre atento a qualquer erro. Dica de corretor ortográfico online: Flip.

6 – Faça da sua página um bom canal de atendimento 

Nada de pedir para seu cliente entrar em contato por telefone ou email. Se alguma dúvida, solicitação ou reclamação surgiu no Facebook, sua equipe deve tentar, no limite do possível, resolver a situação lá mesmo. Lembre-se que se o seu cliente quisesse conversar por telefone, ele teria te ligado.

7 – Contrate uma agência

Se você já se deu conta da importância que o Facebook tem para a sua corretora de seguros, mas não conta com recursos e conhecimento para gerenciar uma página com a equipe interna, busque uma agência para realizar esse trabalho.

É muito comum que, ao buscar esse tipo de serviço em uma agência, você seja apresentado a diversas outras ferramentas de marketing digital, que podem integrar uma estratégia completa de marketing na web para a sua corretora.

Extra: Busque outras redes 

Existem outras redes sociais para você complementar sua estratégia na mídia digital. O mais importante, para que você obtenha sucesso, é saber onde o seu público está.

Realize uma simples pesquisa, você pode descobrir quais são as redes sociais mais utilizadas pelos clientes e, então, mire seus holofotes à ela. Mas cuidado: não queira estar em todas as redes ao mesmo tempo, faça uma seleção e concentre seus esforços em apenas uma ou duas.

Se você gostou do conteúdo e quer mais conhecimento sobre crescimento e sucesso para corretoras de seguros, acesse o guia essencial para corretores de seguros.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Diretor Comercial e Financeiro da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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