Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

9 práticas para transformar sua corretora de seguros em 2019

A expectativa para 2019 é de mudanças positivas no cenário econômico do Brasil. No entanto, além de aguardar com positivismo a retomada do crescimento do país, um bom gestor precisa saber identificar tendências e ser criativo.

Somente com verdadeiros diferenciais as corretoras de seguros conseguem criar estratégias que causam o resultado esperado: crescimento. Se você quer transformar sua corretora em 2019, acompanhe ações que vão te auxiliar a chegar longe.

Práticas para transformar sua corretora de seguros

1 – Estratégias digitais

Com o advento da era digital, processos e relacionamentos sofreram transformações. Por isso, as formas de fazer negócio mudaram. Hoje o gestor precisa ampliar as ações estratégicas e investir em canais digitais. A presença online será ainda mais importante em 2019.

Concentre o planejamento de marketing no site da corretora de seguros, e-mail marketing, redes sociais e no Google.

Mas lembre-se que o primeiro passo está em medir quem está do outro lado. Ao identificar o público-alvo é possível criar campanhas, analisar resultados e fortalecer a imagem da empresa.

2 – Investimento em bem-estar

Aposte em mudanças na política de bem-estar dos colaboradores. O ambiente de trabalho não deve ser um local que remete à pressão e estresse, mas que proporciona qualidade de vida.

Na prática você pode começar eliminando o padrão de escritórios e corporações. Ofereça espaços verdes, redecore áreas comuns, crie sala de jogos ou de repouso.

Desenvolva convênios com clubes, academias ou agências de viagens. Os benefícios vão promover bem-estar aos colaboradores e no dia a dia isso vai resultar em produtividade.

Neste caso, o objetivo é proporcionar qualidade de vida sem pensar na recompensa financeira, entretanto, é claro que um ambiente agradável estimula a equipe a produzir mais.

Promova momentos de descontração entre colaboradores da sua corretora de seguros.

Promova momentos de descontração entre colaboradores da sua corretora de seguros.

3 – Desenvolvimento humano

Empresas que estimulam o desenvolvimento do colaborador saem na frente. São incentivos em treinamentos, palestras e dinâmicas com a intenção de exaltar qualidades e desenvolver novas habilidades.

O colaborador não é mais visto como uma simples peça para a corretora alcançar as métricas. Hoje ele é fundamental nas estratégias de lucratividade e precisa receber tal valorização.

Colocar esta tendência em prática garante ainda que a corretora tenha uma equipe confiável e comprometida com a evolução no mercado.

4 – Fortalecimento das ferramentas tecnológicas

Em 2019 a tecnologia deve se estabelecer em todos os modelos de corretoras de seguros. Grandes e médias corretoras já possuem a preocupação de contar com ferramentas que potencializam resultados, como o Business Intelligence e Assinatura Eletrônica.

Leia o artigo: Business Intelligence (BI): Gerencie sua corretora de seguros com alguns cliques

As ferramentas representam a transformação na análise de informações e fechamentos de contratos. Com a expansão da tecnologia e a oportunidade para o surgimento de novas ferramentas, esteja sempre amparado de um ótimo sistema de gestão que apresente estas funções.

5 – Foco na fidelização

A prática de entrar em contato com o cliente apenas no momento de renovar a apólice está definitivamente ultrapassada. Para 2019, pense em quais ocasiões seus colaboradores foram autorizados a ligar ou mandar mensagem ao cliente. Foi somente na renovação da apólice? Então reveja o processo. 

O indicado é estar disponível para o principal momento de necessidade, que é o sinistro. Mas também apareça em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversários e evidencie planos promocionais de acordo com o momento de vida do cliente.

Por exemplo, se determinado cliente comentar que irá realizar a viagem dos sonhos no próximo mês, guarde a informação e depois incentive-o a adquirir o seguro que preserva a segurança dele e da família.  Crie ofertas personalizadas.

Baixe o guia sobre como fidelizar clientes de seguros com um pós-venda matador.

Mas ao manter contato, atente-se à quantidade de ligações. A aproximação também precisa ter limites.

Ligações frequentes podem fazer você parecer chato e inconveniente. Sinta a receptividade e, se ela for baixa, opte por enviar uma mensagem lembrando que está sempre disponível. 

O pós-venda na medida certa garante a fidelidade do cliente para o próximo ano. Além disso, aumenta as chances de o serviço ser indicado para mais pessoas.

6 –Gestão de marketing

O marketing aliado ao setor de vendas vem ganhando espaço ao longo dos anos em diversas empresas. Corretoras de seguros que ainda não se atentaram a este setor, em 2019 precisam mudar sua percepção sobre a importância da gestão de marketing. 

Dentro da corretora de seguros, o marketing tem a função de desenvolver estratégias eficazes com o objetivo de tornar a marca competitiva e atrair potenciais clientes.

O processo para colocar esta meta em prática exige pesquisa de mercado, análise de posicionamento, concorrência, perfil de consumidor e outros. O trabalho do marketing é essencial para compreender a colocação da corretora no mercado e verificar quais erros foram cometidos anteriormente.

Quando são bem realizadas, as ações promovidas pelo marketing garantem aos profissionais da área de vendas menos trabalho para conquistar clientes.

7 – Feedback do cliente

Para a corretora de seguros aumentar a rentabilidade e obter o crescimento esperado é essencial reconhecer as falhas. Uma das maneiras de identificar problemas é ouvir o feedback do cliente, ou seja, dar espaço para críticas e sugestões.

Para este ano, analise o que o segurado pensa sobre a corretora e meça seu nível de satisfação com uma pesquisa quantitativa.

Coloque o projeto em prática por meio de canais de comunicação utilizados pelos clientes. As sugestões são: formulário impresso ou digital, SMS, email, WhatsApp e ligações. Os telefonemas devem ser realizados por um colaborador neutro, que até então, não teve contato com o cliente.

Faça uma breve pesquisa via celular com perguntas curtas sobre a qualidade do atendimento.

Os temas da pesquisa podem ser: o tempo de atendimento, satisfação na resolução do sinistro, motivo da contratação do seguro e qual a visão do cliente sobre a corretora.

Entretanto, não adianta dar oportunidade para o cliente dizer sua opinião se, no final, não houver o trabalho de interpretação. As melhorias dependem da análise correta dos dados coletados.

Crie uma rotina mensal ou semestral para um colaborador listar os retornos positivos e negativos. Apresente o resultado e discuta com a equipe.

8 – Invista em prospecção

A rotina do departamento de vendas é sempre acelerada e, se não houver cuidado, o ato de prospectar clientes pode deixar de receber atenção, no entanto, dedicar-se a esta etapa do funil de vendas é essencial.

Ao manter o hábito de prospectar, o fluxo de novos clientes chegando será contínuo e, por consequência, a corretora irá crescer.

Para prospectar, é essencial reconhecer o perfil de clientes, por isso, relembre sempre com a equipe quem é o público-alvo.

Nos tópicos, acima reforçamos a necessidade de fortalecer o pós-venda, garantindo que o bom relacionamento com o cliente atrai novos interessados. Por isso, a prospecção também depende do pós-venda.

Outra maneira de prospectar clientes está no networking. Através de um bate-papo com profissionais da área, happy hour’s e reuniões, é possível trocar informações e descobrir novas oportunidades.

A pressa não é bem-vinda quando falamos sobre a prospecção de clientes. Tenha calma e mantenha-se sempre em contato com seus leads. No momento em que houver uma oportunidade de negócio você pode abordá-lo.

Veja a importância de captar leads no site da corretora de seguros.

9 – Equilibre a taxa de sinistros

A taxa de sinistralidade diz muito sobre a saúde da corretora de seguros. Se na sua corretora o índice está próximo dos 40%, o ano de 2019 precisa ser marcado por mudanças.

Quanto menor a taxa de sinistralidade, menos custos para a corretora. O ideal é um índice esteja abaixo dos 30%, assim, as despesas são menores, resultando em excelentes rendimentos.

Analise o registro de sinistros armazenados no seu sistema de gestão para identificar qual o atual índice de sinistralidade da corretora

Analise o registro de sinistros armazenados no seu sistema de gestão para identificar qual o atual índice de sinistralidade da corretora

Para medir a taxa você precisará realizar uma tarefa básica. Somar o número de ocorrências de sinistro ao longo dos últimos meses e dividir pelo número de apólices. Corretoras de seguros com softwares de gestão completos podem ter este resultado em poucos minutos. Além desse histórico, alguns sistemas registram a cobertura afetada, o controle de avisos e as franquias envolvidas.

Com o saldo de sinistro em mãos, estude os números. Em casos de índice elevado tente identificar o motivo do problema. Converse com os colaboradores e crie metas de mudança.

Leia mais sobre qual a taxa de sinistralidade ideal neste artigo. 

Soluções Quiver

Os softwares Quiver auxiliam na gestão e automatizam tarefas essenciais para corretoras de seguros. As soluções (Quiver PRO, Quiver PLUS e Quiver ONE) estão em constante evolução, visando a melhoria de experiência dos mais diversos setores da corretora. Se a sua corretora ainda usa softwares que não atendem 100% das necessidades da empresa, está na hora de realizar essa transformação. Conheça quais são os setores de uma corretora de seguros que utilizam um sistema gerenciador Quiver.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Diretor Comercial e Financeiro da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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