Desenvolvimento pessoal
No cenário competitivo atual, tomar decisões informadas é crucial para o sucesso de uma corretora de seguros. O Business Intelligence (BI) surge como uma poderosa ferramenta que transforma dados em insights estratégicos, permitindo que você acompanhe e analise indicadores-chave de desempenho com precisão.
A Quiver usa o BI como uma ferramenta para otimizar campanhas e entender da forma correta como cliente de seguros pensa. Além disso, ela ajuda a ter uma visão 360º do negócio e tudo que o engloba.
Neste conteúdo, exploraremos como o BI pode facilitar a gestão da sua corretora, otimizando processos e impulsionando resultados. Continue a leitura para saber mais com a Quiver.
O BI (Business Intelligence) é um conjunto de consultas analíticas em formato de gráficos, tabelas, indicadores e pesquisas em uma interface amigável e intuitiva, apresentando as informações de maneira estruturada a fim de auxiliar o gestor na tomada de decisões.
Ao contrário do que se possa imaginar, o conceito de Business Intelligence não é recente. Fenícios, persas, egípcios e outros povos do Oriente utilizavam esse princípio há milhares de anos, quando cruzavam informações obtidas junto à natureza em benefício próprio.
Observar e analisar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, a posição dos astros, entre outras, eram formas de obter informações que eram utilizadas para tomar as decisões que permitissem a melhoria de vida de suas respectivas comunidades (LOPES, 2006).
A análise de dados de sistemas transacionais vem se tornando cada vez mais necessária para o entendimento das necessidades dos clientes, direcionando produtos e serviços adequados a cada perfil. Essa análise tende a transformar dados em informação e, em seguida, informação em conhecimento para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva.
Afirma Reinhard (1996) que os dirigentes passaram a utilizar recursos de informática como ferramentas para tomada de decisões estratégicas, devido a muitas mudanças no ambiente interno e externo das empresas. A alta competitividade do mercado exige planejamento, coordenação e controle, além do acompanhamento do mercado em relação aos concorrentes, aos aspectos econômicos, legais, políticos e culturais em âmbito global.
Para competir no mercado global de hoje, as empresas precisam deter mais conhecimento do que antigamente e, ainda, para obter sucesso, elas precisam saber mais sobre seus clientes, mercados, tecnologias e processos, e necessitam ter essas informações antes que seus concorrentes (HEINRICHS e LIM, 2003).
Segundo Barbieri (2001), o conceito de BI começa a ganhar grande espessura no cenário de negócios. Ele pode ser entendido como um conjunto de conceitos que envolve Inteligência Competitiva (CI), Gerência de Conhecimentos (KMS), IBI (Internet Business Intelligence), pesquisa e análise de mercados, etc., tudo relativo à nova era da Economia da Informação, dedicada à captura dos dados, informações e conhecimentos que permitem às empresas competirem com maior eficiência.
O autor afirma ainda que, de forma mais ampla, pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa.
Para diferenciar melhor os dados de natureza informacional e operacional, e estabelecer fontes importantes para o conceito de Business Intelligence, a Tabela 1 mostra algumas dessas diferenças:
Tabela 1 – Diferença entre Dados Operacionais e Informacionais.
Características | Dados Operacionais | Dados Informacionais |
Conteúdo | Valores Correntes | Valores Sumarizados, Calculados, Integrados de Várias Fontes |
Organização dos Dados | Por Aplicação/sistema de informação | Por Assuntos/Negócios |
Natureza dos Dados | Dinâmica | Estática até a atualização dos dados |
Formato das Estruturas | Relacional, próprio para computação transacional | Dimensional, simplificado, próprio para atividades analíticas |
Atualização dos Dados | Atualização campo a campo | Acesso, sem update |
Uso | Altamente estruturado, processamento repetitivo | Desestruturado, com processamento analítico/heurístico |
A ferramenta Quiver BI possibilita a análise de indicadores de desempenho pelo gestor para que este tenha uma visão 360° do seu negócio através de informações estratégicas, permitindo assim a definição de metas e objetivos para a corretora de seguros.
Com o Quiver BI os corretores poderão compreender cada etapa de sua operação através da utilização de dashboards, painéis de controle e gráficos de fácil entendimento a qualquer hora e em qualquer lugar.
O Quiver BI é totalmente integrado ao Quiver PRO, oferecendo o melhor custo x benefício entre as soluções de Business Intelligence do mercado.
Com o apoio do BI, o acesso aos resultados da corretora é simples e as informações contidas em suas bases de dados possibilitam um entendimento rápido das diferentes visões de análise. Basta que as informações (comissões, clientes, apólices, documentos) estejam inseridas no sistema de gestão para que a análise seja feita. Logo depois, o gestor poderá responder suas perguntas sobre o negócio através da interpretação de gráficos completos e dinâmicos.
Como uma visão estratégica da corretora, existem algumas funções de Business Intelligence disponíveis no Quiver BI que podem ser extremamente úteis para o dia a dia das corretoras. Confira abaixo:
Com poucos cliques é possível ter o resultado do demonstrativo do valor de prêmios líquidos, análise média de comissões mês a mês, comissões de seguradoras, simulador de resultados com despesas administrativas e outros.
Consulta do demonstrativo de clientes ativos com informações, acesso à representatividade do seu negócio por cidade e mapa geográfico do Google Maps.
Mostra de forma clara a performance de todas as vendas efetivadas, o tempo médio e índice de prêmio, podendo comparar anualmente e selecionar conjuntos de dados específicos para análise.
Realiza a análise quantitativa dos negócios que estão sendo gerados pelos corretores. Através de filtros, é possível detalhar e comparar instantaneamente as informações.
Nesse painel é possível analisar as comissões recebidas e a receber, com apenas alguns cliques. Além disso, é possível fazer comparativos de cenários sob diversas perspectivas.
Permite analisar o perfil completo e as características do cliente, apresentando informações para o direcionamento de produtos com maior assertividade. Além disso, é possível fazer comparativos de cenários sob diversas perspectivas, gerando uma maior oportunidade de fidelização.
A função deste painel é maximizar os resultados na base de clientes instalada da corretora. Essa visão torna proativa a ação do gestor no controle das propostas pendentes de emissão e dos fechamentos das apólices a renovar, através de alertas visuais.
Nessa análise é possível verificar o índice de renovações em relação ao prêmio e às comissões, além de possibilitar a análise individualmente acerca da dimensão de interesse (produto, seguradora, cliente, negócio, ramo, célula, entre outros).
Além disso tudo que mencionamos acima, dentro do Quiver BI exitem outras características técnicas que fazem com que o business intelligence seja robusto:
Como já mencionado, o BI está disponível no sistema de gestão Quiver PRO. Essa solução é voltada para médias e grandes corretoras que necessitam trabalhar a gestão do negócio numa visão 360º, com informações rápidas e seguras, auxiliando, assim na tomada de decisão.
Para mais conteúdos, dicas e informações sobre o mercado de seguros, continue acompanhando o Blog Soluções para Corretoras Quiver.
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