Desenvolvimento pessoal
A abordagem de leads e prospects é parte fundamental de qualquer corretora. É preciso entender que a ligação é fator decisivo para fechar uma venda. Ou seja, é de extrema importância para o corretor de seguros que ele saiba abordar leads por telefone, principalmente para seu crescimento pessoal.
Contudo, diferente da prospecção presencial, por telefone a equipe consegue atender mais pessoas em menos tempo e ainda realizar uma seleção dos interessados que realmente têm potencial para comprar, evitando que os vendedores percam tempo com reuniões desnecessárias.
Neste artigo, vamos apresentar 5 dicas para abordar leads por telefone de maneira efetiva, aplique com a sua equipe e observe os resultados.
Primeiramente, organize as listas com os números de telefones dos seus alvos. Contudo, os interessados podem ser captados através do site ou de landing pages (páginas de captura) onde podem ser recolhidas algumas informações, como nome, telefone e e-mail do potencial cliente.
Portanto, verifique com sua rede de segurados se possuem indicações de clientes, visite sites de empresas e anote os telefones, troque informações com amigos, participe de eventos. Aos poucos, forme uma lista de telefones capaz de garantir novos clientes à corretora.
Conheça o perfil das pessoas. Antes de ligar e fazer a proposta comercial, procure informações sobre quem está do outro lado da linha. Contudo, faça uma pesquisa nas redes sociais, não vai levar muito tempo. Quanto mais dados você tiver sobre a pessoa, mais argumentos pode desenvolver para envolvê-la na abordagem.
Uma das maiores dificuldades está em conseguir que a ligação seja atendida. A estratégia é ser paciente e saber identificar o momento correto para fazer a abordagem comercial. Ou seja, verifique os relatórios passados e observe os horários que mais trazem resultados.
Caso exista um padrão, você já sabe por onde começar. Além disso, esteja atento às oportunidades do dia a dia. De fato, a primeira regra é ligar o mais rápido possível, o “response time” é crucial para ter sucesso nesse tipo de estratégia.
Antes de fazer a ligação comercial, prepare a equipe com um roteiro. Um roteiro escrito vai ajudar a visualizar os argumentos predefinidos e isso aumenta a confiança, além de não deixar o time de vendas sem resposta ou sem saber o que fazer. O roteiro básico de uma ligação pode ser inspirado em alguns tópicos como esses:
A ligação vendedora foi feita, você soube conduzir a conversa e ouvir as dificuldades do lead, a próxima etapa é torná-lo cliente. No entanto, há situações em que o telefonema comercial não dá o resultado esperado. Se o lead for resistente em fazer negócio, reveja seu roteiro e o resto do processo. Depois tente novamente.
Lembre-se que o objetivo é vender, então é preciso se esforçar para isso. Descomplique e seja objetivo. Abordar leads por telefone é questão de tentativa e erro, sempre vale a pena continuar tentando.
A Quiver pode te ajudar a abordar leads por telefone ou site de forma correta. Com os sistemas de Gestão da Quiver, você não só integra um link de captação de leads diretamente no site da sua corretora, mas também potencializa a eficiência de toda a sua operação.
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