Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Benchmarking: entenda o que é e como aplicar na sua corretora

Todo empreendedor, seja ele do ramo de seguros ou de qualquer outro, sonha em ter a melhora contínua em sua empresa. Porém, como ter êxito nessa estratégia se não tem nenhum parâmetro para pesquisar ou referências sobre o que pode ser bom para a sua corretora? É preciso usar a estratégia de benchmarking.

A verdade é que a frase “a grama do vizinho é sempre mais verde” faz sentido quando falamos de benchmarking. Contudo, ela significa mirar na gestão do seu concorrente, buscando as melhores práticas do mercado e explorar os erros da concorrência para crescer. 

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o benchmarking e como ele pode ser uma grande estratégia para a corretora de seguros. Continue a leitura do artigo para saber mais!

O que é benchmarking?

benchmarking é um processo de comparar sua própria organização, operação e processos com o de outras organizações. Porém, isso pode ser feito de duas maneiras: no seu setor principal de atuação ou em um mercado mais amplo.

Benchmarking: entenda o que é e como aplicar na sua corretora

O benchmarking pode ser ampliado para qualquer produto, processo, função ou abordagem nos negócios. Ou seja, quando falamos no mercado de seguros, é válido consultar outras corretoras e ver como elas estão se estabelecendo no mercado atual.

Portanto, ao estudar outras corretoras, analisando o que torna esse desempenho superior disponível e comparando esses processos da maneira que a sua empresa opera. Com isso, é possível implementar mudanças nos processos da empresa.

Em resumo, esse é um processo de estudo e avaliação de concorrência, podendo ser uma análise profunda das melhores práticas usadas por corretoras que podem ser replicadas a sua empresa. 

Leia também: Como recuperar clientes inativos? Confira algumas dicas!

Essa se torna uma ferramenta valiosa que ajuda a resolver algumas questões como:

  • Como estou me saindo em relação a concorrência?
  • Os resultados que a nossa corretora está alcançando são satisfatórios?
  • Como aumentar a produtividade e eficiência dos meus processos?

Contudo, a prática já é usada há bastante tempo pela indústria, tendo sido introduzida no universo empresarial pela Xerox. Como pioneira na prática de benchmarking, a fabricante norte-americana chegava a desmontar o equipamento de seus concorrentes para analisar e descobrir como eles conseguiam comercializar produtos a preços inferiores.

Categorias de benchmarking

Para entender melhor como funciona a estratégia de benchmarking, a melhor forma de explicar é mostrando algumas categorias. Dessa forma, é possível escolher qual é a melhor estratégia para usar em sua empresa, desde uma análise mais minuciosa até uma simples.

Benchmarking: entenda o que é e como aplicar na sua corretora

Competitivo

O benchmarking competitivo se concentra exclusivamente na comparação de seus próprios processos e métricas com as dos seus concorrentes diretos. Contudo, essa abordagem pode ser um pouco mais complicada, pois requer acesso a informações do segmento de mercado ou dados específicos da empresa.

De certo, esses dados que são necessários para a análise competitiva do mercado podem não estar disponíveis, a menos que a outra parte tenha concordado em compartilhar com sua corretora. 

Porém, mesmo sendo um pouco mais complicado, o benchmarking competitivo é extremamente valioso. Pois, você pode identificar exatamente o que o concorrente está tendo sucesso ou o que impulsiona a satisfação do cliente. 

Leia também: Quiver IN: A solução que sua corretora esperava!

Benchmarking genérico

Esse modelo de benchmarking envolve a coleta e comparação de informações quantitativas sobre como a atividade de uma empresa é conduzida considerando pessoas, processos e tecnologias. 

Essa categoria apresenta uma abordagem padrão para reunir e comparar informações quantitativas, como o mapeamento de processos. Contudo, através dela, é possível obter insights sobre onde estão os gargalos de sua corretora e definir melhores práticas que a organização pode aplicar a estas áreas.

Benchmarking: entenda o que é e como aplicar na sua corretora

Performático

Outra maneira importante de fazer essa análise está ligada diretamente ao desempenho dos negócios. Ou seja, ao rastrear métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), as equipes podem comparar os resultados anteriores aos padrões atuais, atualizando constantemente o padrão para melhorar o desempenho final.

Esse modelo de benchmarking foca em melhorar os KPIs do negócio ao longo do tempo.

Benchmarking interno

Portanto, esse modelo de benchmarking é bem direto: você compara um processos semelhantes dentro da sua própria empresa. De fato, isso requer a capacidade de rastrear métricas para esses dois sistemas ou departamentos compatíveis.

Leia também: Quiver Mult: a ferramenta para o dia a dia!

Esse tipo de estratégia é eficaz pois ajuda a definir e cumprir padrões em todos os níveis, estabelecendo consistência e garantindo que cada departamento seja o mais eficiente possível no dia a dia. 

Contudo, as principais vantagens de um benchmarking interno são:

  • Dados padronizados estão frequentemente disponíveis;
  • Acesso facilitado a dados e informações confidenciais;
  • Geralmente, requer menos tempo e recursos.

Comparativo

Já no benchmarking comparativo, as empresas procuram parceiros de diferentes setores de negócios ou áreas de atividade para encontrar maneiras de melhorar as funções e processos dentro da sua corretora. 

Ou seja, ela acaba usando outros mercados que têm processos inteligentes e, com esse comparativo, ele busca meios de implementar em sua corretora. De certo, isso ajuda a perceber como o benchmarking pode ser amplo.

Benchmarking: entenda o que é e como aplicar na sua corretora

De fato, essa é uma ferramenta que, sendo usada da maneira correta, pode trazer diversos insights para as corretoras. Contudo, tanto na questão de melhoria em seus produtos, como nos processos estabelecidos no dia a dia.

Por fim, para mais conteúdos e dicas importantes para que a sua corretora cresça no mercado de seguros, clique aqui e acesse o blog Soluções para Corretoras da Quiver.

Acesse nossos conteúdos Quiver

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites