Como alavancar as vendas da corretora utilizando a gestão de informações
Você sabe responder se todos os contratos de vendas, comissões e renovações estão inseridos no seu sistema de gestão? Além de cadastradas, essas informações estão corretas? Isso é gestão de informações, que representa um fator importantíssimo para conquistar mais clientes e obter mais lucro. Conheça todos os seus benefícios.
Excelência em informações administradas
Corretoras de seguros lidam com muitos dados. Por isso, trabalhar para que essas informações sejam coletadas e armazenadas corretamente é fundamental. Quando um cliente assina uma apólice, ele confia na empresa. Mas no momento em que há informações erradas, ele coloca esse relacionamento em dúvida.
Além disso, somente com dados verídicos é possível analisar as etapas de vendas e entender qual o posicionamento da corretora no mercado.
Administrar as informações com excelência fará diferença na sua lucratividade.
Fazer mais gastando menos
Meça quanto custa uma venda na sua corretora. Some todas as despesas e divida pela quantidade de documentos, o resultado deve ser a média do valor das apólices. Com esse cálculo você poderá estabelecer métricas para aumentar seu lucro.
Mas lembre-se que aumentar o lucro não é sinônimo de contratar colaboradores, ou de colaborador mais tempo em campo. A estratégia deve ser desenvolver a produtividade da equipe.
Faça uma análise do tempo de trabalho de cada setor. Ao reconhecer o que impede o colaborador de produzir mais, você conseguirá identificar as mudanças necessárias.
Relação do cliente com a corretora
Tradicionalmente, 3 pilares são responsáveis por sustentar uma corretora de seguros: Venda, cliente e pós-venda. A comunicação entre eles acontece através das etapas de comercialização abaixo.
- Cliente ↔ Venda: O setor comercial deve dialogar com o cliente para o preenchimento de formulários, avaliações de risco, vistoria e assinaturas.
- Venda ↔ Pós-venda: A interação entre as áreas é constante para a realização de cotações, documentação e apoio para acelerar o processo de venda.
- Pós-venda ↔ Cliente: O pós-venda atua como uma ponte de comunicação em busca de complementar dados do cliente e presta atendimento em momento de dúvidas.
No entanto, para alcançar excelência em informação, esse modelo de interação é conflitante. Em uma corretora de seguros o mais importante é o cliente. Sempre que solicitado, todas as etapas de trabalho se voltam a ele, gerando atraso em tarefas e na produtividade da equipe.
Portanto, proponho um novo modelo.
Novo modelo proposto
- Cliente ↔ venda
O contato entre vendedor e cliente é o mesmo. O processo de prospecção, avaliação e assinatura não se altera.
- Pós-venda
Neste modelo um colaborador é designado para o atendimento ao cliente. O restante da equipe não deve interromper a sua atividade. O foco é realizar a tarefa de sua responsabilidade. Assim, será possível identificar a produtividade de cada um.
Outra sugestão está na tarefa do vendedor, seu dever é somente vender e atender cliente. Cadastrar propostas e a gestão da informação deve ficar a cargo de outro colaborador, designado apenas à essa atividade.
Essa divisão traz mais visibilidade sobre a atuação específica dos setores. Dando a chance de entender quantos negócios são fechados no dia/mês, onde é necessário contratar e quais são os erros. E gerar produtividade.
Eficiência das tarefas
Diariamente tarefas devem ser cumpridas para o bom funcionamento da empresa. O comum é que cada colaborador seja responsável por uma determinada atividade e a execute até o fim do dia. No entanto, se o responsável por tal demanda falta ao trabalho, o que acontece?
Na sua corretora, essa retomada só é feita quando o colaborador retorna a empresa? Então isso precisa mudar.
Tenha, no mínimo, duas pessoas por função. Uma delas ocupa a posição de líder, capaz dominar a produtividade do seu setor e ensinar as tarefas ao parceiro de trabalho.
O parceiro tem a função de fazer tudo que o líder faz, mas sem a responsabilidade de gerir. E quando um deles falta, ou outro precisa administrar o restante. Jamais esse trabalho pode parar.
Para mais eficiência do trabalho faça a divisão de tarefas por período:
– No dia
Cadastros;
Propostas;
Emissões;
Controle de documento;
Pagamento de parcelas;
Controle de comissões.
– Na semana (auditoria das tarefas dos dias que passaram)
Auditorias de documentos não emitidos;
Auditoria de comissões não recebidas;
Auditoria de renovações pendentes;
Auditoria do cumprimento de tarefas diárias.
– No mês
Verificação de motivos de não renovação;
Análise de produção;
Análise de metas;
Análise de índices de sinistralidade;
Análise de planejamento financeiro – planejado x realizados.
Gestão de sucesso
Com você pôde ver, para usar as informações inseridas no seu sistema de gestão como instrumento de vendas elas precisam estar corretas. É necessário medir as atividades dos setores, encontrar retrabalhos, identificar trabalhos automatizáveis e controlar a qualidade do atendimento.
Conte com um software de gestão completo para reduzir riscos e gerar a produtividade da equipe. A Quiver oferece opções para diversos modelos de corretoras.