Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Como combater o turnover de colaboradores de uma corretora de seguros

Combater o turnover, mais conhecido como “rotatividade de colaboradores” em uma empresa exige dedicação. A saída de um membro da equipe gera desequilíbrio, custos e afeta a demanda de trabalho. Além disso, perder um colaborador engajado com os objetivos da empresa não é o desejo de um gestor. Por isso, é necessário identificar os motivos do turnover. E mais, criar métodos para que a saída de colaboradores atinja índices cada vez menores.

A alta rotatividade de colaboradores é motivo de preocupação constante de gerentes e gestores.

A alta rotatividade de colaboradores é motivo de preocupação constante de gerentes e gestores.

O que é turnover em uma corretora de seguros?

O turnover está relacionado ao processo de demissão de um colaborador e contratação de um novo para substituí-lo. Esta rotatividade pode ocorrer por inúmeros motivos, entenda:

  • Turnover voluntário: Saída por iniciativa do colaborador, em razão, por exemplo, de uma nova oportunidade de trabalho;
  • Turnover involuntário: Exoneração por baixo rendimento ou problemas financeiros da empresa;
  • Turnover funcional: Um colaborador com problemas de rendimento pede demissão, este é o turnover que menos gera impactos negativos para a empresa;
  • Turnover disfuncional: A empresa perde um profissional de alto rendimento e/ou habilidade. É o turnover que mais gera impacto negativo.

Como combater o turnover? 

Avalie o perfil do colaborador antes da contração

Fique atento aos candidatos à vaga já na entrevista de emprego. Avalie o currículo para notar com que frequência ele troca de trabalho, este é um indicador de dificuldade de adaptação.

Converse sobre os objetivos do candidato na corporação e verifique há quanto tempo ele está em busca de uma oportunidade. Questione se fez outras entrevistas recentemente e se está aguardando resposta de alguma delas.

Como empregador, explique qual estilo de profissional deseja para a vaga e investigue se ele se enquadra nos critérios. Realize pesquisas de perfil comportamental para analisar se o candidato tem o perfil adequado para a vaga.

Ao esclarecer estes pontos ficará mais simples contratar um colaborador que entrará na equipe disposto a permanecer por um longo período.

Valorize a equipe

Colaboradores motivados e satisfeitos com o ambiente de trabalho não pensam em sair da sua corretora na primeira oportunidade. Analise se o clima da empresa é agradável através de pesquisas de clima organizacional. Crie bonificações justas e avalie se a equipe está integrada e a comunicação interna funciona.

Ofereça ferramentas que os auxiliam na realização de atividades. Sistemas de gestão que eliminam tarefas manuais e permitem que os colaboradores tenham mais tempo livre são essenciais.

Promova atividades fora do espaço formal. É a chance de todos se conhecerem melhor e se sentirem valorizados.

Ofereça treinamentos

Garantir que o corretor está preparado para ter excelência nas vendas e no atendimento ao cliente, de imediato, é ótimo para combater o turnover. Incentive a participação em treinamentos e capacitações para que ele se adapte ao método de trabalho da corretora.

A Quiver oferece um diferencial para tornar a sua equipe mais familiarizada com os softwares. A equipe da corretora parceira tem acesso à Universidade Quiver. São séries de videoaulas que apresentam detalhadamente as funcionalidades das soluções Quiver. É uma prática eficiente para receber novos corretores e integrá-los à equipe em pouco tempo.

Seja acessível

Seja um líder acessível para todos os profissionais da corretora, novatos e experientes. É comum que os recém-contratados tenham dúvidas sobre processos, por isso, tenha empatia e ofereça ajuda, ou disponibilize um membro mais experiente do time para ajudá-lo.

Como diretor, você pode deixar de notar pequenos problemas do dia a dia, mas os colaboradores sabem quais melhorias precisam ser feitas. Escute o que eles têm a dizer e se comprometa em analisar. Uma diretoria que reconhece a importância da equipe nos direcionamentos da empresa, consegue muito mais engajamento.

Quer mais dicas de gestão? Acesse o guia essencial para corretores de seguros.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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