Desenvolvimento pessoal
Sabemos que direcionar os esforços de divulgação e prospecção dos clientes de forma eficiente, é essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Por conta disso, definir a persona da corretora de seguros, passa a ser uma grande tarefa para que as próximas campanhas sejam mais assertivas.
De fato, é possível otimizar os processos, tornando-o mais efetivo, de forma a conseguir potencializar as vendas sem precisar aumentar exponencialmente o investimento em marketing, apenas criando uma persona.
Neste conteúdo, além de soluções para corretoras de seguros, a Quiver fala um pouco mais sobre esse assunto e ajuda você a criar a persona da corretora de seguros. Esse passo pode trazer bastante rentabilidade para a sua empresa, que é importante para alavancar o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!
Persona é um termo relacionado a criação de um perfil específico que represente o comportamento e as características principais do consumidor ideal para a sua corretora. Ou seja, ela representa uma síntese de características do seu público alvo definida através de pesquisas com seus atuais clientes.
Contudo, a persona da corretora de seguros é diferente do público-alvo, é bom que isso fique bem claro. O público-alvo representa um grupo de pessoas com determinadas características. Já a persona é a construção de uma espécie de personagem representativo deste grupo.
Ou seja, ela possui uma profissão, uma história, características psicográficas e demográficas. A principal diferença entre esses dois modelos é que o público-alvo pressupõe uma mira que se deseja apenas atingir, enquanto a outra é uma pessoa para interagir e conquistar.
Criar a persona da corretora de seguros é essencial para que as estratégias de divulgação e prospecção sejam cada vez mais assertivas. Afinal, quanto melhor for a segmentação, será mais fácil de atingir quem realmente tem interesse em seus produtos e serviços.
Leia também: Os melhores livros para corretores de seguros
De fato, isso é essencial para que o setor de marketing otimize os anúncios, reduzindo os custos com links patrocinados, além de diminuir os custos por aquisição e levando as publicações aos potenciais clientes que podem gerar venda.
Em outro ponto, a partir da definição da persona, é possível entender quais são os motivos que levam esse potencial cliente a procurar uma corretora. Decerto, os colaboradores conseguem criar um atendimento personalizado, não apenas para conquistar esse cliente, mas também para fidelizar.
Agora que entendemos como funciona a persona da corretora de seguros e a sua importância, é hora de saber como traçar o perfil para criar uma de acordo com as características principais de seus clientes.
A criação não pode ser feita repentinamente, sem que seja feita nenhuma pesquisa ou análise da situação atual do mercado. Ou seja, esse é um processo que deve ser feito com cuidado e sem pressa.
Para criar a persona da corretora de seguros, siga os passos que vamo citar abaixo:
A partir disso, você consegue criar a primeira persona da sua corretora, baseado no seu público atual.
Porém, caso tenha algumas dúvidas em relação a essa criação, como quais os tipos de perguntas que devem ser feitas, vamos usar um exemplo de uma corretora de seguros que vende planos de saúde empresariais.
Leia também: Por que o corretor de seguros é importante e essencial?
Separamos algumas questões que podem ser feitas no questionário de personas baseado nesse caso específico:
Para os corretores que vendem planos individuais ou familiares, as perguntas podem ser ainda mais específicas e pessoais. Com isso, é garantido que o perfil fique mais próximo da realidade.
Feito isso, analise cada resposta com cuidado para que o perfil fique ainda mais detalhado e de acordo com as estratégias de sua corretora de seguros.
Para mais conteúdos relacionados ao mundo das corretoras de seguros, com dicas valiosas para o crescimento da sua organização, clique aqui e acesse o blog Quiver!
Compartilhe e inspire mais pessoas!