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Como lidar com clientes inadimplentes, para corretoras de seguros

Como lidar com clientes inadimplentes? Se esta pergunta vem com frequência em sua mente, é sinal que determinadas atitudes precisam ser revistas. Em uma corretora de seguros, clientes inadimplentes demandam atenção do colaborador, prejudicam o setor financeiro, o desenvolvimento da empresa e o relacionamento com as seguradoras. Aprenda como lidar com clientes inadimplentes a partir de pequenas alterações na rotina de trabalho da sua corretora de seguros.

Como lidar com clientes inadimplentes na sua corretora

Para resolver o problema de clientes que deixam de pagar o prêmio, inicialmente faça uma análise geral sobre segurados. É importante entender o número atual de clientes ativos e os inadimplentes. Somente após observar este relatório você poderá colocar novas estratégias em prática e reduzir os números negativos.

Para entender como lidar com clientes inadimplentes você precisará rever algumas atitudes.

Ações fundamentais para reduzir os clientes inadimplentes:

  • Envio de lembrete pré-pagamento

Tenha um sistema de gestão que, próximo a data de vencimento da parcela, envia automaticamente por e-mail ou sms, um lembrete ao cliente destacando o prazo a vencer. O conteúdo pode ressaltar qual a penalidade caso ele atrase o pagamento.

A ferramenta também ajudará a evitar que novos casos de inadimplências ocorram na corretora de seguros.

  • Lembre os atrasados

Outra maneira de entender como lidar com clientes inadimplentes é  ligar para o segurado logo no primeiro dia após o vencimento da parcela. Seja cauteloso, educado, pergunte a ele sobre sua vida e descubra qual a motivação do atraso do pagamento. Este contato com o cliente também pode ser feito pessoalmente se for possível.

Faça uma visita despretensiosa, converse sobre o trabalho e lembre-o de quitar o valor. Em todas as situações ressalte a importância da regularização do pagamento do prêmio para sua segurança. Se o cliente demonstrar desinteresse no seu alerta, insista e fale das razões que levou ele assinar a apólice de seguro.

  • Histórico dos inadimplentes

Conhecer a sua carteira de cliente garante que você identifique os maus pagadores e tenha o seu cadastro sempre em destaque. Os inadimplentes se enquadram no tipo de segurado que sempre exigem mais atenção, por isso, saiba identificar se manter este tipo de cliente vale a pena.

Tenha uma lista atualizada com os dados dos inadimplentes. Peça para a equipe atualizar todos os meses. Próximo à data de renovação do seguro verifique o histórico do cliente, considere as ocorrências negativas e positivas e avalie se uma proposta de renovação é pertinente ou não.

Alguns softwares de gestão têm a funcionalidade de você visualizar em uma única tela a história de relacionamento do cliente com a corretora de seguros. Uma opção eficaz para acessar os dados dos segurados com rapidez e segurança.

Notou que a partir de algumas mudanças você aprenderá como lidar com clientes inadimplentes sem dor de cabeça? Para obter mais resultados contra este problema tenha um sistema de gestão que te auxilie diariamente. A Quiver possui soluções modernas e eficazes destinadas às corretoras de seguros. Conheça as soluções Quiver na prática.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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