Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Como mostrar que a sua corretora de seguros é a ideal para o cliente

Uma das melhores formas de vender mais seguros é mostrar para os possíveis clientes que a sua corretora é a escolha ideal. Mas não é fácil fazer isso dentro de um mercado tão competitivo como o setor de seguros.

Existem atitudes pontuais que são importantes e nem todos fazem, então listei elas aqui. São maneiras de se diferenciar para mostrar que a sua corretora é a melhor opção que o cliente pode escolher.

Faça além do combinado

Se fizer além do que o acordo manda, ou além do que o seu cliente espera, você vai ter destaque. Pode ser que você já saiba disso, mas a questão é que muitos corretores sabem, mas não fazem. Fazer além do combinado é um grande diferencial.

Existem diversas formas de ir além e surpreender o cliente, as que considero principais são:

  • Colocar-se no lugar do cliente e conhecer suas dores;
  • Oferecer um suporte que realmente se importa com os problemas do consumidor;
  • Ter uma comunicação clara e eficaz, certificando-se de que o cliente entendeu todas as cláusulas da apólice e o funcionamento do seguro;
  • Lembrar do cliente em datas especiais (aniversário, Natal e mais uma ou duas datas ao ano).

Concentre os seus esforços para realizar essas ações simples e sua corretora de seguros já terá um grande avanço pois, como eu disse anteriormente, tudo isso pode até ser básico, mas muitas corretoras não fazem.

Coloque-se no lugar do cliente e conheça as dores dele

Você precisa conhecer o cliente e se colocar no lugar dele, sentir as dores que ele sente. Já fizemos um artigo falando sobre isso e, com certeza, sentir as dores do cliente é um dos maiores influenciadores para vender mais seguros. Ao conhecer bem o seu cliente, você enxergará as coisas de forma semelhante à que ele enxerga, isso é excelente, pois assim você pode oferecer soluções que estejam adequadas à realidade em que ele vive.

Esse conceito também é conhecido como “empatia”, que significa “colocar-se no lugar dos outros”. É um método muito interessante que serve para crescer em qualquer aspecto, seja na vida pessoal ou na profissional.

Analise da seguinte forma: Imagino que você tenha produtos com inúmeras coberturas disponíveis para oferecer ao seu cliente, mas isso significa que ele precisa de todos? É claro que não.

Justamente aqui que se aplica o que estou comentando, você precisa ser mais assertivo para conquistar o cliente. E as chances de conquistá-lo serão muito maiores se você elaborar uma proposta que oferece exatamente o que ele precisa.

Um erro comum de corretores que não usam a empatia é o de oferecer sempre as propostas de seguros mais baratas, independente do perfil cliente, isso pode causar perda de vendas sem que o corretor nem ao menos esteja ciente de qual é o motivo.

Se coloque no lugar do cliente

Se você se colocar no lugar do cliente, será muito mais fácil buscar as soluções para os problemas que ele tem.

Ofereça um bom atendimento, principalmente no pós-venda 

Outro fator que deveria ser obrigação para qualquer empresa de qualquer segmento, mas que nem todas fazem, é o de oferecer um atendimento agradável e um suporte humanizado.

Isso vale não apenas para a etapa de prospecção e negociação, mas também para o relacionamento pós-venda. Aliás, o pós-venda é a principal etapa de relacionamento com o cliente que você deve trabalhar. Um pós-venda trabalhado fideliza o cliente e consequentemente leva a vender mais seguros, pois um cliente satisfeito irá indicar a sua corretora para os amigos e familiares.

Valorize sua equipe 

Para poder realizar tudo isso, você precisará da ajuda de todos os colaboradores da empresa. Valorizar a equipe é essencial em qualquer ambiente de trabalho.

Demonstre para a sua equipe que o sucesso da corretora depende deles e valorize os bons profissionais que trabalham com você. Se sua equipe é determinada e empenhada em alcançar objetivos, mas não tem o devido reconhecimento, pode acabar desmotivada com o tempo. Ser um bom líder é essencial.

Essas vão ser as carinhas dos colaboradores se forem bem tratados e reconhecidos no trabalho

Essas vão ser as carinhas dos colaboradores se forem bem tratados e reconhecidos no trabalho

Essas foram 4 dicas para você mostrar que a sua corretora é a melhor opção para o cliente, mas existem diversas outras formas. Se você quer se aprofundar no assunto, recomendo que baixe o ebook: “Guia de vendas do corretor moderno”, onde a Quiver apresenta várias dicas para sua corretora de seguros gerar mais resultados.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é VP financeiro e de operações da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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