Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Como usar o WhatsApp para vender mais seguros

Existem diversas estratégias para se implementar dentro de uma corretora com o objetivo de vender mais seguros. Uma delas é aproveitar as ótimas ferramentas que o universo digital disponibiliza, algumas delas inclusive são grátis, como é o caso do WhatsApp.

O aplicativo de mensagens instantâneas mais usado no mundo (são mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente). Muito além de simples trocas de mensagens, o app é versátil e conta com diversas funcionalidades, como grupos de conversas, chamadas em áudio, chamadas em vídeo, listas de transmissão e atualizações de status.

Mas como aproveitar essas finalidades para e vender mais seguros? Veja a seguir.

Por que usar o WhatsApp? 

Porque muita gente usa! Só no Brasil, haviam 120 milhões de usuários até o ano passado, isso representa mais da metade do país e uma parcela muito grande da população economicamente ativa. É muita gente!

O aplicativo se tornou um dos maiores meios de comunicação instantânea entre os brasileiros e, sendo assim, é importante estar presente para se comunicar e estreitar a relação com os consumidores que lá estão.

O WhatsApp funciona para empresas?

Antes mesmo de entender como vender seguros usando o WhatsApp, é possível que você esteja com a dúvida: será que a ferramenta funciona bem para fins comerciais? E a resposta é sim!

Apesar de ser um aplicativo voltado para relacionamento pessoal, o WhatsApp pode funcionar muito bem quando o objetivo é facilitar negociações, principalmente através de uma estratégia bem trabalhada com o foco no relacionamento com o cliente.

O WhatsApp é ideal para o porte da corretora em que trabalho?

Sim, pequenas, médias e até mesmo grandes corretoras podem utilizar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes de maneira próxima, isso funciona muito bem por se tratar de uma comunicação mais íntima.

Podemos considerar que o WhatsApp representa um passo a frente na relação consumidor – corretora. Portanto, independentemente do tamanho da sua carteira de clientes, o WhatsApp é uma ferramenta importante para te auxiliar nas vendas.

Como usar o WhatsApp para vender mais seguros?

Agora que você já sabe o quanto esse aplicativo é importante e deve ser usado na corretora, independentemente do porte, chegou a hora de usá-lo. Mas entenda que não é uma fórmula mágica de vendas, que trará impacto direto logo no primeiro mês de uso.

É um processo de longo prazo, onde os resultados são indiretos e outros esforços ainda precisam ser tomados, veja mais dicas de como vender mais seguros nesse post.

De qualquer forma, existem algumas etapas que, quando feitas em conjunto, podem trazer ótimos resultados.Invista em um novo smartphone

Seu primeiro passo é investir em um smartphone para uso comercial. Você até poderia utilizar o seu telefone celular pessoal para fazer negócios, mas recomendo que tenha outro smartphone.

Pode ser um mais simples, com funções básicas, mas que seja exclusivo para se comunicar com os clientes, isso irá garantir o seu sossego nos momentos de lazer, além de tornar a operação mais profissional.

Invista em um novo smartphone

O investimento em um smartphone secundário é baixo, quando comparado à possibilidade
de ganhos que você pode ter.

2 – Tenha uma boa foto de perfil

Esteja bem apresentado em sua foto de perfil no aplicativo. Você precisa transmitir a sensação de que é uma pessoa segura e confiável, afinal, é o mínimo que o consumidor está esperando de você ao confiar um de seus maiores bens em suas mãos.

Aí está mais um motivo para você ter um segundo smartphone, assim terá mais liberdade para se comportar da maneira que desejar no seu celular pessoal e manter a imagem profissional no smartphone secundário.

3 – Deixe claro para o consumidor que você usa o app

Divulgue o número do seu WhatsApp em conversas comerciais e em seu cartão de visitas, deixando claro que o número faz parte da sua identidade corporativa. E, obviamente, você precisa checar o aplicativo diariamente. De nada adianta divulgar seu número, mas não usar a ferramenta e não atender as solicitações de contato.

Uma forma interessante de divulgar seu número, é criar um link direto para ele no WhatsApp. Para descobrir como criar um link para o WhatsApp, utilize o seguinte modelo:

https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=55XXXXXXXXXXX

Agora, substitua os X pelo seu número e pronto! Divulgue o link em seu site, blog, redes sociais, etc.

4 – Salve os contatos

Não se esqueça de salvar o nome de cada um dos contatos para não correr o risco de trocar os nomes ou esquecer com quem é que você está falando. Se for necessário, use uma breve descrição para identificar o contato, você pode criar uma classificação de tags, por exemplo.

5 – Faça bom uso do multimídia

Explore a possibilidade de enviar imagens e vídeos para comunicar sobre condições especiais ou para trocar informações com o cliente, por exemplo: pedir uma foto do Renavam ao invés de pedir para ele passar o código por escrito, correndo o risco de errar os números.

6 – Crie listas de transmissão para informar 

A criação de listas de transmissão é uma função excelente para fins comerciais no WhatsApp. Ela funciona de maneira semelhante a um disparo de emails, onde você seleciona os contatos, insere na lista e dispara uma única mensagem, que é replicada automaticamente para cada integrante da sua lista.

Você pode enviar mensagens de agradecimento ao alcançar metas, ou em datas comemorativas, além de ofertas para cross-selling e conteúdo (leia mais sobre isso na dica 8).

Importante: Peça autorização para incluir seus clientes na lista e deixe claro que sempre que eles quiserem parar de receber os conteúdos, basta que solicitem o “descadastramento”.

Lista de transmissão whatsapp

Listas de transmissão são excelentes para fins comerciais.

Você pode aproveitar a função “status” (aquela que é similar ao Snapchat e Instagram Stories) de forma semelhante, mas voltada ao conteúdo multimídia (imagem e vídeo), a diferença é que no status, apenas quem clicar para acessar o conteúdo terá acesso ao que você publicou.

7 – Esteja ciente de que este será um canal de SAC

Tenha isso em mente: provavelmente a função principal do seu WhatsApp profissional será servir de Serviço de Atendimento ao Consumidor. Isso acontece porque estamos caminhando cada vez mais para um mundo móvel e conectado, onde o consumidor quer resolver seus problemas imediatamente e, bem ou mal, ele tem diversas ferramentas em mãos para fazer isso. Portanto, esteja preparado e prepare a sua equipe para resolver dúvidas e problemas de maneira ágil e, claro, sem perder a paciência.

8 – Tenha um estoque de áudios importantes

Crie um estoque de áudios para resolução de dúvidas frequentes de seus contatos. Para fazer isso, você pode criar um grupo só com você, ou com outros colaboradores da corretora, e gravar áudios com respostas rápidas para dúvidas que aparecem corriqueiramente, após isso, quando uma dúvida surgir, basta procurar o áudio com a resposta e encaminhá-lo para o cliente. Você otimiza muito mais o seu tempo dessa maneira.

9 – Aproveite para realizar pesquisas

Você tem uma ferramenta sensacional à sua disposição para ajudar a conhecer melhor o seu cliente. Inclusive, corretoras que não conhecem as dores de seus clientes acabam falindo.

Uma forma interessante de fazer isso é utilizar o aplicativo para fazer pesquisas, faça com um questionário rápido (longe de ser chato) com algumas perguntas pertinentes para saber mais sobre o seu cliente, como por exemplo:

  • Qual é o principal medo que seu cliente tem, que acabou motivando-o a contratar um seguro;
  • O que ele espera que o seguro faça por ele no momento do sinistro;
  • Como é seu dia-a-dia, o que ele faz em momentos de lazer.

9 – Distribua conteúdo

Estamos na “era do conteúdo”. Atualmente, as empresas estão se posicionando cada vez mais como autoridade de conhecimento em suas áreas de atuação, oferecendo informações úteis para o consumidor sobre o seu mercado.

Não queira apenas vender seguros usando o WhatsApp, crie algum tipo de conteúdo multimídia para resolver possíveis dúvidas de seus clientes, para depois disparar em sua lista de transmissão. Se você tem um blog, uma boa ideia é compartilhar os links de seus posts, caso contrário, você pode criar dicas rápidas dentro do próprio WhatsApp, seja em formato de texto, imagem ou vídeo.

10 – Use o WhatsApp Business

Importantíssimo para quem quer entender como usar o WhatsApp para vender mais seguros. O aplicativo tem a versão “Business”, excelente para quem usa o aplicativo para vender. Nele, é possível criar um perfil comercial, categorizar clientes usando tags, criar respostas-padrão e mensagens automáticas. Saiba mais aqui.

Cuidados importantes

1 – Não faça spam 

Utilize a ferramenta moderadamente, não faça propaganda todos os dias. Além de ser chato, é possível que você seja bloqueado por muitos dos seus contatos e, em casos mais extremos, você pode ser denunciado e ter seu número banido do aplicativo.

2 – Seja cordial

Seja gentil com seus contatos. Busque se comunicar de uma forma amigável, lembre-se das palavrinhas mágicas: “Por favor”, “Obrigado”, “Desculpe” e “Bom-dia” são essenciais.

3 – Capriche na ortografia

Não precisa ser o rei da gramática, mas esteja atento aos erros ortográficos, pois eles podem passar uma imagem negativa. Deixe o corretor ortográfico do smartphone ativado e, se surgirem dúvidas sobre como escrever uma palavra, procure no Google.

4 – Não esqueça ou subestime as ligações

O WhatsApp é importante, mas uma chamada de áudio ainda tem grande valor, pois transmite credibilidade, confiança e é mais direta que uma troca de mensagens. Se o seu cliente não se importa em receber ligações, faça bom uso (e moderado) delas. Isso vale também (principalmente), para o primeiro contato com o prospect.

Evite fazer o primeiro contato da prospecção pelo WhatsApp. Caso você não tenha obtido sucesso nas ligações, utilize o WhatsApp para agendar a chamada.

Veja um pequeno modelo de mensagem que você pode usar:

“Olá, fulano (a). Meu nome é Fernando, sou da Quiver. Tentei ligar para você para falar sobre a cotação de seguro para o seu carro, mas não consegui. Em qual horário você prefere que eu entre em contato? Um abraço!”

Depois de conseguir esse primeiro contato, aí sim use o WhatsApp para avançar a negociação, resolver dúvidas e questionamentos. E é aí que o aplicativo brilha! Ele funciona muito bem durante a negociação porque você não precisa interromper a rotina do cliente. Você irá solicitar as informações e ele irá responder quando se sentir confortável e estiver com tempo para dedicar a essa tarefa.

4 – Ao enviar uma cotação, ligue novamente 

Se você terminou a cotação do seguro e vai enviá-la por WhatsApp, faça questão de ligar novamente para o cliente logo após enviar o documento. Isso é importante, pois valoriza o seu trabalho de ter cotado o seguro e faz com que o cliente dê maior atenção a isso, o que contribui para avançar a negociação.

5 – Sempre ofereça a possibilidade de manter contato por chamada

Sempre que estiver trocando mensagens através do WhatsApp, deixe claro que está disponível para receber ou para realizar chamadas, caso o cliente ou prospect tenha disponibilidade e queira mais esclarecimentos e informações.

6 – O cliente parou de responder, o que fazer?

Se o prospect não respondeu sua última mensagem e a negociação ficou “emperrada”, considere enviar mais uma mensagem retomando o assunto. Caso ele ignore mais uma vez, recomendo que não insista. Aí você pode seguir dois caminhos:

Opção A: Tente ligar para ele, isso pode deixá-lo mais confortável para negociar novamente;

Opção B: Caso ele não atenda suas ligações, esqueça-o. Provavelmente ele desistiu (mesmo que temporariamente) de fazer o seguro, ou você pode ter perdido o prospect para um concorrente.

Quer vender mais seguros?

O WhatsApp é apenas uma das ferramentas importantes que ajudam corretores a vender mais. Quer descobrir novas formas? Baixe o guia de vendas do corretor moderno.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é VP financeiro e de operações da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

Tenha acesso aos nossos conteúdos VIP

Criados por uma equipe de especialistas para fazer a sua corretora superar limites