Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Corretor multitarefas: Solução ou problema?

O colaborador multitarefas é visto como o profissional ideal por muitas corretoras de seguros. Ele consegue administrar apólices, cálculos importantes, atender clientes de maneira ágil e ainda estar disponível para atividades urgentes que aparecerem ao longo do dia.

No entanto, ao mesmo tempo em que essa postura é cobiçada, em razão da proatividade no trabalho, isso gera alguns problemas, como desorganização, falhas em processos e retrabalho.

Entenda no artigo, se vale mesmo a pena ser um corretor multitarefas ou contratar um profissional com essas características na sua corretora de seguros.

O colaborador multitarefas está sempre assumindo novas responsabilidades e nem sempre isso traz resultados positivos.

O colaborador multitarefas está sempre assumindo novas responsabilidades e nem sempre isso traz resultados positivos.

Profissional multitarefas: Solução ou problema?

Contar com o perfil de colaborador multitarefas, atualmente, é visto como algo de caráter prático pelas empresas. Afinal, ele está pronto para auxiliar a equipe a qualquer momento. Mas será que essa postura garante só benefícios à corretora de seguros e ao colaborador?

Trabalhar no estilo multitarefas é uma opção importante em momentos de transição da empresa ou quando a equipe está reduzida. São nessas situações que o colaborador versátil – e capaz de assumir novas funções sem inseguranças – ganha destaque. Entretanto, há outro lado que merece ser avaliado.

Justamente por agregar diversas responsabilidades, o corretor multitarefas tende a executar tarefas de maneira superficial. Ele está mais propenso a pular etapas de processos, analisar dados de maneira automática, sem tanto senso crítico, e pecar na organização. O impacto dessa ação afeta essencialmente a corretora e pode levar até mesmo a prejuízos financeiros.

Além disso, a postura multitarefas pode reduzir a produtividade natural. Com muitas informações para controlar, a falta de foco faz as tarefas levarem mais tempo para serem concluídas.

O perfil multitarefas também tem predisposição a desenvolver problemas de saúde relacionados ao trabalho, por exemplo, ansiedade, estresse e síndrome de burnout.

Corretora de seguros desorganizada: De quem é a culpa?

Práticas para o corretor multitarefas ter melhor desempenho

Para amenizar os possíveis malefícios de trabalhar com várias tarefas simultâneas, alguns métodos precisam ser revistos. É necessário fazer uma avaliação sobre as demandas da corretora e entender como elas são divididas entre a equipe.

Avalie a oportunidade de realizar capacitações voltadas para planejamento e administração de tarefas. Implemente o uso de técnicas ferramentas gratuitas para estimular a organização como, Matriz de Eisenhower, Trello e Evernote.

Matriz de Eisenhower: produza mais definindo prioridades

O sistema de gestão da corretora também pode auxiliar no controle de atividades da equipe e dar conhecimento sobre as tarefas em execução. Se o software da sua corretora não for capaz de auxiliar no gerenciamento de tarefas, reavalie.

É dever do sistema de gestão dar apoio ao gestor/gerente da corretora com relatórios atualizados sobre as tarefas e indicar as melhores estratégias para aumentar a rentabilidade do negócio.

A Quiver é especialista em desenvolver sistemas de gestão específicos para corretoras de seguros executarem tarefas de maneira organizada e superarem limites. Conheça os softwares Quiver.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

Tenha acesso aos nossos conteúdos VIP

Criados por uma equipe de especialistas para fazer a sua corretora superar limites