Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Estratégia de corretora de seguros utilizando análise SWOT

Você já precisou tomar uma decisão difícil, como abrir ou não uma nova filial, comercializar um novo produto, contratar funcionários ou fechar novas parcerias?

Geralmente essas decisões precisam ser tomadas depois de um minucioso planejamento e para ajudar nessa difícil tarefa, felizmente, existem métodos de apoio. Um deles é a análise SWOT.

O que é a análise SWOT e quais são os benefícios para a corretora?

A análise SWOT (também conhecida como FOFA), foi criada entre as décadas de 60 e 70 na Universidade de Stanford, sendo muito utilizada para o planejamento estratégico de empresas, porém, é facilmente adaptada a qualquer tomada de decisão profissional ou pessoal.

Ela possibilita a criação de um diagnóstico real da organização através de uma análise interna de forças e fraquezas, em conjunto com uma análise externa, de oportunidades e ameaças.

A análise SWOT é composta por: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

A análise SWOT é composta por: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Ambiente interno

Aqui é analisado o que está ao alcance da empresa. São pontos positivos que devem ser mantidos e/ou aprimorados e fraquezas que favorecem a concorrência. Veja um exemplo de cenário.

  • Forças: Comprometimento e criatividade

Nas forças, a corretora identifica que a equipe é unida, comprometida com os objetivos e tem ideias inovadoras. É possível fortalecer ainda mais esse ponto positivo dando a oportunidade para que sua equipe sugira novas ideias, recompensando cada sugestão aprovada.

  • Fraquezas: Finanças

Uma pequena corretora não possui o controle financeiro, mistura os gastos pessoais e profissionais, o caixa está sempre com furo. Se isso acontece, é necessário separar o que é gasto pessoal e o que é gasto da empresa.

A melhor forma para resolver isso é utilizar um sistema de gestão. Nada melhor que uma boa saúde financeira para tomar decisões importantes sem que tragam prejuízos significativos à organização.

Ambiente externo

No ambiente externo você analisa as situações que estão fora do controle da corretora mas que, mesmo assim, a empresa precisa estar preparada para enfrentar e se manter competitiva no mercado.

  • Oportunidades: Cenário econômico

A economia está favorável, os consumidores estão voltando a adquirir cada vez mais bens de consumo. Pode ser o momento de partir com tudo para o corpo a corpo com os clientes, fazer parcerias, abrir uma filial e contratar funcionários.

  • Ameaças: Concorrência

Há um concorrente muito forte se destacando no ramo. Como se destacar diante dele? Por que os clientes o procuram? Quais os benefícios ele oferece? É possível partir para o benchmarking e se inspirar nas estratégias da concorrência. Assim, a ameaça se transforma em uma oportunidade.

A análise SWOT fará com que suas decisões sejam mais assertivas e sua corretora de seguros se destaque neste meio cada vez mais inovador e desafiador. Agora, realize a análise da sua corretora!

Quer mais dicas de administração? Acesse o ebook: Tudo o que você precisa saber sobre administração de corretoras de seguros.

Rodrigo Marciniak

Rodrigo Marciniak

Rodrigo trabalha na Quiver há mais de 7 anos. Atualmente é líder de equipe no departamento de atendimento à clientes. Formado em Administração, se dedica ao máximo para o cumprimento de metas dentro da empresa e ajuda os clientes oferecendo soluções seguras para que tenham sucesso em seus negócios.

Tenha acesso aos nossos conteúdos VIP

Criados por uma equipe de especialistas para fazer a sua corretora superar limites