Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Estratégia de corretora de seguros utilizando análise SWOT

Você já precisou tomar uma decisão difícil, como abrir ou não uma nova filial, comercializar um novo produto, contratar funcionários ou fechar novas parcerias? Para isso, é preciso fazer uma análise SWOT para entender não só em relação a sua corretora, mas também a concorrência.

Essa é uma estratégia utilizada por diversas empresas no mercado, principalmente pelas corretoras de seguros. Porém, antes de traçar qualquer estratégia é preciso entender o que é e todo o seu conceito. Geralmente, essas decisões precisam ser tomadas depois de um minucioso planejamento e para ajudar nessa difícil tarefa, felizmente, existem métodos de apoio. Um deles é a análise SWOT.

Portanto, veja nesse conteúdo completo de Quiver sobre a análise SWOT e como ela pode ser aplicada na maneira correta. Continue a leitura para saber mais!

O que é a análise SWOT e quais são os benefícios para a corretora?

A análise SWOT (também conhecida como FOFA), foi criada entre as décadas de 60 e 70 na Universidade de Stanford, sendo muito utilizada para o planejamento estratégico de empresas, porém, é facilmente adaptada a qualquer tomada de decisão profissional ou pessoal.

De fato, ela possibilita a criação de um diagnóstico real da organização através de uma análise interna de forças e fraquezas, em conjunto com uma análise externa, de oportunidades e ameaças.

Estratégia de corretora de seguros utilizando análise SWOT: A análise SWOT é composta por: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)

Análise SWOT: Ambiente interno

Contudo, na análise SWOT com a visão interna, o que realmente importa é o alcance da empresa. São pontos positivos que devem ser mantidos e/ou aprimorados e fraquezas que favorecem a concorrência. Veja um exemplo de cenário.

  • Forças: Comprometimento e criatividade

É possível fortalecer ainda mais esse ponto positivo dando a oportunidade para que sua equipe sugira novas ideias, recompensando cada sugestão aprovada.

  • Fraquezas: Finanças

De fato, uma pequena corretora não possui o controle financeiro, mistura os gastos pessoais e profissionais, o caixa está sempre com furo. Se isso acontece, é necessário separar o que é gasto pessoal e o que é gasto da empresa.

Leia também: Aprenda a passar um feedback para sua equipe!

A melhor forma para resolver isso é utilizar um sistema de gestão. Nada melhor que uma boa saúde financeira para tomar decisões importantes sem que tragam prejuízos significativos à organização.

Análise SWOT: Ambiente externo

No ambiente externo você analisa as situações que estão fora do controle da corretora mas que, mesmo assim, a empresa precisa estar preparada para enfrentar e se manter competitiva no mercado.

  • Oportunidades: Cenário econômico

Portanto, a economia está favorável, os consumidores estão voltando a adquirir cada vez mais bens de consumo. Pode ser o momento de partir com tudo para o corpo a corpo com os clientes, fazer parcerias, abrir uma filial e contratar funcionários.

  • Ameaças: Concorrência
SWOT Business Company Strategy Marketing Concept

De fato, há um concorrente muito forte se destacando no ramo. Como se destacar diante dele? Por que os clientes o procuram? Quais os benefícios ele oferece? É possível partir para o benchmarking e se inspirar nas estratégias da concorrência. Assim, a ameaça se transforma em uma oportunidade.

A análise SWOT fará com que suas decisões sejam mais assertivas e sua corretora de seguros se destaque neste meio cada vez mais inovador e desafiador. Agora, realize a análise da sua corretora!

Quer mais dicas de administração? Acesse o ebook: Tudo o que você precisa saber sobre administração de corretoras de seguros.

Enfim, para mais conteúdos relacionados ao mundo dos corretores, clique aqui e veja o blog Quiver.

Studio61

Studio61

Acesse nossos conteúdos Quiver

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites