Home —Venda de Seguros

Como transformar o faturamento da corretora de seguros?

Por Redação em 15/08/2024
às 09:10

Encontrar estratégias para alavancar as vendas e aumentar o faturamento da corretora de seguros é o objetivo de todos os gestores. Claro que no final de tudo isso, tanto a empresa quanto os colaboradores acabam saindo ganhando nessa.

Entretanto, o crescimento em grande escala também está relacionado à redução de erros, como detalhes do dia a dia de trabalho que impedem o colaborador de finalizar documentos e propostas consideradas essenciais.

Entenda como administrar informações e medir a produtividade da equipe de trabalho pode fazer diferença na sua corretora de seguros e alavancar o faturamento. A Quiver, especialista em softeware para corretoras de seguros, te auxilia com esse ponto. Continue para ler mais!

Administre as informações

Uma corretora pode ter colaboradores proativos, gestor com liderança exemplar e carteira de clientes extensa, mas se os dados do sistema de gestão não forem confiáveis, todo o resto não importa. Um exemplo disso é a importância do registro de informações precisas sobre os clientes, pois um cadastro errado ou confuso colocará todo o relacionamento em risco.

Como transformar o faturamento da corretora de seguros?

Entenda seus custos

Para aumentar o faturamento da corretora de seguros é necessário entender primeiro quais são os custos. Na primeira etapa, calcule o valor da venda. Some todas as despesas mensais da corretora, o resultado deve ser dividido pelo número de documentos (apólice, endosso, fatura).

Após descobrir o preço de uma venda, ficará mais simples estabelecer estratégias para aumentar o rendimento da corretora.

É importante esclarecer que “ganhar mais” não significa vender mais apólices. Já que as vendas exigem tempo dos colaboradores. O caminho está em desenvolver métodos que estimulam a produtividade da equipe. Entretanto, só é possível desenvolver produtividade após medir a qualidade de cada setor.

Para isso, indico que você utilize o método da “corretora modelo”, criado a partir da minha experiência em uma corretora de seguros, quando o gestor me solicitou ajuda na administração.

Peça os seguintes relatórios

  1. Relatório de propostas pendentes de emissão com datas de 01/1990 a 01/2100, se no relatório houver uma proposta pendente de emissão há mais de 30 dias, alguém errou.
  2. Relatório de recibos de comissão: Compare o valor de comissões depositadas na conta da corretora e o relatório de recibos de comissão armazenados no sistema de gestão. Os números precisam ser iguais.

O resultado desta análise fará você reconhecer se os dados movimentados pela corretora de seguros estão dentro do seu sistema de gestão. Dessa forma, fica mais fácil de aumentar o faturamento da corretora de seguros.

Com a minha experiência no mercado reconheço a dificuldade em fazer estes relatórios baterem, mas não é impossível. Busque uma solução para os impedimentos que atrapalham o fluxo de informações.

Entenda sobre o processo de interações no dia a dia da corretora

  • Cliente e venda: relação baseada em troca de dados, formulários, vistorias e assinaturas;
  • Venda e pós-venda: cotações, serviços e documentação;
  • Pós-venda e cliente: atendimento e documentos.
Como transformar o faturamento da corretora de seguros?

O conflito da “corretora modelo” está no fato de que as tarefas são interrompidas para atendimento ao cliente, impedindo que seja medida a produtividade de cada colaborador. A resolução deste problema está em alterar o movimento de atendimento o cliente.

Mude o fluxo de atendimento ao cliente

Para aumentar o faturamento da corretora de seguros sem aumentar os custos e você possa estimular o colaborador a vender mais, sugiro uma simples mudança, contrate um responsável para atender o cliente. Este colaborador ficará designado a intermediar informações, permitindo que o pós-venda consiga realizar suas obrigações.

Leia também: A importância da mensuração e análise de dados das corretoras de seguros

Novo fluxo de contato

  • Cliente e venda: Atendimento, venda, propostas, vistorias, etc.
  • Pós-venda: Foco direcionado para cadastrar informações e mantê-las atualizadas.

A permanência dos setores em executar suas atividades específicas dará a chance de visualizar acertos e erros. Além disso, vai facilitar que você entenda qual a produtividade de cada colaborador.

Divisão eficiente de trabalhos

Para manter a organização do que é feito na corretora, tenha conhecimento da rotina de tarefas. Isto é, quais são executadas no dia, na semana e no mês. Dessa forma, o faturamento da corretora de seguros tem de a crescer cada vez mais.

Contudo, se compreender o sistema de tarefas é difícil para você, esse é o momento de mudar. Como gestor é essencial reconhecer por quais caminhos as informações percorrem até o resultado final.

Como transformar o faturamento da corretora de seguros?

Sinistros, emissões de apólices, propostas para digitação e retorno de e-mails são atividades que acontecem diariamente. Até o encerramento do expediente, elas devem ser zeradas. É mais uma oportunidade de você avaliar se o setor financeiro, por exemplo, está produzindo como o esperado.

No final da semana, faça a auditoria das tarefas designadas para o dia a dia. Verifique quais documentos não foram emitidos ao longo da semana e os motivos para as renovações estarem pendentes. Saiba detalhadamente as metas cumpridas e não cumpridas.

Leia também: Quais as vantagens de um CRM para corretoras de seguros?

Desta forma, no último dia do mês, ficará mais simples realizar o balanço da produtividade da corretora. Sugiro alguns pontos a serem verificados no mês:

  • Análise do índice de sinistros;
  • Revisão de objetivos;
  • Análise de produção;
  • Análise financeira;
  • Análise de metas.

Com essa avaliação, se torna mais simples entender porque determinadas estratégias não funcionam em sua corretora. Certamente, essas tarefas que não funcionam acabam prejudicando o aumento do o faturamento da corretora de seguros.

Execução de tarefas para aumentar o faturamento da corretora de seguros

É muito difícil conseguir medir a produtividade de um setor quando alguém se ausenta do trabalho. Neste momento, a pergunta é: Quando o responsável por transferir os dados da apólice para o sistema entra de férias ou fica doente, quem faz o serviço dele? Ninguém?

Se os documentos acumulam na mesa neste período, significa que o fluxo de informações é quebrado. Ou seja, aumentam as oportunidades de erro na gestão de dados da sua corretora de seguros. De fato, isso acaba prejudicando quando o assunto é o aumento do faturamento da corretora de seguros.

Em setores essenciais, se a saúde financeira da empresa permitir, conte sempre com dois colaboradores por função. Contrate uma pessoa para suprir a tarefa diária que não pode ficar acumulada. Este profissional treinado pelo seu capitão (colaborador responsável pela tarefa), atuará dando apoio às atividades.

Como transformar o faturamento da corretora de seguros?

A dupla sempre vai trabalhar em conjunto e quando o responsável faltar ao trabalho, o outro tem a função de executar suas tarefas com domínio. Com isso o aumento do faturamento da corretora de seguros acontece naturalmente.

Quando a equipe estiver recomposta, crie um mecanismo para que o responsável tenha conhecimento de tudo que foi feito durante o período de ausência.

Não importa o tamanho da empresa, este modelo é sempre o mesmo para aumentar o o faturamento da corretora de seguros. Tenha um responsável em cada setor que sabe as tarefas a serem executadas no dia, semana e mês. Este coordenador monitora e organiza as atividades e cobre outros colaboradores em caso de falta.

Quiver: Software de gestão eficiente

Como vimos, transformar o faturamento da sua corretora depende de organização e análise detalhada das informações. Não é possível crescer quando etapas essenciais do processo de dados são desrespeitadas. Com a Quiver e as ferramentas de gestão, isso fica mais tranquilo.

Leia também: Dicas para ter sucesso nas redes sociais e vender mais seguros!

Claro que, para tornar tudo isso possível, é necessário um sistema de gestão completa para auxiliar no trabalho da equipe. A Quiver é reconhecida por oferecer softwares com tecnologia e eficiência de ponta, capazes de atuar como braço da diretoria de uma corretora de seguros.

Para saber mais sobre o mercado de seguros com quem mais entende do assunto, continue acompanhando o Blog Soluções para Corretoras da Quiver.

Compartilhe e inspire mais pessoas!

Pesquisar

Web Stories

Drops de conteúdos para sua nova corretoras de desponta parceria experiência e alcançar sucesso soluções!

Slide1
Slide 2
Slide 3