Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Gestão de equipes: como melhorar o rendimento da sua corretora

Uma boa gestão de equipes é capaz de melhorar de maneira significativa a parte produtiva do seu negócio. Porém, mesmo sabendo desse grande benefício, existem empresas que não se preocupam com esse ponto e não fazem o planejamento correto, ocasionando em perda em termos de lucro e melhor aproveitamento dos colaboradores.

De fato, as organizações que não se preocupam com esses detalhes ficam para trás em relação aos seus concorrentes. A diminuição da produtividade do colaborador com o tempo pode se tornar uma insatisfação com a gestão atual.

Neste conteúdo, vamos falar sobre o assunto de maneira simplificada, mostrando que a gestão de equipe é de extrema importância se você pensa no crescimento da sua corretora de seguros. 

Continue a leitura do artigo para saber mais com a Quiver!

O que é a gestão de equipes?

A gestão de equipes se refere a um conjunto de práticas adotadas por líderes e gestores de equipes para assegurar um bom desempenho de seus colaboradores. De certa forma, essas práticas têm como foco alcançar uma maior produtividade e performance dos funcionários, já que isso se reflete nos resultados alcançados pelo time.

Gestão de equipes: como melhorar o rendimento da sua corretora

Além disso, uma boa gestão também deve adotar condutas que visam a manutenção do bem estar das equipes. Afinal, o clima organizacional, a motivação e a satisfação com o trabalho também favorecem os resultados da empresa a curto, médio e longo prazo.

Na prática, um bom gestor de equipes deve saber como cuidar dos colaboradores do seu time, promovendo condições possíveis para que eles consigam desempenhar suas atividades da melhor forma possível.

Contudo, isso não é uma tarefa fácil. Afinal, um gestor eficiente precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre controle e autonomia, desafio e conforto ou criatividade e processos, entre outras forças opostas.

Leia também: 5 benefícios do seguro de vida indispensáveis para uma boa abordagem comercial

Embora não exista uma fórmula pronta para gerenciar uma equipe de forma eficaz, os gestores podem adotar ferramentas e metodologias que ajudam essa tarefa no dia a dia da corretora.

O que envolve uma boa gestão de equipes?

Já entendemos o que é e a importância de gerenciar seus times de forma eficiente no início do conteúdo, agora está na hora de aprender como administrar uma equipe de trabalho.

Para isso, o primeiro passo é conhecer quais os fatores e processos que estão envolvidos nessa tarefa. Portanto, acompanhe abaixo:

Composição da equipe

Um dos fatores que influenciam em uma boa gestão de equipes é a sua composição. Ou seja, as funções e os colaboradores que trabalho em cada time. Por conta disso, definir os papéis de cada funcionário corretamente é essencial para que essa composição seja harmônica e produtiva.

Porém, para ser mais eficiente a gestão não pode se limitar à alocação de colaboradores que já integram a empresa. Por essa razão, é necessário pensar na composição da equipe durante os processos de recrutamento e seleção da empresa.

Gestão de equipes: como melhorar o rendimento da sua corretora

O ideal é que os processos seletivos estejam alinhados com o perfil e as habilidades buscadas pelo gestor. Além disso, o profissional contratado deve se adequar a cultura da empresa e apresentar a corretora competências que favoreçam o trabalho da equipe e, por consequência, a melhoria nos resultados.

Definição de papéis

Outro ponto importante quando falamos na responsabilidade da gestão de equipes é identificar as habilidades e potenciais de cada colaborador da corretora. 

Portanto, para que o processo seja feito da forma correta, o ideal é fazer um mapeamento dessas características, por meio da avaliação do perfil profissional, das soft skills e de indicadores e métricas de desempenho.

Leia também: Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

Dessa forma, o gestor obtém informações consistentes e seguras que orientam a definição de papéis, ou seja, a alocação de colaboradores e a distribuição de responsabilidades de acordo com as capacidades de cada profissional.

Definição de objetivos e metas

Uma boa gestão de equipes não deve ser orientada apenas por dados, mas também por objetivos e metas. Afinal, são as metas e objetivos que orientam a definição de prazos e resultados esperados.

Gestão de equipes: como melhorar o rendimento da sua corretora

Com base nessas informações, é possível alinhar processos, atividades e condutas dos funcionários a fim de alcançar os objetivos pré-definidos. Como resultado, a empresa melhora sua rentabilidade e acelera o seu crescimento.

Processos e acompanhamentos

Alinhar procedimentos, identificar erros, antecipar problemas, otimizar resultados e mudar estratégias são algumas das responsabilidades do gestor. Porém, essas tarefas só podem ser realizadas mediante o monitoramento adequado das equipes.

Por conta disso, a gestão eficiente também deve adotar procedimentos e recursos feitos para o acompanhamento do desempenho e da produtividade dos funcionários. Com isso, a corretora ganha em questão de melhorias do colaborador, identificando uma queda de rendimento, por exemplo.

Como aplicar a gestão de equipes em sua corretora?

Para aplicar essa metodologia de gestão de equipes em sua corretora, será preciso investir em capital humano e tecnologia. Uma figura de liderança na gestão de equipes para ter sucesso, é essencial que ela tenha todas as ferramentas disponíveis para gerenciar as pessoas.

Capacitação

O gestor de equipes coordenará todas as ações citadas acima. Ou seja, ele será reconhecido pelas equipes como o líder, sendo procurado diante de qualquer problema ou desafio. 

Portanto, ele precisa dominar todas as técnicas de gestão de equipe para conseguir os melhores resultados. Hoje em dia, existem vários cursos online disponíveis que podem ajudar você a se capacitar para se tornar um bom gestor.

Leia também: Aprenda a prospectar clientes pelo WhatsApp e aumentar sua carteira!

Tecnologia

Quando falamos em tecnologia, queremos dizer que a corretora precisa de um sistema de gestão de qualidade para a sua equipe de trabalho. Porém, é preciso tomar cuidado na hora de escolher a solução ideal para sua empresa.

O melhor a fazer é optar por softwares voltados para o seu setor em vez de adquirir ferramentas genéricas. Nós queremos que você tenha atenção nesse detalhe por um motivo: um fornecedor especializado conhece as especialidades do fluxo de trabalho do mercado de seguros.

Gestão de equipes: como melhorar o rendimento da sua corretora

Com a Solução em Gestão Quiver, por exemplo, você tem a tecnologia necessária para garantir o melhor para sua corretora. Esse é um sistema especializado e feito para o mercado de seguros, auxiliando na extração de relatórios, busca de documentos e outros pontos que são importantes para o funcionamento de uma corretora.

De fato, quando falamos em gestão de equipes é preciso pensar em todos os pontos para que o mecanismo funcione da melhor forma possível. Com isso todos na empresa ganham, tanto o gestor quanto o colaborador.

Para mais conteúdos, dicas e informações sobre o mercado de seguros, clique aqui e acompanhe o Blog Soluções para Corretoras.

 s61.lucas

s61.lucas

Acesse nossos conteúdos Quiver

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites