Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Marketing de relacionamento para corretores de seguros – Tudo o que você precisa saber

O mercado de seguros está cada vez mais competitivo e, devido a isso, adquirir clientes se tornou cada vez mais difícil. Diante desta situação, corretoras precisam explorar alternativas para conquistar novos clientes e elevar seus faturamentos. Entretanto, muitas delas ainda insistem em não explorar por completo um método de extremo potencial para elevar os lucros: investir no marketing de relacionamento da corretora de seguros.

O que é marketing de relacionamento na corretora de seguros?

De forma sintetizada, o marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que engloba branding e posicionamento de marca, junto da construção de autoridade e referência no mercado. Com o marketing de relacionamento, o corretor irá voltar esforços para alinhar positivamente sua comunicação com os clientes, tendo como objetivo torná-los “fãs” da corretora.

O propósito desta estratégia é fidelizar clientes de seguros para garantir a estabilidade da empresa e facilitar a prospecção de novos consumidores através das indicações dos clientes fidelizados.

Marketing de relacionamento para corretoras de seguros

O marketing de relacionamento para corretoras de seguros é igual ao carinho e comprometimento em um relacionamento amoroso, o objetivo final é o mesmo: garantir a fidelidade.

Como trabalhar o marketing de relacionamento para corretora de seguros?

No marketing de relacionamento, não basta apenas vender um ótimo produto. É preciso conquistar o cliente e fazer com que ele sinta orgulho de ter fechado negócio com um corretor amigo para, em seguida, começar a falar bem de você para o círculo social dele.

Algumas estratégias interessantes para ajudar a sua corretora a iniciar o marketing de relacionamento:

  • Crie programas de fidelidade e “presentes” em troca de boas indicações para dar um estímulo extra para os seus melhores clientes;
  • Elabore e divulgue ações promocionais que despertem o interesse nas vantagens exclusivas que a sua corretora oferece, assim você inicia o marketing de relacionamento antes mesmo de fechar a venda.
  • Lembre-se que atenção e um excelente atendimento é importante, mas é apenas o básico. Procure conhecer seu cliente e entender seus desejos para garantir a fidelidade;
  • Torne o seu cliente a pessoa mais importante para a corretora. Conheça-o de verdade e saiba qual é a sua verdadeira dor, corretores que não fazem isso estão sujeitos a falir.
  • Mantenha canais de comunicação nas redes sociais, afinal é o meio mais fácil e rápido que seu cliente terá para entrar em contato com você. Dê ênfase ao WhatsApp, que é uma das ferramentas mais importantes para corretores modernos (conheça outras aqui).
  • Realize pesquisas de satisfação para analisar o quão contente seu cliente está em relação ao seu serviço. Elabore suas próprias métricas e avalie, se o índice de satisfação estiver bom, é um sinal de que você está no caminho certo!
  • Faça cobranças de forma amigável. Para quem tem um negócio, não existe momento “cômodo” para cobrar uma dívida, mas tome cuidado para não ofender o seu cliente e tente entender quais motivos levaram ele a atrasar o pagamento. Sempre que possível estabeleça que a pessoa que faz a cobrança seja diferente da pessoa que faz a venda, isso evita o desgaste na relação. Atenção: Se o cliente nunca paga em dia, avalie se realmente vale a pena insistir nesse relacionamento.
  • Mostre que ele é importante para você, talvez essa seja a principal chave para um bom marketing de relacionamento: Não esqueça seu cliente, o mantenha informado, encaminhe cartões, e-mails ou SMS em datas comemorativas, lembre-o das datas de vencimento dos pagamentos e mostre-se sempre presente, principalmente se ocorrer um sinistro, ele vai perceber que você pensa nele e vai se sentir importante.

Essas são apenas algumas dicas para iniciar o marketing de relacionamento na corretora de seguros, mas não pare por aí! Desenvolva estratégias próprias através de reuniões com a sua equipe, pois é ela que conhece bem o comportamento dos seus clientes.

Os principais erros de relacionamento cometidos por corretores

Existem 5 erros cruciais que estragam uma boa estratégia de relacionamento em uma corretora de seguros:

  • Não investir no relacionamento pré-venda;
  • Entrar em contato somente na renovação do contrato;
  • Esquecer datas importantes para entrar em contato;
  • Não oferecer apoio durante o sinistro;
  • Ligar para o cliente sem avisá-lo.

Para um bom relacionamento, utilize boas ferramentas

Existem ferramentas que auxiliam no marketing de relacionamento para corretores de seguros, como é o caso de um sistema gerenciador com CRM integrado. A Quiver tem essa preocupação com os softwares desenvolvidos, que além de auxiliarem a gestão, automatizam o trabalho de relacionamento, com o envio automático de e-mails e SMS, alertando sobre o pagamento da parcela, ou em uma data comemorativa especifica. Além de realizar disparos de e-mail marketing para campanhas específicas.

Entenda na prática como um sistema gerenciador com CRM integrado pode ajudar a sua corretora, agende uma demonstração do software Quiver, é totalmente grátis.

Comece sua estratégia de marketing de relacionamento agora

Com as estratégias corretas de relacionamento, seu objetivo será:

  • Fazer com que seu cliente sinta-se satisfeito com o seu serviço;
  • Mostrar a importância de ter um corretor na vida dele;
  • Fazer ele entender que o produto que contratou faz toda a diferença em sua vida.

Agora chegou o momento de colocar em prática a sua estratégia de relacionamento!

Dica extra 

O pós-venda é uma etapa muito importante no marketing de relacionamento, baixe o guia “Como fidelizar clientes de seguros com um pós-venda matador” e conheça melhor a estratégia.

 

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é VP financeiro e de operações da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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