Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Métricas e KPIs: entenda os números que ajudam sua corretora a crescer

Muitos gestores de corretoras de seguros possuem dúvidas e dificuldades para dar o próximo grande passo na gestão de seus negócios após, literalmente, colocar “ordem na casa”.

Sabemos que, em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia é a principal aliada de todo e qualquer líder para uma boa gestão de seus negócios, proporcionando ótimos ganhos em tempo, dinheiro e recursos por meio da automação de funções básicas, como você já conferiu em nosso último artigo.

Mas e agora, você deve estar se perguntando? Qual o próximo passo para minha corretora ir além e, enfim, traçar boas estratégias para colher os frutos de todo esse esforço?

Couple of professionals analyzing graphs Free Vector

A resposta, como quase sempre, está nos dados! Mais especificamente, na análise de métricas e definição de KPI’s.

A seguir, você confere o conceito destes dois termos e as formas de utilizá-los em sua corretora para traçar as melhores estratégias para o crescimento do seu negócio com base em informações precisas.

Afinal, o que são métricas e KPI’s?

Para entendermos melhor a importância das métricas e KPI’s para o seu negócio, nada melhor do que começarmos com uma definição:

Métrica
No mundo do marketing, métrica nada mais é do que uma estatística ou medida de desempenho que proporcionam os dados necessários para mensurarmos resultados. O seu número de vendas ou renovações de seguro mensal, por exemplo, são métricas.

KPI’s
KPI é uma abreviação de Key Performance Indicator, ou Indicador chave de desempenho, em bom português. Ou seja, os KPI’s de sua corretora são os dados mais importantes para uma boa execução e mensuração do sucesso de suas estratégias.

Office workers analyzing and researching business data Free Vector

Métricas x KPI’s
Como você viu acima, não existe muita diferença na definição do conceito entre métricas e KPI’s, não é mesmo? É aí que você se engana!

Apesar de as definições serem sim, parecidas, são os KPI’s que definem o objetivo e andamento do seu negócio, enquanto as métricas são dados quantitativos. Em resumo, uma métrica pode se tornar um KPI, deixando de ser uma métrica, se ela mensurar um dado vital para o desempenho e crescimento de sua corretora. 

E quais os principais KPI’s que uma corretora de sucesso deve ter?

Esta é uma pergunta muito ampla, que varia de acordo com os seus objetivos. Se você quiser aumentar suas vendas, os KPI’s ideais serão uns, já se você quiser aumentar a produtividade de sua equipe, outros.

Apesar disso, existem alguns KPI’s básicos importantes que você poderá se basear para começar a embarcar neste mundo e definir os seus próprios KPI’s para atingir os objetivos almejados por sua corretora.

Confira alguns exemplos:

1 – Índice de Churn

Índice de Churn, ou Churn Rate, é uma métrica que indica o quanto a sua corretora perdeu de receita ou clientes em determinado período. Para calcular essa taxa, basta dividir a quantidade de clientes perdidos pelo total de clientes que iniciaram negócios com você.

Quanto mais alta for essa taxa, mais o seu crescimento e receita estarão comprometidos, portanto, é fundamental que você trace estratégias e ações para mantê-la mais baixa possível. E por falar em receita, você também é capaz de calcular o quanto deixou de receber por conta da perda de clientes com o que chamamos de MRR Churn (receita recorrente mensal).

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir este artigo sobre Churn que publicamos aqui em nosso blog.

2 – Taxa de Crescimento de Clientes

Este é um KPI básico para você mensurar o crescimento de sua corretora, visto que ele influencia diretamente em sua receita através de novas vendas de seguros.

Este é um indicador que você pode mensurar de maneira semanal, mensal e até mesmo anual, de acordo com os objetivos de sua corretora.

Team leader managing project Free Vector

3 – Custo por Lead

O Custo por Lead, ou CPL, é um importante indicador que mensura o quanto você está gastando para conquistar novos lead para sua corretora através de suas ações de marketing digital, como redes sociais, landing pages, dentre outras.

Você pode calcular o custo de seus novos leads dividindo a quantia investida pelo número de leads gerados. É fundamental manter essa taxa a mais baixa possível para você conquistar mais leads gastando cada vez menos!

Este é um bom começo para você começar a mensurar e entender a importância dos principais KPI’s na gestão e saúde financeira de sua corretora, porém, atualmente, ferramentas de Business Intelligence (BI) específicas para corretoras de seguros são capazes de fornecer dados muito mais densos relacionados ao mercado de seguros para você traçar sempre a melhor estratégia.

Confira alguns exemplos de KPI’s de sucesso para corretoras de seguros:

1 – Propostas pendentes de emissão

Ao transformar seu índice de propostas pendentes de emissão em KPI, você tem em mãos os números diários, semanais ou mensais das propostas que ainda não foram emitidas aos seus clientes de forma a tomar as ações necessárias para criar uma estratégia para fechar as vendas pendentes.

2 – Propostas e apólices a renovar

Outro KPI fundamental para as corretoras de seguros é o índice de propostas e apólices a renovar. O sucesso da conversão destes dados em renovações significa mais dinheiro entrando em sua corretora, por isso, analise sempre estes indicadores para focar seus esforços em também renovar a situação de seus clientes atuais, em vez de apenas correr atrás de novos clientes.

Business team discussing ideas for startup Free Vector

3 – Valores de comissões

Analisar os valores de comissões é essencial para que você mapeie os produtos ou seguradoras que mais geram prêmios para a sua corretora. Tendo isso em seu radar, você poderá criar estratégias personalizadas e focar sua verba de comunicação para obter mais vendas destes produtos ou seguradoras específicas, aumentando assim, o valor de suas comissões.

E a lista não para por aí! Você sabia que a Solução QuiverBI oferece isso e muito mais para você definir os KPI’s essenciais para o crescimento de sua corretora?

QuiverBI é um sistema de Business Intelligence onde os gestores terão uma visão 360º do seu negócio e poderão compreender cada etapa de sua operação através da utilização de dashboards, painéis de controle e gráficos que facilitam a análise das informações estratégicas com o melhor custo x benefício entre as soluções de Business Intelligence do mercado.

Business people working, brain, chart and digital devices Free Vector

Analise os indicadores de sinistralidade, identifique os clientes, e veja qual o impacto nos resultados dos seus negócios, saiba quanto você e sua equipe estão gerando de receita para a corretora e qual é a porcentagem de comissão, conheça os índices de cancelamentos para visualizar se estão afetando o resultado de sua corretora e muito mais!

Agora que você já sabe a melhor forma de definir os KPI’s e analisar as métricas de sua corretora, que tal colocar tudo isso em prática? Fale agora mesmo com um especialista da Quiver e veja como contar com QuiverBI para o seu negócio crescer cada vez mais!

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

Acesse nossos conteúdos VIP

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites