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O que é o MRR e como calcular o de sua corretora?

Fazer uma previsão de ganhos é muito importante para manter as finanças da empresa organizadas e prevenir futuros problemas, e uma ótima forma de fazer essa previsão é utilizando o MRR, e neste artigo iremos te explicar o que é este índice e porque ele é pode ser muito importante para sua corretora.

Pilha de moedas acima do gráfico com óculos Foto Premium

O que é?

O MRR é o Monthly Recurring Revenue, traduzido como Receita Recorrente Mensal, que utiliza do cálculo dos ganhos da empresa através de assinaturas mensais de seus clientes. Este índice ajuda a medir a iniciação, renovação e cancelamento de assinaturas, possibilita a análise de crescimento da empresa e seus lucros futuros. Além disso, o índice pode auxiliar na identificação de setores que necessitam de recursos para otimizar suas vendas.

Como calcular?

Homem de negócios que usa a calculadora com a pena de terra arrendada da mão que trabalha no escritório. Foto Premium

Cálculo número 1:

Nesta forma, o cálculo é feito a partir dos pagamentos mensais que sua corretora recebe de cada cliente, correspondendo aos valores mensais fixos pagos pelos assinantes de serviços. Isso significa que o MRR de sua corretora é o valor total recebido por clientes que pagam assinaturas fixas.

Cálculo número 2:

Chamaremos esse cálculo de MRR=T*V, pois ele é feito através de uma multiplicação básica: o Total de clientes ativos X o Valor pago por assinaturas mensalmente, e claro, o valor de cada assinatura. A partir deste cálculo, você pode adicionar os novos MRR, MRR adicionados e MRR cancelados para comparar a mudança do MRR de sua corretora mês a mês. 

Com isso, será possível acompanhar faturamentos e  prevenir  eventuais problemas financeiros.

Crescimento do MRR

Empresário, segurando o tablet e mostrando gráficos holográficos e estatísticas do mercado de ações, obtém lucros. Foto Premium

Para acompanhar o crescimento do MRR, é necessário estar por dentro de outros índices importantes:

MRR Novos:

Estes são os ganhos com clientes novos, que assinaram serviços recentemente. Por tanto, será contado a partir do mês subsequente, contando com o valor que cada cliente novo está pagando pelo serviço que assinou.

MRR Adicionais

Estes são os ganhos adquiridos através de atualizações de planos dos que já eram clientes, por exemplo, um cliente passou de um plano básico para um plano mais completo, pagando um valor maior, ou seja, o cálculo será feito a partir do mês subsequente contando com o valor que o cliente passará a pagar no novo plano ou serviço.

MRR Cancelados:

Estes representam perdas de clientes que cancelaram assinaturas ou serviços, ou até mesmo reduziram planos e assinaturas de serviços, portanto, deverá ser contado a partir do mês subsequente considerando o valor novo pago cliente que reduziu o plano e as perdas pelos cancelamentos de serviços.

Portanto, utilizamos a fórmula N+A-C=MRR para calcular o crescimento do MRR de sua corretora, esta fórmula representa o seguinte cálculo:

MRR Novos + MRR Adicionais – MRR Cancelados = Crescimento do MRR

A partir deste cálculo, será possível acompanhar o crescimento de sua corretora, comparar os números com o de meses anteriores e auxiliar na identificação de futuros ganhos e investimentos.

O MRR é importante para manter a saúde financeira de sua corretora, prevendo futuros aumentos ou perdas de faturamento. Este índice também irá te ajudar a entender os motivos pelos quais o faturamento está caindo, e ajudar a criar estratégias para melhorar o cenário e planos de fidelização de clientes para aumento de faturamento. Além de tudo, com o cálculo feito corretamente, é possível prever os ganhos futuros e com isso pensar em novas possibilidades de investimentos para sua corretora.

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Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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