Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Os maiores erros cometidos por corretores que impedem a renovação de seguros

Para fidelizar clientes de seguros é necessário que o corretor tenha bons argumentos, além de ter prestado um bom serviço anteriormente, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar a renovar mais, reunimos os maiores erros que corretores cometem e dificultam a renovação, assim, você pode fazer de tudo para evitá-los.

Mas, antes de tudo, por que você deve focar na fidelização do cliente?

O motivo é bem simples: Você reduz esforços, custos e tempo. E além de você manter o cliente em sua carteira, a probabilidade de receber uma indicação é muito alta, afinal, ele não teria renovado o contrato se não tivesse aprovado seu serviço. Desta forma, indiretamente você adquire novos clientes, mesmo sem dedicar muitos esforços para isso.

Não esqueça também que você terá uma abertura muito maior para trabalhar seu relacionamento com um cliente que renovou o contrato, podendo firmar uma parceria de longa data benéfica para ambos. Mas para que isto aconteça, você deve tomar algumas medidas em relação a erros muito comuns, a seguir, listamos os 5 maiores.

  • Não reunir e organizar os dados dos clientes

Onde você reúne as informações que extraiu de seu cliente no momento de realizar o contrato? É importante ter tudo organizado, até mesmo para que isso te ajude a renovar o contrato, pois quanto mais informações reunidas você tiver, mais você vai conhecer sobre ele. Mas vá além de informações contratuais, tenha anotado características pertinentes que você identificou durante suas reuniões e que te ajudarão a entender melhor quem é seu cliente. Além disso, ao reunir tais dados, você terá mais facilidade para conversar e manter contato com este cliente, o que nos leva ao próximo erro…

  • Não manter contato e se mostrar presente

Uma dica muito simples é ficar atento à data de aniversário de seus clientes e enviar um e-mail ou mensagem felicitando-os nesta data especial. Pode parecer irrelevante, mas desta maneira você estará se mostrando presente e deixará ele mais seguro de que pode confiar em você.

Isto impacta no momento da renovação, em que ele vai lembrar que, mesmo não ocorrendo sinistro, você não esqueceu que ele existe. Entre em contato não somente na data de aniversário, mas em 2 ou 3 datas especiais durante o ano. Os softwares Quiver realizam o trabalho automático de envio de e-mails no aniversário do cliente.

Uma solução Quiver facilita a gestão da sua corretora e o relacionamento com os clientes

Uma solução Quiver facilita a gestão da sua corretora e o relacionamento com os clientes.

  • Não conhecer seu cliente e suas dores

Corretoras de sucesso se dedicam fortemente para isso e fica muito mais fácil fazer quando o cliente é de longa data. Não há nada de errado em se tornar amigo de seu cliente, muito pelo contrário, é desta maneira que você descobrirá todas as suas dores. Mas para que você consiga descobrir as dores de seu cliente, será preciso consertar outro erro, que é o de…

  • Não saber ouvir

Sim! Você precisa ouvir o seu cliente, até mesmo quando ele tem coisas “chatas” para te falar. Sabemos que não é sempre que você está com vontade de ouvir sobre o dia-a-dia e a vida dele, mas acredite: isso é muito importante. É dessa conversa que você retira informações preciosas, que te ajudarão a conhecer de fato as dores de seu cliente e assim adaptar a forma como você o atende e, por consequência, isso aumenta a renovação de contratos. 

  • Se o cliente não está 100% contente, personalize

Faça seu cliente feliz. Sabemos que muitas vezes acaba sendo difícil, mas se você quer renovar mais contratos de seguros, vai ter que fazer isso. Para conseguir fazê-lo feliz, você deve personalizar seu atendimento e suas propostas, principalmente caso o seguro anterior não tenha feito a cobertura mais adequada.

Não se lamente se o seu primeiro contrato não ocorreu como esperado, surpreenda e crie um novo plano que cobre o que ele realmente precisa. Deixe seu cliente feliz.

Eu fiz tudo isso, mas mesmo assim não consegui renovar. E agora?

Se mesmo seguindo estes 5 passos você não teve sucesso na renovação, busque entender o motivo de seu cliente não querer continuar com você. Uma das possibilidades é que ele está pensando que não precisa de um seguro e cabe a você fazê-lo dar mais importância à essa proteção, lembre-se que você não vende apenas um seguro, mas sim tranquilidade, segurança e conforto.

Outra possibilidade é que ele recebeu uma proposta mais tentadora e foi experimentar a concorrência, se isto acontecer, não deixe de entrar em contato nas datas especiais e se mostre presente da mesma maneira, pois se ele se decepcionar com a concorrência, voltará para você. E aí, claro, você estará de braços abertos para iniciar um novo contrato.

Quer mais dicas que farão você renovar e vender mais seguros? Baixe o guia essencial para corretores de seguros

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é VP financeiro e de operações da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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