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Perfil de cliente ideal (PCI): O que é e como pode ajudar uma corretora de seguros

Sabendo que está cada vez mais complexo atingir diferentes públicos, por que não focar suas estratégias no Perfil de Cliente Ideal da sua corretora? Direcionar as ações para esse grupo deve evitar o desgaste da sua equipe de corretores em busca de clientes que, na verdade, não trazem resultados para a empresa. Mas você sabe o que é perfil de cliente ideal? Ao longo deste artigo, vamos apresentar mais detalhes do tema e explicar como o PCI pode ajudar a desenvolver as estratégias de marketing e vendas da sua corretora.

O que é perfil de cliente ideal?

O Perfil de Cliente Ideal (PCI) ou Ideal Customer Profile (ICP) é um termo que representa o perfil de clientes com as características ideais para as soluções oferecidas pela sua empresa. Na prática, são os clientes que trazem melhores resultados ao seu negócio. Entretanto, entenda que o PCI não é uma escolha do gestor/ gerente da corretora, como o tipo de cliente que sonha em ter. O PCI é a representação de uma linha de consumidores com necessidades específicas que podem ser atendidas a partir dos seguros que você trabalha.

Definir o PCI vai transformar a prospecção da sua corretora de seguros.

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Como o PCI pode ajudar a corretora de seguros?

O PCI é uma ferramenta de vendas que, quando compreendida pela equipe comercial, é determinante para aumentar os resultados financeiros. A estratégia colabora para que foco das vendas esteja nos potenciais clientes realmente vantajosos para a corretora.

Isso significa que o PCI ajuda os corretores a não perderem tempo e dinheiro com pessoas que demonstram interesse mas não têm dinheiro, ou até compram o seguro, mas não permanecem muito tempo na carteira de clientes da empresa, pois não enxergam vantagens no longo prazo.

Além de dar um direcionamento importante ao setor comercial, o PCI favorece que os gestores e corretores conheçam melhor a própria corretora. Toda a equipe passa a compreender quem são as pessoas ideais para consumir os produtos e ainda ajuda a verificar se a comunicação da corretora está atendendo o desejo desses consumidores.

 Como encontrar o PCI?

Para identificar o PCI da corretora será necessário fazer uma avaliação geral dos dados armazenados. Quanto maior for o volume de informações dos clientes, mais eficiente será o processo.

Com a base de clientes em mão, divida os perfis em diferentes grupos. O objetivo é encontrar os segurados que geram mais receita e avaliar os padrões. Após separar essas informações ficará mais simples definir o Perfil de Cliente Ideal do seu negócio.

Corretoras de seguros que possuem software de gestão levam vantagem na coleta e análise de sua base de dados, já que os sistemas oferecem controle dos cadastros de clientes.  Com um software de gestão também é possível ter acesso a relatórios e controle das ações dos departamentos.

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Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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