Sabemos que direcionar os esforços de divulgação e prospecção dos clientes de forma eficiente, é essencial para garantir o sucesso de qualquer negócio. Por conta disso, definir a persona da corretora de seguros, passa a ser uma grande tarefa para que as próximas campanhas sejam mais assertivas.

De fato, é possível otimizar os processos, tornando-o mais efetivo, de forma a conseguir potencializar as vendas sem precisar aumentar exponencialmente o investimento em marketing, apenas criando uma persona.

Neste conteúdo, além de soluções para corretoras de seguros, a Quiver fala um pouco mais sobre esse assunto e ajuda você a criar a persona da corretora de seguros. Esse passo pode trazer bastante rentabilidade para a sua empresa, que é importante para alavancar o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e qual a importância da persona?

Persona é um termo relacionado a criação de um perfil específico que represente o comportamento e as características principais do consumidor ideal para a sua corretora. Ou seja, ela representa uma síntese de características do seu público alvo definida através de pesquisas com seus atuais clientes.

Como criar a persona da corretora de seguros?

Contudo, a persona da corretora de seguros é diferente do público-alvo, é bom que isso fique bem claro. O público-alvo representa um grupo de pessoas com determinadas características. Já a persona é a construção de uma espécie de personagem representativo deste grupo.

Ou seja, ela possui uma profissão, uma história, características psicográficas e demográficas. A principal diferença entre esses dois modelos é que o público-alvo pressupõe uma mira que se deseja apenas atingir, enquanto a outra é uma pessoa para interagir e conquistar.

Criar a persona da corretora de seguros é essencial para que as estratégias de divulgação e prospecção sejam cada vez mais assertivas. Afinal, quanto melhor for a segmentação, será mais fácil de atingir quem realmente tem interesse em seus produtos e serviços.

Leia também: Os melhores livros para corretores de seguros

De fato, isso é essencial para que o setor de marketing otimize os anúncios, reduzindo os custos com links patrocinados, além de diminuir os custos por aquisição e levando as publicações aos potenciais clientes que podem gerar venda.

Em outro ponto, a partir da definição da persona, é possível entender quais são os motivos que levam esse potencial cliente a procurar uma corretora. Decerto, os colaboradores conseguem criar um atendimento personalizado, não apenas para conquistar esse cliente, mas também para fidelizar.

Como criar a persona da corretora de seguros?

Agora que entendemos como funciona a persona da corretora de seguros e a sua importância, é hora de saber como traçar o perfil para criar uma de acordo com as características principais de seus clientes.

A criação não pode ser feita repentinamente, sem que seja feita nenhuma pesquisa ou análise da situação atual do mercado. Ou seja, esse é um processo que deve ser feito com cuidado e sem pressa.

Como criar a persona da corretora de seguros?

Para criar a persona da corretora de seguros, siga os passos que vamo citar abaixo:

  • Colete dados dos clientes através de pesquisas e questionário;
  • Elabore perguntas diretas e que façam sentido para montar a persona;
  • Análise os dados que foram coletados;
  • Estruture a persona da corretora de seguros;
  • Compartilhe o perfil traçado com o resto da empresa.

A partir disso, você consegue criar a primeira persona da sua corretora, baseado no seu público atual. 

Porém, caso tenha algumas dúvidas em relação a essa criação, como quais os tipos de perguntas que devem ser feitas, vamos usar um exemplo de uma corretora de seguros que vende planos de saúde empresariais.

Leia também: Por que o corretor de seguros é importante e essencial?

Separamos algumas questões que podem ser feitas no questionário de personas baseado nesse caso específico:

  1. Qual o tamanho da empresa, segmento e ticket médio?
  2. Qual seu cargo na empresa? 
  3. Quais são os maiores desafios?
  4. Qual a média de idade dos colaboradores?
  5. O que levou a empresa a contratar um plano de saúde para os colaboradores?
  6. Quem exerce o papel de decisor, influenciador e comprador na empresa?

Para os corretores que vendem planos individuais ou familiares, as perguntas podem ser ainda mais específicas e pessoais. Com isso, é garantido que o perfil fique mais próximo da realidade.

Feito isso, analise cada resposta com cuidado para que o perfil fique ainda mais detalhado e de acordo com as estratégias de sua corretora de seguros.

Como criar a persona da corretora de seguros?

Para mais conteúdos relacionados ao mundo das corretoras de seguros, com dicas valiosas para o crescimento da sua organização, clique aqui e acesse o blog Quiver!