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Aprenda a prospectar clientes pelo WhatsApp e aumentar sua carteira!

Os aplicativos hoje em dia se tornaram um braço auxiliar dos vendedores em diversas ocasiões. Um bom exemplo disso é a forma de prospectar clientes pelo WhatsApp, de maneira mais simples e direta, mostrando a facilidade do celular no dia a dia do corretor de seguros.

Ocupando o posto de aplicativo mais popular do Brasil, o WhatsApp está instalado em mais de 98% dos smartphones e é a ferramenta preferida dos brasileiros para a troca de mensagens instantâneas. 

De fato, com base nessas simples informações, é impossível negar que o aplicativo ganhou uma certa relevância como canal para estabelecer um relacionamento e gerar novas oportunidades de vendas.

Hoje em dia, diversas empresas já usam o modo prospectar clientes pelo WhatsApp e tem obtido bons resultados com essa ferramenta de comunicação. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre esse ponto importante e ajudar você a implementar em sua corretora.

Prospectar clientes pelo WhatsApp: qual a diferença entre ativa e passiva?

Prospectar clientes pelo WhatsApp pode ocorrer de duas formas: passiva ou ativa. Quando o assunto é prospecção ativa, o primeiro contato utilizando esse aplicativo de mensagens instantâneas parte da empresa. Ou seja, é o corretor que entra em contato com o potencial cliente para dar início ao relacionamento e oferecer uma solução.

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Agora quando falamos em prospecção passiva ocorre o inverso. Nesse caso, é quando o cliente entra em contato com o time comercial da corretora através do número do WhatsApp.

Nesse segundo caso, o prospect toma conhecimento da empresa por meio de pesquisas online, redes sociais, website e conteúdos de blogs. Ou seja, através de um link que a empresa disponibiliza em algum dos canais, o potencial cliente é direcionado para uma possível conversa no aplicativo.

Qual a vantagem da prospecção de clientes pelo WhatsApp?

Como já falamos, muitas pessoas utilizam o WhatsApp para se comunicar diretamente com as marcas. Seja para esclarecer dúvidas, solicitar mais informações sobre um produto específico ou até mesmo efetuar uma compra através do aplicativo.

Isso por si só já é uma grande vantagem, tendo em vista que o aplicativo já se encontra fortemente inserido no dia a dia das pessoas. De certo modo, isso facilita na hora de realizar abordagens para prospectar pelo WhatsApp e realizar uma estratégia bem sucedida através desse canal de comunicação.

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Além disso, outra vantagem de prospectar clientes pelo WhatsApp é que esse é um meio que possibilita realizar interações mais próximas e com um retorno mais imediato, o que dificilmente é observado no e-mail, por exemplo.

Aprenda a prospectar clientes pelo WhatsApp

Se você está interessado em descobrir como fazer vendas pelo WhatsApp, é importante que esteja claro para você que a prospecção feita através do aplicativo de mensagens vai muito além do que realizar disparos em massa visando fazer uma propaganda da sua marca e dos seus produtos.

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Para que a estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp seja bem feita, ela não deve ocorrer sem obedecer alguns critérios ou total ausência de organização. Ou seja, a primeira coisa que você deve pensar é em conhecer o seu público-alvo e ter um perfil de cliente ideal definido.

A partir disso, ficará mais fácil orientar suas abordagens e manter o foco em contato com a pessoa que tem mais potencial para se tornar um cliente.

Feita essa recomendação é hora de conferir como montar uma estratégia de vendas pelo WhatsApp:

1 – Faça uma pesquisa prévia sobre potenciais clientes

Se você for fazer uma estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp, faça uma pesquisa prévia sobre o prospect antes de estabelecer o primeiro contato com ele.

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Ou seja, você como um bom corretor de seguros, precisa saber quais são os tomadores de decisão para entrar em contato com a pessoa certa. Portanto, analise os problemas que esse prospect enfrenta, o mercado em que ele atua e outras informações necessárias para fisgar a atenção dele.

2 – Inicie sempre a conversa se apresentando

Antes de tudo, a primeira coisa que você precisa fazer é se apresentar. O seu futuro cliente precisa saber com quem ele está conversando, por isso, apresente-se com uma saudação e em seguida o motivo do seu contato.

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3 – Tenha materiais de apoio

Para que a sua estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp seja um sucesso, tenha materiais de apoio prontos para enriquecer sua estratégia argumentativa e gerar ainda mais o interesse do prospect pelos produtos da sua corretora.

Uma das vantagens da venda pelo WhatsApp é que você pode enviar arquivos em diferentes formatos, como imagens, vídeos, arquivos em pdf, apresentações, planilhas e vários outros.

Esses materiais de apoio podem ser grandes auxiliares na hora de defender o seu produto e as vantagens para o seu futuro cliente.

4 – De preferência a lista de transmissão em vez de grupos

Em vez de você criar um grupo com diversos contatos e realizar disparos genéricos para esses grupos, opte pelas listas de transmissão. Esse é um recurso disponibilizado pelo WhatsApp onde você pode enviar mensagem para um grande volume de contatos, de forma individual.

Leia também: Quiver Mult: a ferramenta para o dia a dia!

Dessa forma, você acaba preservando a personalização das interações através do aplicativo, fazendo com que o seu potencial cliente se sinta único e não apenas mais um na lista de contato do corretor.

5 – Entenda os problemas do prospect

Após estabelecer o primeiro contato com seu prospect pelo WhatsApp, busque investigar por meio da troca de mensagens quais são as dores e necessidades dele atualmente. Ou seja, como um bom corretor de seguros, você precisa fazer perguntas que extraia dele um contexto mais amplo sobre os problemas que ele enfrenta.

Além de demonstrar interesse em manter uma conversa melhor com esse prospect, é possível também oferecer produtos cada vez melhores e que atendam às suas necessidades que foram informadas na conversa.

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6 – Saiba acionar os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são atalhos que a nossa mente pega para tomar decisões cotidianas, de modo a poupar energia do nosso cérebro. Ou seja, você pode acionar alguns gatilhos durante a estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp para persuadir os prospects e aumentar as conversões.

Por exemplo, existe o gatilho da escassez que ajuda a gerar um senso de urgência, o gatilho da prova social que mostra que outras pessoas estão comprando aquele seguro, o gatilho da autoridade que garante maior credibilidade à corretora.

Quando você segue esses pontos principais, fica mais fácil de aplicar uma estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp. 

Quiver Zap: solução de atendimento automatizado

Uma maneira de prospectar clientes pelo WhatsApp de maneira automatizada é com a solução Quiver Zap. Essa é a única solução do mercado totalmente integrada com o Quiver PRO/MID e MULT via API oficial do WhatsApp. 


Ou seja, essa é uma nova maneira para você atender os seus clientes e prospectar os novos com mais agilidade e ainda obter ganhos absolutos em controle e qualidade de atendimento e métricas.

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Como uma das suas vantagens principais, a interface do Quiver Zap é simplificada e similar a um WhatsApp Web, trazendo para você essa semelhança no dia a dia que faz diferença na integração.

Vale a pena saber como funciona na prática essa solução para aplicar melhor a sua estratégia de prospectar clientes pelo WhatsApp. 

Leia também: Quiver Zap: confira as vantagens de ter a API oficial do WhatsApp em sua solução Quiver!

Trazer esse recurso para a sua empresa é estar atento ao mercado e suas nuances, aproveitando ainda mais a sazonalidade para aumentar as vendas. Crie sempre novas estratégias para aumentar as vendas da sua corretora de seguros.

Para mais conteúdos, informações e dicas sobre o mercado de seguros, clique aqui e acompanhe o blog Soluções para Corretoras Quiver.

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