Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Tudo o que você precisa saber sobre seguros de desastres naturais

Com as fortes chuvas que atingiram diversas cidades do país nas últimas semanas, cresce o número da procura de seguros que cobrem danos causados por desastres naturais e também de pessoas que buscam mais informações sobre o assunto.

Seguro de Desastres Naturais

Muitas pessoas têm suas rotinas afetadas e bens comprometidos por conta de fortes chuvas, principalmente na época do verão brasileiro. Esse é um dos fatores que engloba os desastres naturais que podem acontecer a qualquer momento. Por isso, conversar sobre esse assunto com seus clientes é importante para alertá-los sobre possíveis riscos e fazer com que considerem incluir essa proteção nas apólices.


Seguros Residenciais

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apenas 15% das residências brasileiras possuem cobertura contra enchentes em suas apólices. Por ser um benefício contratado de maneira independente, as propostas básicas de seguro residencial não têm esse tipo de proteção inclusa, cabendo ao corretor informar este benefício adicional aos clientes.

O que cobre?
Caso o segurado tenha a proteção contra enchentes em sua apólice residencial, a chuva deve atingir 10 milímetros em 10 minutos para que os danos sejam cobertos pela seguradora.


Seguro Auto

Já quando o assunto é seguro auto, 85% dos segurados contam com o seguro compreensivo, ou seja, aquele que cobre os principais e mais frequentes sinistros como colisão, furto, roubo, incêndio e danos causados pela natureza, como a queda de árvores e alagamentos.

Porém, mesmo assim, isso não garante a cobertura total dos danos. O motorista deve provar que foi pego de surpresa com seu carro em uma via ou garagem que sofreu a inundação. Caso decida atravessar uma área alagada por conta própria, a seguradora não cobrirá os danos, visto que o motorista assumiu o risco deliberadamente.

O mesmo vale para motoristas não incluídos na apólice, caso estejam conduzindo o veículo no momento do sinistro.

Tem reparo?
Em casos como esses, quando a água não ultrapassa o nível do painel, é possível recuperar o veículo. Já quando a área do motor é afetada, é muito provável que o status de Perda Total seja inevitável, visto que o valor do prejuízo supera 75% do valor segurado.


Outras coberturas

Assim como a cobertura de danos causados por enchentes, os seguros de desastres naturais podem cobrir também sinistros provocados por incêndios, raios, explosões, aluimento de terras e fenômenos sísmicos.

Sendo assim, nesta época do ano, nunca é demais ficar de olho no tema e conversar sobre o assunto com seus clientes e prospecções. E não se esqueça: Quer ter maior controle sobre o status de suas apólices e propostas? Não deixe de conhecer as soluções Quiver para corretores e corretoras que desejam transformar sua gestão para melhor!

 

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

Acesse nossos conteúdos VIP

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites