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Como definir metas para corretoras de seguros

Metas para corretoras de seguros são fundamentais, elas são importantes para a empresa e também para os colaboradores. Enquanto a corretora garante o desenvolvimento e a gestão de qualidade, a equipe se sente mais estimulada, motivada e recompensada quando os objetivos são atingidos.

De início, para definir as metas é imprescindível que você conheça o mercado que a sua corretora está inserida, entenda também o cenário econômico, político e social, pois isso causa um impacto indireto no seu público e, consequentemente, nas suas vendas.

Conhecer o mercado significa também conhecer os seus concorrentes, é claro. Você pode fazer isso de forma amigável, conversando com concorrentes que você tem bom relacionamento e / ou vendem produtos de diferentes ramos. Isso vai te ajudar a entender como anda o cenário do seu mercado e fica mais fácil para você basear seus objetivos.

Isso vale tanto para iniciantes, quanto para corretores com mais experiência no mercado, mesmo porque em ambos os casos é muito saudável estabelecer metas.

Olhe para o passado e escolha metas que realmente importam

Para criar metas adequadas, é preciso olhar para o passado. Fazendo isso, você vai entender o que deu certo, o que deu errado e quais são os números importantes que você atingiu ou deixou de atingir para, em seguida, entender quais desses números você precisa alcançar no futuro.

Olhar para o passado te ajuda também a escolher metas que realmente importam e fazem sentido para a sua corretora. Não crie metas apenas para fingir que está buscando melhorar, estabeleça metas que você realmente se importa e que vão causar impacto real na corretora.

Crie metas na medida certa e de trabalho imediato

Ter objetivos desafiadores é muito importante, mas não exagere, pois eles precisam ser possíveis de realizar! É importante que as metas para corretoras de seguros sejam alcançáveis, mas também não podem ser fáceis demais.

Ao criar metas justas, é importante estabelecer parâmetros para avaliar e recompensar a equipe de uma maneira igualmente eficiente e justa.

Vale destacar também que você deve criar metas que sua equipe possa trabalhar nelas o quanto antes. Se você não pode trabalhar em alguma meta atualmente, deixe para pensar nela depois, quando for possível, se não você vai se frustrar por não atingi-la sem nem mesmo começar a lutar por isso.

Sua meta é reduzir a taxa de sinistralidade? Aprenda como fazer isso

Estabeleça prazos e prioridades

Uma meta precisa ter um prazo para ser atingida, do contrário ela não faz sentido e o estimulo para alcança-la será muito menor. A variação desses prazos é você que define, portanto, seja coerente. Outra dica é estabelecer prioridades, pois você não vai conseguir fazer tudo ao mesmo tempo, então classifique quais são mais importantes para você nesse momento e foque nelas.

Metas para corretoras de seguros precisam ser cumpridas

As metas para corretoras de seguros precisam ter prazos para serem cumpridas.

Classifique entre meta outcome e meta driver 

Existem metas mais fáceis de curto prazo e mais difíceis de longo prazo. Uma maneira de classificá-las é dividindo entre metas outcome e metas driver. Entenda a diferença:

  • Metas driver: São os passos que você deve seguir para alcançar a meta outcome.
  • Metas outcome: São as metas finais.

Sendo assim, para cada meta final que você considerar como meta outcome, você pode criar uma ou mais metas driver.

Veja um exemplo prático:

Vamos imaginar que você tem um aumento no seu faturamento mensal de 1%, abordando 100 pessoas nesse mês e convertendo 10 delas em vendas. Seu objetivo é de aumentar 2% no faturamento do próximo mês essa é a sua meta outcome.

Para alcançar esse objetivo, use suas metas driver: dobrar seu número de abordagens, para converter 20 vendas e assim aumentar o faturamento mensal em 2%.

  • Meta outcome: Aumentar o faturamento mensal em 5%.
  • Meta driver: Abordar 200 pessoas no mês e converter 20 vendas.

Envolva e estimule a sua equipe 

Colaboradores se sentem motivados ao ter uma meta estabelecida e se sentem satisfeitos ao atingi-la. Para aumentar mais ainda essa satisfação, envolva sua equipe desde o momento de elaboração das metas.

Além disso, é importante fazer reuniões, treinamentos e programas de incentivo, enfim, tudo que achar necessário para “dar um gás” nos colaboradores. Esse é um de seus papéis como líder.

Outra forma de estimular a equipe é dar prêmios ao atingirem as metas. Você pode criar premiações individuais ou para todos os colaboradores, dependendo da situação.

Avalie se as metas criadas estão coerentes

Pode ser que no momento de criar as metas elas pareciam coerentes, mas com o passar do tempo você acabou percebendo que não fazem sentido, que são muito fáceis ou muito difíceis. Por isso, é importante reavaliá-las esporadicamente e, se achar que é o caso, você pode modificá-las ou até mesmo esquecê-las.

Avalie as metas que valem a pena

Se a relevância da sua meta se tornou “uma estrela”, avalie se ela realmente vale a pena.

Faça um acompanhamento 

Da mesma forma que é importante reavaliar suas metas, é interessante também fazer um acompanhamento, seja diário, semanal ou mensal. Pode ser que você perceba que elas estão muito próximas de serem atingidas dentro do prazo e só falta um “empurrãozinho” extra para o objetivo ser atingido. Portanto, não esqueça delas.

Cuidado: Não tente vender a qualquer custo 

Se as suas metas estiverem diretamente relacionadas a vendas, você precisa tomar muito cuidado, pois sua equipe não pode tentar vender a qualquer custo para qualquer cliente, somente pensando em atingir os objetivos.

Você precisa conhecer seus clientes, para não atrair um “cliente problema”, que vai ser inadimplente, chato e trará várias dores de cabeça. Leia mais sobre conhecer seu cliente neste artigo.

Monte seu plano de ação

Definiu as metas da sua corretora? Agora chegou o momento de botá-las em prática. Estabeleça as estratégias e ferramentas que você vai utilizar e crie um plano de ação, onde irá registrar o passo a passo para buscar os seus objetivos. Mãos à obra!

Dica extra

Se você está enfrentando alguma outra dificuldade na sua corretora, a Quiver pode te ajudar, agende uma conversa com um especialista no mercado de seguros. Clique no banner abaixo para agendar.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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