Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

Devo montar propostas de seguros baratas ou personalizadas?

Devo montar propostas de seguros baratas ou personalizadas?

Para vender mais seguros é preciso cuidar muito bem de todas as etapas de uma negociação, incluindo os menores detalhes e as coisas mais óbvias que passam despercebidas. Uma das etapas essenciais é o momento de criar e apresentar uma proposta para conquistar o cliente. Aqui, muitos corretores acabam falhando e, muitas vezes, nem se dão conta disso.

A principal falha do corretor acontece no momento em que o corretor se depara com a seguinte dúvida: proposta mais barata ou proposta personalizada, qual oferecer? E a resposta é…

Sempre monte uma proposta de seguro personalizada para seus clientes.

Sim, sempre! Mesmo porque, existem casos onde uma proposta personalizada acabará sendo a mais barata, caso uma cobertura reduzida seja o suficiente para suprir as necessidades do cliente.

Você precisa estar ciente que, como um corretor, sua função vai além de enfiar qualquer seguro “goela abaixo” de seus clientes, pensando apenas na comissão. Se você fizer isso, é muito provável que perca a negociação ou, caso ganhe, o cliente pode terminar o ano de contrato totalmente insatisfeito. E a culpa foi sua, pois você não criou uma proposta de seguro adequada e acabou enganando o consumidor que confiou no seu potencial e acreditou na sua palavra.

Mas por que você deveria se preocupar com isso? Simples, fidelizar os clientes atuais é tão importante ou até mais do que atrair novos. A fidelização é barata e rende bons frutos, afinal, um cliente satisfeito com certeza indicará o seu serviço para os amigos e família, o que fará você vender mais e aumentar a sua carteira com menos esforços. O custo para manter clientes fidelizados é muito menor que o custo de adquirir novos.

Clientes felizes tornam-se clientes fidelizados e, acima de tudo, clientes que indicam

Mas por que personalizar?

A lógica é simples. Ao montar propostas de seguros adequadas e que fazem sentido para a realidade do cliente, ele se sente familiarizado e entende o real valor do que você está oferecendo, assim não se importa em pagar um preço elevado para ter benefícios extras.

A confirmação de que ele fez um bom negócio acontecerá durante o período de vigência do contrato, principalmente se algum imprevisto acontecer e o seguro resolver tudo o que ele precisa. Mas aqui cabe outra observação importante: se ocorrer um sinistro, esteja por perto prestando auxílio para ele. Não suma na hora em que ele mais precisa.

Se o seguro cobrir tudo e, de quebra, você estiver apoiando o cliente, a satisfação está garantida. Para vender mais seguros você precisa entregar o que prometeu e receber os feedbacks.

E como personalizar? 

Para montar propostas de seguros personalizadas, você precisa conhecer as dores do seu cliente. Ou seja, saber o que o seu cliente realmente precisa, quais são as necessidades, medos, desejos e preocupações que ele tem. Cabe a você o papel de ouvir atentamente e interpretar o que ele está falando, para depois, surpreendê-lo com uma proposta que o fará pensar: “Nossa, esse seguro realmente cobre tudo o que eu preciso!”.

“Mas meu multicálculo não faz cálculos complexos, e agora?”

Troque seu multicálculo de seguros! Se você está utilizando um software que faz cotações rápidas, mas que requer poucos campos de preenchimento, chegou a hora de experimentar um multicálculo completo. Como não poderíamos deixar de vender o nosso peixe, indicamos os multicálculos Quiver.

Diferente de uma parcela de softwares do mercado, que são focados em fazer cálculos extremamente rápidos, porém simples, o Quiver MAX e o Quiver MULT mesclam agilidade e cálculos personalizados completos, indicando até mesmo qual é a melhor seguradora para o corretor e para o cliente.

 

Além disso, existem alguns detalhes importantes para você se atentar, aqui temos algumas dicas para montar uma proposta de seguro.

Dicas para montar propostas de seguros irresistíveis

Já entendeu que montar propostas personalizadas é a melhor maneira de vender mais seguros? Então agora chegou o momento de dar aquela “turbinada”, com itens que irão encantar seu cliente.

  • Faça uma apresentação ‘bonitinha’

Você não precisa ser o rei do design, mas é importante ter uma visão crítica e senso estético para saber se está entregando uma proposta limpa e organizada. Evite textos extensos e a mistura de muitas cores em uma mesma página. Verifique se a leitura está fácil. Tenha em mente que você não está apresentando para um expert em seguros, então crie algo fácil de entender.

  • Pense nos detalhes

Agora que você já sabe a importância de conhecer as dores do seu cliente, não esqueça de incluir soluções pensadas nessas dores ao montar a proposta de seguro. A intenção é que, ao ver a proposta, seu futuro cliente se identifique com o que você sugeriu e, assim, saiba que você realmente o entendeu. E claro, caso ele precise do seguro, estará bem atendido.

  • Esclareça as dúvidas

Deixe claro todas as dúvidas que ele possa vir a ter. Como por exemplo o valor e o funcionamento da franquia. Você não vai querer arranjar confusão com o cliente por não ter explicado a diferença de uma franquia normal e uma franquia reduzida, ainda mais no momento em que ele vai estar mais nervoso.

Essa é a cara que o seu cliente faz quando recebe uma proposta que não tem nada a ver com o que ele precisa

Criar propostas de seguros personalizadas para o seu cliente demonstra que você não só tem conhecimento técnico em seu mercado, mas também indica que você é um corretor de confiança, que não está preocupado em vender a qualquer custo. O resultado disso tudo é fidelizar mais, ganhar mais indicações e vender mais seguros.

Quer mais dicas sobre aumentar vendas de corretora de seguros? Baixe o guia de vendas do corretor moderno.

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é VP financeiro e de operações da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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