Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Gamificação para corretoras de seguros: veja como criar um programa de incentivo com este conceito!

Não é de hoje que a utilização de estratégias de gamificação vem se destacando como uma abordagem eficaz no setor de vendas, oferecendo uma maneira mais divertida e  interativa de envolver tanto os clientes como os colaboradores.

E no caso das corretoras de seguros, isso não é diferente.

Ao incorporar elementos de jogos e dinâmicas lúdicas no contexto dos serviços de comercialização de seguros, as corretoras podem não apenas aumentar o engajamento e a fidelização dos clientes, mas também aprimorar a produtividade e resultados da equipe.

Continue lendo o artigo para descobrir um pouco mais deste conceito e o passo a passo para implementar um processo de gamificação para a sua corretora de seguros.

O que é gamificação?

Também conhecido pelo termo original em inglês ‘gamification’, a gamificação é um conceito  de aplicar elementos e princípios de design de jogos em contextos que não são necessariamente relacionados a jogos.

Isso inclui recompensas, desafios, competições, rankings, pontuações e outros mecanismos presentes em games.

Toda a ideia por trás da gamificação visa aproveitar a natureza motivadora e divertida dos jogos para tornar tarefas ou processos mais atraentes e envolventes, trazendo sensação de progresso aos participantes.

Podium Prize Reward Award Champion Victory Concept

É por isso que este é um conceito muito utilizado em equipes de vendas.

Confira a seguir o passo a passo para a implementação da gamificação para a área de vendas da sua corretora de seguros e veja como tornar sua equipe mais engajada!

Leia também: O passo a passo para definir uma estratégia omnichannel em sua corretora de seguros

1 – Defina suas metas nna gamificação

Antes de tudo, é importante definir as metas a serem alcançadas.

Identifique os objetivos que deseja alcançar com a estratégia de gamificação, como aumentar a produtividade da equipe, melhorar o engajamento dos clientes ou aprimorar o conhecimento sobre os produtos de seguro, por exemplo.

2 – Identifique a melhor dinâmica

Determine quais elementos de jogos podem ser incorporados, como pontos, níveis, desafios, recompensas, líderes de placar e conquistas.

É muito importante que estes elementos estejam alinhados com os objetivos e a cultura da corretora.

Female young manager discussing over adhesive note with coworkers in office meeting

Por exemplo: para a equipe de vendas, você pode criar desafios de venda mensais com recompensas para os corretores com melhores desempenhos.

3 – Defina os indicadores importantes

Indicadores mensuráveis para medir o progresso e o sucesso da gamificação permitem avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e facilita a premiação dos vencedores.

4 – Escolha recompensas atraentes

Certifique-se de que as recompensas oferecidas sejam atraentes o suficiente para incentivar a participação.

Isso pode incluir incentivos financeiros, bonificações salariais, viagens, aparelhos eletrônicos, dentre outros.

Woman with hat sitting on chairs beach in beautiful tropical beach. Woman relaxing on a tropical beach at Koh Nangyuan island.

5 – Comunique e divulgue a ação

Divulgue a estratégia de gamificação aos corretores e clientes de maneira a sentirem-se ‘provocados’ pelo desafio.

Por meio de comunicados internos, incentive sempre sua participação e destaque as recompensas que podem ser obtidas.

Divulgar resultados parciais também é uma ótima maneira de manter a competição saudável para engajar ainda mais a equipe em busca de melhores resultados até o final da ação.

Leia também: Como maximizar as vendas dos corretores de seguros através do Funil de Vendas

Conclusão

Por fim, uma vez implementada, é muito importante que o gestor da ação avalie periodicamente os resultados obtidos em relação aos objetivos definidos.

Millennial Asia businessmen and businesswomen meeting brainstorming ideas about new paperwork project colleagues working together planning success strategy enjoy teamwork in small modern night office.

Com base nesses dados, busque sempre fazer ajustes na estratégia para otimizar o impacto da gamificação no engajamento da equipe e também nos resultados obtidos pela corretora.

Leia também: Corretoras de Seguros: 04 tecnologias para ficar de olho no mercado

E por falar em dados, sua corretora tem os meios necessários para uma análise eficaz?

Na Quiver, você encontra soluções em gestão e business intelligence para sua corretora com dashboards e dados completos que auxiliam na melhor tomada de decisões estratégicas ao oferecer uma visão 360º do seu negócio!
Acesse nosso site, fale com um Especialista Quiver e conheça agora mesmo nossas soluções!

Studio61

Studio61

Acesse nossos conteúdos Quiver

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites