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Ownership: entenda sobre essa mentalidade na corretora de seguros

Traçar estratégias para aumentar o engajamento dos colaboradores deve ser uma preocupação de toda a equipe. Pensando nisso, o conceito de ownership se destaca e vem ganhando cada vez mais espaços em corretoras e empresas de outros segmentos, como forma de engajar e manter o colaborador na empresa.

Para a maioria das empresas, criar um ambiente de trabalho que gere sentimento de pertencimento e engajamento dos colaboradores, é algo que auxilia de maneira positiva nos negócios.

Porém, sabemos que todos os processos dentro de uma corretora não são fáceis, e muitas organizações se esforçam para superar os desafios. Quando se cria um sentimento que torna os funcionários mais envolvidos com a empresa onde trabalham, isso é ownership.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e sua importância dentro da corretora de seguros. Continue a leitura para saber mais!

O que é ownership?

Em uma tradução liberal, ownership significa “propriedade”. No contexto corporativo, trata-se de um conjunto de estratégias que contribuirão para que as pessoas de um time tenham “sentimento de dono”.

Ownership: entenda sobre essa mentalidade na corretora de seguros

Dessa forma, a sua equipe contará com pessoas cada vez mais engajadas e satisfeitas em suas funções. Para isso, o ideal é entender quais são as características dos colaboradores que já tenham esse sentimento, como eles tomam decisões e se comunicam. Assim, você terá a oportunidade de ampliar ao restante da corretora.

Pessoas que tem o senso ownership agem em suas funções como se elas fossem donas da empresa, independentemente de qual seja o seu cargo ou responsabilidade. Além disso, elas também contam com algumas características, como:

  • Proativas para promoverem novas soluções para a empresa, buscando sempre se capacitarem para entregar os melhores resultados;
  • Orientadas a dados, de modo que tomam decisões baseadas em números que ajudam a melhorar a corretora;
  • São mais flexíveis para mudar a rotina;
  • Fiéis a empresa – portanto, não pensam em mudar por novas oportunidades;
  • Escutam com atenção as demandas do negócio, seja de seus colegas ou clientes;
  • Responsivas – caso chegue uma demanda diferente daquilo que faz no dia a dia, tentará resolver mesmo que não seja do seu escopo.

De fato, desenvolver um sentimento de ownership nas pessoas, não se trata apenas de fornecer parte das ações da empresa. É uma atitude emocional que pode ser desenvolvida pelas lideranças diretas e indiretas. 

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Em um significado mais direto, podemos dizer que essas são as pessoas que “vestem a camisa da empresa”.

Quais as principais vantagens do ownership?

Um ambiente de trabalho agradável é um grande atrativo em qualquer empresa, mas isso só é possível quando os líderes conseguem estimular a colaboratividade, inovação, criatividade e o ownership em seus liderados.

Ownership: entenda sobre essa mentalidade na corretora de seguros

Para entender melhor esse ponto, trouxemos as principais vantagens desse método para as corretoras. Assim, é possível fazer a implementação de maneira correta e garantir uma equipe de trabalho cada vez melhor.

Maior engajamento dos colaboradores

Com certeza, a principal vantagem do ownership é em relação aos colaboradores. A partir da aplicação dessa filosofia, os seus corretores se sentem naturalmente mais engajados, abraçando por completo os objetivos coletivos.

Mais autonomia

Para desenvolver o ownership com sucesso é preciso criar uma rotina de trabalho com mais liberdade. Ou seja, os corretores devem ter maior flexibilidade para agir, sendo mais autônomos em suas decisões dentro da empresa.

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A ideia é que eles possam desenvolver as suas próprias ideias para alcançar os melhores resultados. Com isso, podemos dizer que tem também um aumento da produtividade dos corretores, tendo em vista que eles se tornam mais ativos no mercado.

Aumento nas vendas

Com mais autonomia e produtividade, por fim vem a recompensa de tudo isso: o aumento nas vendas. Com mais autonomia e liberdade para exercer suas funções, naturalmente as vendas de contrato terão um aumento significativo. 

Nesse ponto não existe segredo: quanto maior a motivação, melhor o trabalho executado e, por consequência, o aumento nas vendas.

Embora não seja uma tarefa simples, o ownership é com certeza uma ótima estratégia para aumentar o desempenho de qualquer corretora de seguros. Contudo, não é atoa que as empresas líderes no mercado abraçaram de vez esse conceito para dentro da organização.

É uma forma de crescer de maneira progressiva no mercado, tornando a sua empresa cada vez mais forte. Vale a pena reunir com os setores e começar a implementar essa filosofia dentro da corretora de seguros.

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