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Os 5 erros fatais no relacionamento com clientes de seguros

Vender seguros não é fácil e para muitas corretoras de seguros, manter os clientes nela é uma tarefa mais difícil ainda. É uma briga todo ano para não perder a renovação do seguro e, muitas vezes, é preciso diminuir a comissão.

Em muitos casos, o tropeço está no relacionamento com o cliente durante o período de vigência e isso pode ser melhorado.

Veja a seguir, quais são os erros de relacionamento com clientes de seguros mais comuns que impedem as corretoras de renovar.

1 – Não investir em relacionamento pré-venda

Você, com certeza, já ouviu a expressão “A primeira impressão é a que fica”. Na venda de seguros isso não é diferente. A maneira que você trata o seu cliente na primeira vez que ele pisa em sua corretora pode representar o início de um relacionamento agradável ou até mesmo o fim dele.

Para tornar a experiência do cliente melhor, ofereça um cafezinho e / ou alguns quitutes para deixá-lo confortável. Mantenha uma boa conversa e, se possível, disponibilize conteúdos informativos, como revistas, guias, flyers, cartilhas, etc.

Também não esqueça de deixar seu número de telefone e se mostrar disponível para atendê-lo a qualquer momento.

2 – Entrar em contato somente na renovação

Muitas corretoras esquecem de criar um vínculo com seu cliente, no fim da vigência não há milagre e a renovação acaba sendo perdida. Ligue para seu cliente, pergunte se está tudo certo com o seguro e se ele está satisfeito. Com isso, além de criar mais proximidade, você mostra que ele é importante para a corretora.

3 – Esquecer datas importantes

Datas comemorativas são momentos felizes e deixar de marcar presença é perder a oportunidade de criar um bom relacionamento com o cliente de seguros. Comece com atitudes pequenas, como enviar um cartão de natal por e-mail ou até mesmo um simples SMS de aniversário.

Esse tipo de experiência positiva marca na memória do cliente e ajuda indiretamente na renovação.

Dica prática: Caso o sistema gerenciador que você usa não avisa sobre o aniversário de clientes, utilize o Google Agenda. Caso queira uma solução profissional, contrate um sistema Quiver.

Lembrar do aniversário do cliente é uma ação de relacionamento importante.

Lembrar do aniversário do cliente é uma ação de relacionamento importante.

4 – Não oferecer apoio em caso de sinistros

Quando seu cliente bate o carro, um mar de coisas passa pela mente dele, principalmente sobre os custos com a batida, além do estresse da situação. Muitos corretores de seguros auto deixam passar a oportunidade de se tornarem os heróis do dia, tranquilizando o cliente quando ele mais precisa e realizando o contato com a seguradora.

Um tratamento diferenciado e o acompanhamento do sinistro também fazem parte do trabalho de corretagem, por exemplo, deixe o seu número de telefone ao invés do contato da assistência 24 horas para o cliente. Isso quer dizer que ele vai te ligar? Com certeza!

Quando se trata de relacionamento com clientes de seguros, é preciso levar em consideração que nem sempre o que é trivial para você vai ser para o seu cliente. Esse tipo de contato gera valor para ele e, provavelmente, o fará comentar com as pessoas próximas sobre apoio que recebeu nesse momento delicado. 

5 – Não ligar com antecedência

Ligar e pedir uma decisão em cima do prazo da renovação, além de desagradável, aumenta as chances de perder o negócio. Para evitar isso, tenha um calendário organizado e faça contato com pelo menos 3 dias de antecedência.

Faça uma ligação amigável avisando sobre o período de vigência e lembrando a história entre o cliente e a corretora. Nesse momento, reforce as experiências positivas que tiveram seguindo as dicas anteriores.

Evite esses erros e o relacionamento com o cliente de seguros se tornará um diferencial para a sua corretora, criando uma carteira de clientes fiéis. Se você quer outras dicas de relacionamento, baixe o guia: Como fidelizar clientes de seguros.

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