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Seguro viagem: Como convencer o cliente a contratá-lo?

Muitas pessoas que planejam viajar, cogitam a contratação de um seguro viagem. Entretanto, por que alguns optam por não obtê-lo?

No artigo de hoje, vou mostrar argumentos fundamentais para explicar aos clientes o quão importante esse serviço é numa viagem, seja ela internacional ou não.

Viajar é uma palavra muito utilizada por todos, como sinônimo de um desejo, um sonho e uma chance de conhecer diferentes culturas pelos quatro cantos do mundo. Mesmo sendo repletas de diversão, imprevistos também podem fazer parte do pacote. E como o próprio nome já diz, não tem como prevê-los!

Então, a única saída para ficar mais tranquilo, principalmente em viagens internacionais (onde o idioma pode ser uma barreira), é o seguro viagem. Veja abaixo, como agregar valor a esse serviço, quando estiver contatando o cliente.

1. Explique o básico

Dê uma rápida introdução sobre o tema. Uma breve fala de até 5 minutos já basta. É sempre vantajoso começar explicando, independentemente do tema, de forma simplificada e objetiva.

Isso faz com que o ouvinte receba as informações necessárias para entender melhor o que virá pela frente. Exemplo de fala para explicar simplificadamente, àqueles que ainda não estão aprofundados:

– O seguro viagem é similar a um plano de saúde, só que temporário (durante o período da viagem) e tem, também, uma garantia de indenização para alguns acidentes.

2. Mostre a importância de contratar um seguro para viagens

Por estar relacionado, também, à saúde, cuidado para não assustar o cliente em potencial: a argumentação deve criar um senso de urgência, e não uma preocupação constante e perturbadora.

Para isso, discorra sobre informações relevantes e se for citar casos, deixe os mais sérios de lado!

Ideias de argumentos a serem usados para convencê-lo a contratar um seguro viagem:

– Os imprevistos acontecem até com quem já é experiente em viajar.

– O custo de um tratamento/internação em um hospital no exterior pode sair bem mais caro que o normal, dependendo do destino em questão.

– A maioria dos países não atende estrangeiros gratuitamente em seu sistema de saúde.

– Existem outros problemas que o seguro também engloba, como extravio de bagagem, remarcação de passagem e assistência jurídica.

Dessa forma, o seguro viagem pode ser visto como um modo de economizar dinheiro, ao invés de apenas um gasto a mais.

3. Mostre os benefícios oferecidos pela sua corretora

O potencial cliente, nesse momento, já sabe como funciona e o porquê de contratar tal serviço.

Entretanto, por que ele deveria fechar negócio com você? Aproveite para mencionar todos os diferenciais da sua empresa, como experiência no mercado, avaliações de quem é cliente, promoções, formas de pagamento, parcelamento, entre outros.

Feito isso, tente fechar a venda: esse é o momento ideal! Se ele ouviu a tudo isso, significa que está interessado.

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