3 fatores que impedem o crescimento de uma corretora de seguros
Determinadas ações que parecem irrelevantes podem ser responsáveis por atrapalhar o desenvolvimento da sua corretora. Entender quais são esses erros, é o primeiro passo para buscar métodos de superá-los. Nesta situação o importante é saber analisar o problema, seja ele, desorganização, falta de planejamento ou motivação da equipe. Veja o artigo que preparamos.
Fatores que impedem o crescimento de uma corretora de seguros
- Processos manuais defasados
Uma corretora que quer evoluir precisa acompanhar os avanços tecnológicos, isso significa esquecer tarefas manuais e repetitivas. Mesmo que elas funcionem no dia a dia, quando uma empresa tem um software que auxilia nas atividades, gera relatórios inteligentes, administra as informações dos clientes e os processos fluem sem empecilhos, o índice de erros reduz drasticamente.
Além disso, as planilhas dos departamentos prontas para análise, não acumulam nas mesas e as conferências das comissões e repasses das seguradoras não geram dores de cabeça.
Simplificando, o gestor/gerente deixa de ter que, diariamente, parar suas tarefas para resolver os problemas de processos da corretora de seguros.
Entenda os principais processos manuais que impedem uma corretora de crescer.
- Falta de planejamento estratégico
O caminho para o desenvolvimento de qualquer empresa deve ser pensado e traçado com detalhes. O gestor/gerente que não reconhece a necessidade desta atitude, certamente, terá dificuldades para alcançar bons resultados, já que suas ações não foram baseadas na atual situação da corretora de seguros.
O planejamento estratégico permite organizar o posicionamento da corretora, os objetivos e como será o envolvimento da equipe para a execução dos projetos.
No entanto, não é apenas a falta de planejamento estratégico que causa dores de cabeça. Algumas corretoras até criam um plano de desenvolvimento, mas têm dificuldades em colocá-lo em prática. Por isso, para que ele funcione, as metas estabelecidas precisam ser alcançáveis e a equipe deve colaborar e realizar as tarefas com motivação.

Pequenas mudanças nos métodos de trabalho podem favorecer o crescimento da corretora de seguros.
- Líder que não delega tarefas
Muitos líderes apresentam dificuldades em delegar tarefas. Pode parecer irrelevante, mas esta atitude impede que a empresa cresça. Quando um líder não delega tarefas fica sobrecarregado, demonstra medo e imaturidade profissional. Nesses casos, ele deixa de permitir que o negócio deslanche por pura insegurança.
Em contramão, o gerente da corretora, que delega as ações do dia a dia sabe que, sozinho, ele não chegará aos seus objetivos.
Mas, antes de tomar qualquer atitude, ele conhece os seus colaboradores, entende as habilidades de cada um e depois transfere as responsabilidades de acordo com os perfis.
Delegar é uma atitude de confiança, responsabilidade e conhecimento. Saiba priorizar e delegar tarefas da corretora utilizando a matriz de Eisenhower.