Como podemos ajudar sua corretora de seguros a superar limites?

BSC em corretoras de seguros vale a pena?

Quando o assunto é planejamento, muitos corretores podem ficar assustados, se este é o seu caso, não se preocupe, você não é o único. A cultura do brasileiro não está muito ligada ao planejamento e a falta de gestão de muitas empresas nacionais é um reflexo disso. Mas você pode começar a planejar melhor as ações da sua corretora agora mesmo e, em um determinado momento, pode chegar à seguinte dúvida: Aplicar o BSC (Balanced Scorecard) em corretoras de seguros funciona? 

O que é BSC?

O Balanced Scorecard é um método criado por professores de Harvard, com o intuito de fugir do tradicional modelo de gestão estratégica. Trata-se de uma metodologia que mede o desempenho das empresas e auxilia na definição de estratégias e ações, com o diferencial de não ter métricas de planejamento unicamente focadas em atingir resultados financeiros. Seu objetivo é fazer com que o gestor entenda claramente quais são os objetivos da estratégia e, a partir disso, defina quais são as iniciativas a serem executadas para alcançar tais objetivos.

  • O BSC é dividido em 4 perspectivas, que determinam o rumo das estratégias a serem estudadas:
  • Financeiro;
  • Cliente;
  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento.

As perspectivas do Balanced Scorecard

De forma resumida, esse é o conceito do Balanced Scorecard. A ideia do artigo não é detalhar a metodologia e nem ensinar a executá-la. Se você quer se aprofundar mais em BSC, sugiro que leia este artigo aqui.

A grande questão é que quando falamos de planejamento para corretora de seguros, o BSC surge como uma alternativa e assim, corretores se deparam com a seguinte dúvida: Não costumo planejar, então o BSC vai funcionar na minha corretora?

A resposta é: É muito provável que não.

A não ser que a sua corretora já venha utilizando outras estratégias de planejamento com sucesso há vários anos, não recomendo a implantação do BSC. É muito comum vermos empresas que querem ir “do 8 ao 80” logo de cara. Ou seja: corretoras de seguros que nunca planejaram nada, contratam consultores de gestão para implantar a metodologia do Balance Scorecard, com insights (uma espécie de epifania) realmente incríveis, mas que não conseguem ser aplicados pelos gestores. Ou seja, é trabalho jogando no lixo.

Isso faz parte da história de muitas empresas, que cometem erros pois tentam por em prática planejamentos difíceis de serem executados, mas a partir do momento que passam a usar estratégias mais simples, começam a crescer aceleradamente.

Mas isso não quer dizer, de forma alguma, que será impossível para a sua corretora chegar ao patamar que a metodologia BSC requer. É possível que você chegue até o BSC, mas com toda certeza deve começar mais simples. Planejamento para corretoras de seguros não deve ser complicado.

Podemos fazer uma analogia a atividades físicas por exemplo. Para quem quer praticar corrida de rua, mas não tem experiência, não é recomendável participar de uma maratona de primeira, pois dificilmente irá completar o desafio. É muito melhor começar com corridas curtas para avaliar quais são os erros e acertos para, aos poucos, ir aumentando a distância do percurso.

Na corretora não é muito diferente. Portanto, ir logo de cara no BSC em corretoras de seguros pode comprometer todo o seu planejamento.

Qual é o segredo do planejamento?

O segredo do planejamento para corretoras de seguros está nos pequenos detalhes. O mais importante é que a sua corretora tenha avanços no dia-a-dia que caminham para uma melhora significativa a longo prazo.

A Quiver (ainda antes de se tornar Quiver), estabeleceu um processo interessante, que trouxe um crescimento significativo e você pode executar na sua corretora de seguros: destine de 15 a 30 minutos de toda a sua equipe semanalmente para se reunir e entender o que deu certo, o que deu errado e quais são as formas para melhorar e solucionar os problemas que ocorreram durante a semana.

O grande trunfo de um bom planejamento  e o que determinará seu sucesso é o acompanhamento das estratégias de melhoria. Ou seja, não basta apenas trilhar um caminho para a corretora, se não houver um acompanhamento diário das ações que estão sendo tomadas para chegar até o final desse caminho.

Reúna-se com a equipe semanalmente para discutir o balanço semanal da corretora.

Reúna-se com a equipe semanalmente para discutir o balanço semanal da corretora.

Mas como começar a planejar?

O planejamento de uma corretora de seguros deve ser simples e descomplicado. Para executá-lo, siga estes passos:

1 – Estabeleça prazos curtos

Pensar a longo prazo é importante, mas planejar a sua corretora daqui a 5 anos é exagero, pois pode ser que ela nem exista até lá (a realidade é dura). Estabeleça pequenos prazos para acompanhar de forma mais detalhada a evolução do dia-a-dia.

2 – Defina poucos indicadores

Escolha um. Um é melhor que zero. Se você for tentar melhorar tudo de uma vez, é bem provável que falhe. Se concentre em poucos indicadores e trabalhe duro para avançar neles.

3 – Seja realista

Você não vai atingir metas surreais, seja realista e idealize metas possíveis de serem atingidas. Mas isso também não significa que você deve ficar dentro da zona de conforto. Ousar é importante. 

4 – Não conseguiu atingir a meta? Não tem problema

Ter atingido a meta é apenas uma das vitórias no início do planejamento de uma corretora. Mais importante do que alcançar a meta, é ter feito algum tipo de avanço no acompanhamento dos processos e na busca pela melhoria contínua. O que realmente vale é o trabalho estar sendo feito para alcançar os objetivos, mesmo que eles não sejam atingidos de imediato. É dessa maneira que a maioria das grandes empresas começaram a crescer.

Leve em consideração esses 4 fatores e o seu planejamento para corretora de seguros será simples e efetivo, desde que você planeje e aja. Execute as estratégias, não deixe ficar apenas no papel!      

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Mauricio dos Santos

Mauricio dos Santos

Maurício dos Santos é empreendedor há mais de 25 anos. Atualmente, é VP de produtos e tecnologia da Quiver, empresa que oferece soluções digitais para corretoras de seguros. Já participou de missões tecnológicas no Vale do Silício com o objetivo de buscar e implantar ideias nas áreas de gestão de pessoas e de negócios. O executivo realiza mentoria voluntária para startups, auxiliando na composição e validação de modelos de negócio. Além disso, já participou de diversos hackathons como mentor de tecnologia e de negócios.

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