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Como vender mais seguros auto

Como vender mais seguros auto? Temos certeza que essa é uma pergunta que mexe com a cabeça de todo corretor que trabalha com seguro de veículos. A concorrência está alta, o mercado muda constantemente e você precisa acompanhar e superar a competitividade entre corretoras para se destacar e fechar mais vendas.

Para vender mais seguros auto, não há uma receita mágica, mas temos algumas dicas que irão te ajudar no processo de atração de clientes, leia a seguir.

Aproveite o cenário econômico

Para começar, essa não é exatamente uma dica, mas sim uma notícia animadora, que talvez você já tenha visto: a venda de veículos novos cresceu significativamente no Brasil no primeiro bimestre de 2018. Segundo levantamento, ocorreu uma alta de 19,55% em relação ao primeiro bimestre de 2017.

É um excelente sinal de que o mercado de seguros tem potencial para crescer mais ainda, afinal, quanto mais compras de carros novos acontecerem, mais oportunidades de vendas você tem, subentendendo que pessoas que recém adquiriram um veículo estão mais propensas a contratar um seguro para protegê-lo. Caso o cliente ainda não esteja pensando nisso, é o seu papel convencê-lo de que ele precisa de um seguro para não precisar se preocupar no futuro. Além disso, aproveitando esse cenário, você pode desenvolver e fortalecer parcerias com vendedores de carros e concessionárias, por exemplo.

Para vender mais seguros auto, aproveite a ascensão do mercado

Um carro novo é uma grande conquista, aproveite o ascensão das vendas de veículos novos para vender mais seguros auto.

Defina o seu perfil de cliente ideal (PCI)

Aproveitando o gancho da notícia das vendas de veículos no país, é importante reforçar que você não pode cair no erro de achar que vai vender para todo mundo. Para vender mais seguros auto, defina um público-alvo e crie estratégias focadas em atingi-lo.

Primeiramente, busque informações sobre o mercado de seguros, analise a concorrência, avalie as seguradoras e os valores dos seguros. Após entender o que o mercado está oferecendo, crie o “perfil do cliente ideal” da sua corretora. O PCI é uma metodologia em que você reúne as principais características que o cliente ideal da sua empresa deve ter. Um exemplo de PCI é: Homem, de 30 a 40 anos, casado, com filhos e que recém comprou um carro novo ou seminovo.

Uma dica é selecionar e avaliar as características de seus atuais clientes. Se achar necessário, você pode entrevistá-los. Assim terá informações mais precisas para traçar o perfil de público-alvo que você quer atingir e isso pode te render excelentes descobertas para vender mais seguros auto.

Aposte no marketing digital 

Apostar no marketing digital para atrair clientes é uma estratégia que muitas corretoras utilizam. Quando executada da maneira correta, a publicidade online acaba sendo mais barata e, muitas vezes, mais assertiva que as estratégias offline. Selecionamos duas ferramentas de marketing digital com potencial enorme para vender mais seguros auto, o Facebook Ads e o Google Adwords.

  • Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook é uma ferramenta potente. Ela é extremamente efetiva porque a rede social conhece seus membros, o Facebook sabe o que cada um dos usuários gosta de ouvir, ler, comer e consumir. Isso possibilita que os anunciantes façam uma seleção rigorosa do público que deseja alcançar.

Você pode usar a plataforma de ads do Facebook para criar anúncios direcionados a um perfil de público específico. Veja:

Facebook Ads para vender mais seguros auto

O Facebook Ads permite que você selecione um público específico para anunciar e vender mais seguros auto.

Nesse exemplo de anúncio, selecionamos o seguinte público: Pessoas de ambos os sexos que moram na região de Ponta Grossa – PR e têm entre 25 e 50 anos de idade. Para uma busca mais refinada, selecionamos algumas informações extras: o público deve ter demonstrado interesse em carros, mas não deve ter demonstrado interesse em motos.

É claro que, ao fazer uma segmentação como essa, podem ocorrer algumas infelicidades, pois o público pode acabar ficando muito específico ou muito amplo, mas esse problema pode ser facilmente corrigido através de um acompanhamento posterior. Nessa segmentação, você pode inserir as características do seu PCI para segmentar seus anúncios, são inúmeras possibilidades. O mais importante é que você saiba o grande potencial que os anúncios do Facebook proporcionam para a sua corretora.

  • Google Ads

Outra ferramenta de marketing digital extremamente útil e poderosa para corretoras é o Google Ads. No Adwords, você cria anúncios de textos direcionados para uma busca específica (palavras-chave) e pode segmentar pela região do usuário, mas não pode segmentar por perfil de público como no Facebook.

Veja como funciona a ativação de um anúncio no Adwords:

Ads para vender mais seguros auto

Resultados de anúncios no Google Ads para a busca “seguro de carro”.

Nessa situação, onde a pesquisa é “seguro para carro”, podemos ver os 4 anunciantes que compraram a palavra-chave e estão dispostos a pagar o maior valor para aparecer no topo das pesquisas. Vale ressaltar que os anúncios não são fixos e podem variar de acordo com o valor que os anunciantes pagam, além de serem relacionados à busca que o usuário fez e a região que ele se encontra, se você fizer uma pesquisa agora, provavelmente o resultado será diferente desse da imagem.

O mais importante é que você pode fazer a sua corretora aparecer ali, para quem está buscando por um produto que você oferece, nesse caso, o seguro auto. É uma excelente janela de oportunidades para atrair clientes e vender mais seguros auto.

Quer outras dicas para vender mais seguros?

Use a tecnologia a seu favor

Aproveite as ferramentas que o avanço tecnológico proporcionou para as corretoras. As duas principais e que toda corretora deve ter são: Sistema gerenciador e multicálculo. Recomendo que busque e conheça alternativas que entreguem um resultado melhor.

Quanto ao sistema gerenciador, solicite a demonstração de um software Quiver para entender o que ele pode proporcionar para a sua corretora.

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Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues é empreendedor da área de softwares para corretoras de seguros há mais de 25 anos. Atualmente, é Chief Executive Officer da Quiver, empresa líder no segmento de soluções para corretoras de seguros no Brasil. Formado em Tecnologia da Informação e Administração de Empresas, o executivo tem se dedicado ao crescimento da empresa, na superação dos limites dos clientes e na evolução constante dos colaboradores.

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