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Comunicação não violenta: entenda sobre o assunto

Saber utilizar as palavras certas durante um diálogo é uma prática essencial em qualquer ambiente de trabalho, por isso, permite que as pessoas expressem cada ponto de vista de maneira compreensiva. Esse é exatamente o princípio da comunicação não violenta.

Ao adotar essa prática na sua corretora de seguros, os colaboradores passam a conversar estimulando reações positivas nos clientes e estabelecendo um rapport. Além disso, essa é uma técnica que melhora o relacionamento interpessoal entre a equipe, aumentando os níveis de desempenho.

Para entender melhor sobre esse mundo, Quiver trouxe o assunto de maneira mais simples para você aplicar na sua corretora. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é comunicação não violenta?

Segundo Marshall Rosenberg, psicólogo que desenvolveu o conceito de comunicação não violenta (CNV), é construída a partir de habilidades de linguagem e comunicação que intensificam nosso caráter humano, mesmo que exista um conflito ou situação adversa. 

Comunicação não violenta: entenda sobre o assunto


Sendo assim, em vez de reações automáticas e superficiais, a CNV garante respostas conscientes e baseadas na percepção de si e dos outros. 

Vale lembrar que o processo de comunicação envolve dois ou mais indivíduos, os emissores e os receptores da mensagem. 

Usando o conceito de comunicação não violenta, os participantes vão ouvir (ou ler) a informação ou relato prestando atenção às necessidades fundamentais de forma clara, bem como nos sentimentos que aquela situação estaria lhe causando.

Contudo, depois da escuta ativa e atenta e da autorreflexão para entender seus próprios limites e necessidades, o indivíduo que está sendo interpretado vai expressar sua posição de forma objetiva, respeitosa e transparente.

A comunicação não violenta pode ser aplicada para comunicações internas na empresa, gestão de sucesso do cliente, redes sociais e qualquer outra interação que você precise produzir. Além disso, no mudo corporativo, ela pode integrar sua marca, reforçando características como honestidade, fidelidade e foco na satisfação do cliente.

Leia também: O que é rapport e como essa técnica pode ajudar você a vender mais

Mesmo antes do conceito ser desenvolvido, muitas pessoas já usavam a CNV. Porém, a partir de seu estudo e o desenvolvimento de um conceito que listava suas boas práticas e possibilidades para adquirir essas habilidades, a comunicação não violenta ganhou espaço no mundo dos negócios.

Esse espaço se tornou ainda maior nas áreas de vendas, onde envolvem negociações, marketing e publicidade, que são áreas que estão regularmente interagindo com o público-alvo e mercado.

Como praticar a comunicação não violenta?

A CNV permite discutir um problema de maneira produtiva. Isso acontece porque, durante um diálogo, ele utiliza 4 elementos que são fundamentais para que essa prática funcione. Veja eles abaixo:

  • Observação: momento de analisar todo o cenário e identificar cada parcela de responsabilidade;
  • Sentimento: hora de compreender e comunicar as emoções envolvidas durante o conflito, sem culpas ou julgamentos;
  • Necessidade: identificação do real problema depois de ouvir com atenção as necessidades do outro. Isso só é possível por meio de um diálogo aberto;
  • Pedido: momento de encontrar alternativas para resolver os problemas de maneira que todas as partes sejam beneficiadas.
Comunicação não violenta: entenda sobre o assunto

Além disso, se você busca se aprofundar ainda mais no assunto, existem alguns livros que são interessantes para compreender melhor a CNV. Vamos deixar algumas indicações exclusivas para você:

Benefícios da CNV para a sua corretora

A comunicação não violenta é uma técnica eficaz para o fortalecimento de vínculos dentro e fora de uma empresa. 

Leia também: O que é NPS? Entenda tudo sobre essa metodologia

No processo de vendas, ela permite que o corretor entenda as necessidades do segurado com compaixão, aumentando a proatividade em resolver os problemas e melhorando os níveis de satisfação. Dessa forma, o corretor consegue proporcionar uma experiência única de atendimento. 

Já no relacionamento em equipes, a prática tende a aumentar o engajamento dos colaboradores, uma vez que a comunicação fica clara e os conflitos passam a ser resolvidos de maneira produtiva. 

Por consequência, o ambiente fica em harmonia, aumentando o desempenho da equipe e trazendo a possibilidade de crescimento para os resultados da corretora. Portanto, um diálogo que é conduzido de maneira ruim pode trazer sérios problemas para a empresa.

Por exemplo, o segurado pode ficar insatisfeito porque as suas necessidades não foram compreendidas e os conflitos na equipe podem gerar reações negativas que interferem na performance de todo o grupo.

Por esse motivo, investir na comunicação não violenta é uma prática essencial para toda a área que lida com pessoas.

Comunicação não violenta: entenda sobre o assunto

Vale a pena investir em comunicação não violenta na sua corretora de seguros, tanto para melhorar o relacionamento com o público interno quanto externo. Pode ter certeza que com isso em prática, diversos setores vão melhorando e se adequando a essa norma que beneficia a todos.

Empresas que têm essa preocupação, garantem uma equipe de trabalho mais forte e robusta, pronta para enfrentar qualquer dificuldade.

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