Conteúdos que ajudam sua corretora superar limites

Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

Você já ouviu falar de lifelong learning? Essa é uma expressão que ganhou força nos últimos anos, é um reflexo do dinamismo do mundo contemporâneo. Os profissionais precisam estar sempre dispostos a algo novo, acompanhando o ritmo intenso das transformações do mercado.

De certo modo, diversas empresas podem ser mais ativas para o processo de ensinamento para os colaboradores. Mais do que uma forma de deixar um legado nos clientes, é uma forma de deixar um legado em quem faz ela.

Leia também: Plataforma white label: o que é e como elas funcionam?

Para entender melhor, trouxemos aqui o que é de fato o lifelong learning de maneira prática e como ele pode ser uma grande ferramenta para melhorar a sua equipe. Trazer o conteúdo para dentro da empresa de forma natural, é um processo onde todos os presentes só tem a ganhar.

Continue a leitura do conteúdo e aprenda mais sobre lifelong learning com a Quiver.

O que é lifelong learning?

O termo, quando traduzimos de forma livre para o português, significa algo como “aprendizado ao longo da vida”. Na prática, o lifelong learning pressupõe que nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo. Contudo, no que diz respeito ao mercado, essa mentalidade está alinhada às demandas corporativas.

Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

Um profissional hoje em dia que entende que a educação é fundamental para o desenvolvimento profissional e que, por isso, investe em qualificação de qualidade, certamente tem mais propriedade para lidar com a complexidade empresarial.

Diante disso, fica fácil perceber que o lifelong learning vai muito além da graduação. A aprendizagem precisa ser encarada como um processo sem fim: portanto, nenhum diploma, por mais requisitado que seja, pode encerrar a sua jornada de desenvolvimento.

A importância do lifelong learning

De fato, não seria nenhum exagero dizer que o mindset do lifelong learning desponta, também, como um valioso diferencial competitivo. Na carreira, assim como no mercado, acaba ganhando quem consegue entregar o melhor resultado. Além disso, só quem não deixa de aprender é capaz de manter a qualidade no trabalho por anos.

Leia também: Aprenda a prospectar clientes pelo WhatsApp e aumentar sua carteira!

Ao adotar uma postura de lifelong learning, assumindo que é preciso se reinventar com disposição e regularidade, você se compromete com o desenvolvimento de competências (hard e soft skills, no que diz respeito às técnicas e aos comportamentos mais adequados). Com isso, as chances de prosperar profissionalmente são maiores.

Imagine, por exemplo, que você seja um excelente analista comercial. Seus resultados são consistentes e, mês a mês, você bate as suas metas estabelecidas. Seu alvo, é claro, é a gerência de uma corretora, porém, para estar apto a ela, você precisa saber chefiar uma equipe, por exemplo.

De fato, a importância do lifelong learning, portanto, reside na habilidade de antecipar, acompanhar e corresponder às transformações do mundo, do mercado e também da sociedade. 

Trata-se de imergir nas tendências, nas tecnologias e nas novidades do mercado enquanto, por outro lado, você desenvolve skills comportamentais que alavanquem a sua trajetória empresarial.

Lifelong learning na prática: como aplicar em sua corretora?

A essa altura, você provavelmente já está convencido de que a lifelong learning é o caminho correto para alavancar a sua carreira, certo? Por isso, convém agregar um pouco mais de prática à discussão, pontuando estratégias para viabilizar o aprendizado incessante.

Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

Para entender melhor esse conceito, trouxemos algumas formas de incorporar isso em sua vida, buscando a evolução da sua equipe em um ritmo mais acelerado.

Investimento em cursos de especialização

Os cursos de qualificação são excelentes ferramentas para o crescimento profissional. Na maioria dos casos, a graduação é bastante genérica: você aprende conceitos amplos, mas é provável que se sinta limitado em algumas funções.

Portanto, quando você qualifica os seus corretores como forma de aprofundar os conhecimentos e ganhar novas experiências, é possível prepará-los para posições que mais exigem responsabilidades. Contudo, a segurança do aprendizado também permite que você tome decisões mais coesas, acertadas e produtivas.

Em uma mentalidade lifelong learning, essa postura é altamente positiva: os cursos de especialização garantem o aprofundamento que você precisa para crescer profissionalmente, galgando cargos mais altos e expressivos.

Leia também: Cross selling e up selling: o que são e como aplicar na sua corretora para faturar mais?

Indique pontos de melhoria

Nem só em conteúdo puramente técnico o lifelong learning é conhecido. O aspecto comportamental e a capacidade de liderança, por exemplo, também seu espaço – e essa abordagem pode fazer toda a diferença na evolução da carreira de seus colaboradores.

Revisitar as competências é, sem dúvidas, a melhor forma de identificar quais são os principais aspectos de melhoria. Com esse tipo de insight em mãos, o próximo passo é auxiliar os corretores a traçar um plano de carreira, ajustando as arestas da sua trajetória.

Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

O importante, neste momento, é reforçar uma mentalidade aberta ao conhecimento, entregando-se ao lifelong learning com um estilo de vida (e de crescimento). Além disso, os resultados dessa postura são perenes e exponenciais. 

Vantagens desse método para as corretoras

Mais do que o aprendizado como pilar principal, existem outras vantagens que tornam o lifelong learning uma das maiores apostas dos últimos anos. Seja para corretoras ou outras empresas, os benefícios são inúmeros para quem decide aplicá-los no dia a dia.

Desenvolvimento de novas habilidades

Sem dúvida, a primeira vantagem que podemos apontar é justamente o desenvolvimento de novas habilidades. As competências quando aplicadas ajudam a proporcionar resultados expressivos nas atividades, especialmente as que são relacionadas ao dia a dia de trabalho.

Vamos supor que um corretor de seguros precise fazer um cronograma de lançamento de novos produtos. Por desconhecer os segredos do excel, a primeira atitude seria inserir manualmente as datas em cada coluna.

Leia também: Ownership: entenda sobre essa mentalidade na corretora de seguros

Porém, ele pode decidir voluntariamente buscar uma forma mais fácil de fazer esse cronograma, seja pelo excel ou através de alguma outra ferramenta. Com uma simples pesquisa no Youtube, ele consegue encontrar fórmulas e outros meios para resolver o seu problema em pouco tempo.

Dessa forma, além de ganhar tempo para solucionar o seu problema, esse conhecimento vai fazer diferença nas próximas vezes que ele precisa executar alguma tarefa parecida.

Estímulo da criatividade

A criatividade também é ativada através do lifelong learning. Em muitas pessoas isso acaba sendo um talento natural, mas existem também as pessoas que conseguem desenvolver esse lado através do esforço e dedicação.

Além disso, até mesmo quem possui aptidão de berço pode sofrer com alguns bloqueios que impedem que as ideias surjam. Por conta disso, um estímulo é sempre bem vindo no dia a dia.

Lifelong learning: o que é e como aplicar na sua corretora?

Quando você aplica o lifelong learning na rotina dos colaboradores, ele se torna uma ferramenta eficaz para impulsionar a capacidade de pensar fora da caixa e propor diversas novas soluções.

Pode até ser que você já seja um adepto desse conceito, porém de forma inconsciente. Talvez a sua mentalidade e estilo de vida já seguem essas práticas, mesmo que o conceito fosse desconhecido até esse momento. Agora, se a aplicação da teoria estiver distante da sua realidade, a hora de implementar é agora!

Para mais dicas, informações e ferramentas importantes para você melhorar como gestor no mercado de seguros, continue acompanhando o blog Soluções para Corretores da Quiver!

 s61.lucas

s61.lucas

Acesse nossos conteúdos Quiver

Criados por especialistas Quiver para ajudar sua corretora superar limites