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Como competir com as corretoras de seguros online

É impossível negar a evolução tecnológica nos últimos anos, que se deu principalmente por conta dos computadores, dispositivos móveis e, claro, a internet. Estas ferramentas foram benéficas ao usuário comum e também às empresas, afinal, permitiram que os mais diversos segmentos passassem a reinventar seus processos, métodos, maneiras de abordar o cliente, enfim, todos os aspectos sofreram alguma influência.

Em uma corretora de seguros, isso não é diferente. Desde a apresentação de uma proposta ao cliente, ao aproveitamento das funções do sistema gerenciador, tudo pode ser melhorado e otimizado graças às evoluções da tecnologia. Isto resultou também em mudanças drásticas no modelo de negócio das corretoras, influenciando no surgimento do modelo de corretora de seguro online.

Amada por uns, odiada por outros, esta tendência de corretoras dentro do mundo digital não pode ser ignorada, seja para quem está aberto a se adaptar para esta realidade, ou também para quem não quer.

Se você comanda ou trabalha em uma corretora de seguros tradicional, deve estar atento ao andamento do seu mercado e isso inclui saber como competir com as corretoras de seguro online, para evitar a perda de renovações de contrato e perda de venda de seguros. A seguir, veja algumas dicas para você se dar bem nesta competição.

Saiba as suas vantagens e desvantagens

Sua corretora tem pontos fortes, mas também tem pontos fracos, mesmo que você não queira admitir. Mas não se preocupe: você pode aproveitar o que tem de melhor em relação a uma corretora online para vender mais seguros. Aqui estão algumas vantagens que você pode explorar:

Serviço humanizado e preocupação com o cliente

Diferente de uma corretora de seguros online, seu time de vendas está em contato direto e pessoal com o prospect (alguém que está em fase de negociação ou demonstrou interesse pelo seu serviço). Desta maneira, fica muito mais fácil descobrir quais são as dores do cliente, ou seja, saber quais são as reais necessidades, desejos e medos. Através de uma conversa “cara a cara” você consegue entender muito melhor a cabeça do cliente e, a partir disto, criar propostas mais personalizadas, com um seguro que cubra tudo o que ele realmente precisa. E qual é o resultado de um atendimento personalizado como este? A possibilidade de vender mais seguros.

Saber suas forças e fraquezas

Todos temos forças e fraquezas. Se você quer competir com as corretoras de seguros online, precisa conhecer as suas. Imagem: linkedin.com

Segurança que você pode transmitir antes e depois venda

Além de criar propostas mais personalizadas, sua equipe de vendas presencial deixa o cliente muito mais seguro para fechar um contrato, pois ele estará negociando com um especialista, preparado e apto para responder a quaisquer dúvidas que surjam durante a negociação. Desta forma, fica muito mais fácil esclarecer ao cliente sobre alguma cláusula contratual que ele ficou em dúvida, por exemplo.

Apesar de pesquisas indicarem que o brasileiro está cada vez mais confiante em realizar compras online, comprar um seguro não é o mesmo que comprar um sapato, pois há muita burocracia e preocupação envolvida. Este é um ponto importantíssimo, que traz vantagens no momento de competir com uma corretora de seguros online.

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Já o pós-venda é mais importante ainda, pois é o que irá garantir a renovação do contrato e é outra vantagem que você pode explorar. Você precisa se mostrar presente para o seu cliente durante o período de vigência. Isto faz com que ele perceba que, mesmo não precisando usar efetivamente o seguro, você esteve por perto durante todo o período do contrato e, se ele precisasse, você estaria lá para ajudá-lo. Isto é algo que uma corretora de seguros tradicional pode explorar de forma muito mais eficaz do que uma corretora de seguros online.

Mas, e as desvantagens? 

Nesta briga você não deve se esquecer que tem seus pontos fracos também, pois reconhecendo onde estão os seus pontos fracos, pode buscar alternativas para melhorá-los e assim bater de frente com uma corretora de seguros online. Alguns aspectos que você precisa levar em conta são:

  • Comodidade: Para contratar um seguro online, o cliente não precisa sair de casa e pode fazer isto a qualquer hora do dia.
  • Preço: Quando a corretora de seguros online não utiliza um vendedor, não há comissionamento. O que pode resultar em um valor menor para o consumidor. (Mesmo que o seguro não seja o mais adequado).
  • Facilidade: Contratar um seguro online é fácil, pois o usuário só precisa fazer o preenchimento de algumas informações em um site responsivo e intuitivo.

De que forma, você pode bater de frente e compensar seus pontos mais fracos? Seja criativo e crie soluções! Pense em maneiras diferentes para tornar seus planos mais cômodos, fáceis e (por vezes) baratos para seus clientes. Mas atenção: não caia no erro de oferecer sempre o seguro mais barato para o seu cliente. Isto pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Explore o relacionamento para competir com corretoras de seguros online

Para competir com corretoras de seguros online, você deve explorar sua principal vantagem: o relacionamento. Imagem: toprankblog.com

Ao analisar as vantagens e desvantagens de uma corretora de seguros tradicional em relação à online, é possível perceber que o maior ponto forte de uma corretora física é a possibilidade de trabalhar muito melhor o relacionamento com o cliente. Isso engloba desde o processo de negociação – onde o corretor deve personalizar as propostas, ao período de vigência do contrato – momento em que o corretor deve se mostrar presente para o cliente e garantir a sua segurança, mesmo que ele não precise usar o seguro.

É exatamente nestes aspectos que você deve investir seus maiores esforços, tanto financeiros quanto humanos. Esteja atento e se dedique para: descobrir as dores dos clientes, criar propostas personalizadas e não esquecer do cliente durante o período de vigência de seguro. Enquanto você estiver focando nisto, dificilmente enfrentará problemas com a concorrência de corretoras de seguros online.

Dica extra: Para manter uma gestão eficiente e estar à frente de corretoras online, não deixe de atualizar seu conhecimento sempre que possível.

Acesse o ebook: Guia essencial para corretores de seguros, um prato cheio para corretores que desejam melhorar sua gestão e aumentar as vendas.

Mauricio dos Santos

Mauricio dos Santos

Maurício dos Santos é empreendedor há mais de 25 anos. Atualmente, é Diretor de Produtos da Quiver, empresa que oferece soluções digitais para corretoras de seguros. Já participou de missões tecnológicas no Vale do Silício com o objetivo de buscar e implantar ideias nas áreas de gestão de pessoas e de negócios. O executivo realiza mentoria voluntária para startups, auxiliando na composição e validação de modelos de negócio. Além disso, já participou de diversos hackathons como mentor de tecnologia e de negócios.

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