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Os principais indicadores de performance de uma corretora

Os indicadores de performance são algumas métricas que permitem avaliar continuamente a posição de determinadas atividades e processos que acontecem em uma corretora de seguros.

De fato, quando os indicadores são aplicados de maneira corretora, o gestor consegue avaliar, analisar e tomar as decisões a fim de otimizar diferentes processos diários. Com isso, ele faz otimizações necessárias para manter a equipe sempre motivada e criando novas metas para o crescimento da empresa.

Neste conteúdo, vamos falar mais sobre os principais indicadores de performance que uma corretora precisa avaliar, a fim de garantir uma equipe cada vez mais concreta e ajudar você como gestor a entender como eles funcionam.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é e para que serve os indicadores de performance?

Um indicador de performance é uma métrica de valor mensurável que demonstra o quão eficiente uma empresa está operando para conquistar os seus objetivos. Ou seja, é uma medida que demonstra o nível de sucesso de uma companhia, setor, projeto ou até mesmo dos colaboradores em relação a alguma meta específica.

Os principais indicadores de performance de uma corretora

Os indicadores de performance de alto nível podem focar em pontos gerais de desempenho da corretora, enquanto os indicadores de baixo nível podem focar no desempenho de processos e departamentos em si.

De acordo com a colunista da Forbes, Louis Mosca, os indicadores de performance são “seu guia para entender todas as partes do seu negócio, se tornando a parte mais importante do seu gerenciamento”.

Como já mencionamos, eles são necessários para que você possa medir os sucessos e pontos de atenção dentro da corretora. Portanto, ao fazer esse acompanhamento, o gestor consegue ter um overview de como a empresa – e dos setores individualmente – estão desempenhando.

De fato, eles servem para medir como estão a busca pelas metas, utilizando dados atuais, quantificáveis e mensuráveis que podem ser recolhidos a qualquer momento. Ou seja, é uma forma de comunicação que revela informações claras e relevantes para os objetivos estratégicos da empresa.

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Principais indicadores de performance de uma corretora

Agora que já entendemos sobre a importância dos indicadores de performance de uma corretora, vamos direto ao assunto principal deste conteúdo. Porém, é importante entender quais os melhores indicadores para avaliar sua equipe e corretora de acordo com o que você acha importante.

Indicadores de produtividade

O indicador de produtividade se relaciona diretamente com os resultados obtidos pelos corretores e demais profissionais de acordo com suas horas trabalhadas. Com isso, o gestor consegue definir se os recursos oferecidos são suficientes para o alcance de resultados.

Os principais indicadores de performance de uma corretora

Por outro lado, com esse indicador, o gestor extrai informações concretas para tomar decisões mais assertivas, com uma iminente troca de colaboradores. Dessa forma, algumas das principais métricas que você deve observar são:

  • Status de cotações (fechadas, em andamento e perdidas);
  • Top 10 produtores da corretora;
  • As 10 melhores estruturas de vendas;
  • Tempo médio de emissão e fechamento de propostas;
  • Índice de renovação.

Indicador de qualidade

Para um segmento que lida diretamente com pessoas, como é o caso das corretoras de seguros, o indicador de qualidade é um dos mais importantes. Ele avalia o modo de trabalho dos corretores e suas performances junto aos clientes. 

Através desse indicador de performance, é possível identificar as razões de um alto número de reclamações e de uma elevada taxa de retrabalho, por exemplo. Ao analisar as informações levantadas, a corretora pode aplicar melhores tratamentos para os funcionários ou desenvolver a criação de novos produtos.

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Indicadores de performance de operação

Em uma corretora de seguros, um indicador de operação não tem a ver com um profissional especificamente, mas sim com processos e setores. Por exemplo, analisar a saúde financeira da sua corretora, se as parcelas estão sendo pagas em dia e gerir as suas apólices.

Dessa forma, você consegue aplicar as melhorias nos momentos certos, otimizando procedimentos para aumentar a sua performance. Para esse indicador, é importante monitorar as seguintes operações:

  • Apólices (quantidade transmitida, recusada, pendente, emitida, cancelada e vigente);
  • Parcelas recebidas dos clientes e índice de inadimplência;
  • Sinistros;
  • Comparação entre indicadores (exemplo: apólice emitidas x recusadas).
Os principais indicadores de performance de uma corretora

Indicador comercial

Um alto fluxo de leads é o que, de fato, pode impactar no aumento de vendas da sua corretora. Por isso, esse é um dos principais indicadores de performance de uma empresa, porém, com uma lista de leads, ao menos em tese, o vendedor pode obter bons resultados. Mas isso nem sempre se concretiza na realidade.

Somente com uma taxa de contatos concisa de pessoas interessadas nos produtos de sua corretora é que o número de negócios tende a melhorar. Com os dados desse indicador de performance, o gestor consegue apontar os pontos fracos dos seus vendedores e trabalhar melhor as estratégias a fim de obter resultados melhores.

Indicador de taxa de conversão de leads em vendas

Esse é um complemento do indicador do fluxo de leads. Ou seja, é a taxa de conversão que aponta se as estratégias que foram desenvolvidas anteriormente fazem efeito na prática. Afinal, o alto número de leads só será eficiente caso o volume de vendas siga o mesmo ritmo.

Portanto, o objetivo aqui é justamente identificar se existem gargalos em alguma etapa, seja na parte dos corretores ou na empresa como um todo. Contudo, ao definir a situação atual, o gestor cria soluções para tornar os processos mais homogêneos.

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Indicadores de performance em vendas

A gestão de vendas deve trabalhar alguns indicadores chave de performance (KPI), que é um tipo especial de métrica. De fato, eles traduzem, em um valor numérico e em conceitos simples de compreender, o desempenho de uma equipe ou de um processo.

Como gestor, é preciso entender os pontos fortes e fracos em busca de uma equipe cada vez mais sólida.

Dessa forma, temos a “taxa de sucesso de vendas por vendedor”, onde você deve registrar todos os atendimentos a clientes em busca de alguma modalidade de seguro. Ou seja, desse volume, quantos contratos foram efetivados? Isso mostra a eficácia dos seus colaboradores no processo de persuasão.

Outro KPI muito importante é o “ticket médio”, pois ele mede a média de receita injetada no seu caixa em cada contrato fechado. Para isso, você deve calcular todo o faturamento em determinado período e dividi-lo pelo número de transações em vendas.

Um negócio deve se esforçar em manter o ticket médio em constante crescimento. De fato, esse objetivo pode ser conquistado ao agregar mais valor aos seus produtos com ações de marketing, otimização no atendimento, melhorias na carteira de seguros oferecidos e etc.

Indicadores de performance: eficiência

Uma companhia de seguros tem que manter um controle restrito dos seus gastos em relação às ocorrências. Afinal, isso passa a ser determinante para manter a sustentabilidade do sistema, permitindo que a receita obtida pelos contratos seja superior ao valor desembolsado para sinistros.

Ele mede quanto uma seguradora paga por cada reclamação feita pelos clientes. Nesse momento, devem ser registrados não apenas os valores pagos para os clientes como prêmio, mas todos os custos da companhia para garantir o direito deles, como transporte, documentação e etc.

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Ou seja, para manter uma boa lucratividade, sua empresa pode estabelecer medidas de eficiência. Por exemplo, terceirizar os serviços de atendimento ou a implementação de softwares de automação ou gestão.

Um outro indicador interessante nesse sentido é o “tempo médio para resolver uma reclamação”. Quanto tempo demora para que o seu cliente tenha o problema resolvido desde o seu primeiro contato com os corretores. 

Porém, é muito importante individualizar essa métrica com o tipo de seguro oferecido, pois existem modalidades que são mais complexas e, por consequência, levam mais tempo para oferecer uma resolução.

Indicadores ajudam a melhorar a sua corretora, como um bom gestor é seu dever saber sobre o assunto

Indicadores de satisfação do cliente

Por fim, um dos indicadores de performance que não podemos deixar de lado é o de satisfação do cliente, pois eles garantem que a sua corretora ficará de portas abertas por muitos anos.

Para isso, existe um KPI utilizado pela maioria das empresas bem sucedidas, o Net Promoter Score (NPS). Ele é calculado a partir de uma pergunta simples, feita ao fim dos atendimentos: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossos produtos e serviços a um amigo?”.

Um NPS abaixo de 6 indica que a sua corretora não oferece uma boa experiência para os clientes, enquanto notas acima de 8 mostram que, provavelmente, eles indicam espontaneamente para os conhecidos. 

Além dos indicadores de performance, a sua corretora precisa de soluções que ajudem tanto na parte de vendas quanto na organização e otimização de processos. A Quiver conta com uma carteira de soluções que podem trazer isso para sua empresa de maneira simples e direta. 

Para mais dicas e conteúdos para melhorar a performance da sua corretora de seguros no mercado, clique aqui e veja outros artigos no blog Soluções para Corretoras da Quvier.

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